A suinocultura é mais uma vez um dos destaques da Expointer, em Esteio (RS). A feira agropecuária, que é considerada a maior da América Latina, conta com ações de capacitação técnica e marketing da carne suína promovidas pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs).
Com um público de 70 pessoas, a ABCS, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a ACSURS, realizou na terça-feira (30) o Fórum sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono. O evento tratou sobre as alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos oriundos da produção suinícola. A ação também contou com o apoio do Instituto do Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Embrapa Suínos e Aves, Sebrae Nacional e Banco do Brasil.
A programação do fórum contou com palestras sobre o Plano ABC e o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono; tecnologias de produção mais limpa; geração de renda a partir dos dejetos; viabilidade econômica para tecnologias de baixa emissão de carbono; e oportunidades de financiamento.
Segundo o diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá, o Fórum realizado na Expointer 2016 agregou mais conhecimento à cadeia produtiva da região sobre as tecnologias para uma produção mais limpa e sustentável. “A Expointer é uma das maiores exposições agropecuárias Brasil, pois conta com a grande participação de produtores, profissionais e estudantes do setor. Por isso, a realização desse Fórum é de fundamental importância para a disseminação de informações e tecnologias de baixa emissão de carbono”, disse.
Presente no Fórum, o parceiro terminador Jorge Steiger destacou a relevância do debate para o setor. “O fórum é muito importante, porque hoje os dejetos provenientes da produção suinícola são uma das principais preocupações dos produtores e empresas. Com o que foi apresentado aqui pudemos ver que, na realidade, os dejetos trazem ao produtor uma oportunidade de renda extra e que as tecnologias disponíveis são viáveis não só para as grandes granjas como também para as menores”.
O presidente da ACSURS, Valdecir Folador, também comentou a realização do evento. “Esta é uma ação que oportunizou aos produtores o conhecimento das tecnologias disponíveis em baixa emissão de carbono. A sustentabilidade na produção é atualmente uma das principais preocupações da cadeia suinícola, portanto, o Fórum trouxe informações importantes que poderão ser aplicadas nas granjas, melhorando a produtividade e o rendimento dos suinocultores”.
Marketing da carne suína – Com uma média de 500 mil visitantes por edição, a Expointer é uma verdadeira promotora da carne suína. Entre os destaques, a Vitrine da Carne Gaúcha tem sido um dos pontos altos da divulgação da versatilidade e sabor da proteína. Pelo quinto ano consecutivo, o espaço apresentou as diversas opções de cortes de cortes suínos, modos de preparo e possibilita ainda a degustação de pratos feitos à base da carne.
O conceito Escolha + Carne Suína também esteve em destaque no evento através de ações de degustação diárias, que levaram aos visitantes da feira materiais educativos e todas as informações sobre a praticidade, saudabilidade e excelente custo benefício da proteína mais consumida do mundo.
Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 22/11/2024 17:50