Porto Alegre, 22 de outubro de 2021 – Atualmente, o mundo desperdiça 1/3
dos alimentos que produz e, somente no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas
não sabem ao certo se farão 3 refeições diárias e mais de 20 milhões
passam fome.
Diante desse alarmante cenário, o iFood conectou importantes pontas do
ecossistema de alimentação brasileiro para ajudar no combate ao desperdício,
levando alimentos a quem mais precisa, a partir do movimento Todos à Mesa.
A iniciativa conta com a inteligência de redistribuição de alimentos da
startup de impacto social Connecting Food, rede da ONG Ação da Cidadania e
participação de empresas como Nestlé, Carrefour e M. Dias Branco, além de
redes locais de varejo, e possui importantes objetivos: combater o desperdício
de alimentos a partir da redistribuição de alimentos excedentes, abrir
discussões sobre como ampliar o marco regulatório das doações, potencializar
iniciativas de doação de alimentos e convidar cada vez mais empresas a
participarem do projeto.
Existem padrões de estética de frutas, legumes e verduras que fazem com
que muitos produtos sejam desperdiçados. Além disso, há um excedente de
produção, ou seja, produtos de indústrias e mercados dentro da validade que
não possuem tempo hábil para chegarem às prateleiras.
Juntas, essas e outras variáveis impedem que alimentos de boa qualidade
sejam comercializados. Há um potencial de que estes produtos sejam direcionados
a uma rede humanitária de redistribuição de alimentos e cheguem às mesas da
população em vulnerabilidade social no Brasil. Em meados do ano passado,
entrou em vigência a Lei 14.016, que dispõe sobre o combate ao desperdício de
alimentos e a doação de excedentes, autoriza a doação de alimentos
excedentes dentro da validade e dentro das condições ideais de conservação e
próprias ao consumo humano.
Pensando nisso, o iFood quer fazer aquilo que sabe fazer de melhor:
conectar e usar a tecnologia e inovação para amplificar e potencializar
iniciativas de doação de alimentos. “Queremos incentivar indústrias e
varejistas a doarem produtos alimentícios excedentes que tenham suas
propriedades intactas e estejam na validade, beneficiando, assim, milhares de
pessoas em todo o Brasil”, afirma João Barreto, diretor de sustentabilidade do
iFood.
No Todos à Mesa, a Connecting Food, startup brasileira de impacto social,
será a responsável pela inteligência na gestão e redistribuição dos
alimentos. A Ação da Cidadania, ONG atuante há mais de 30 anos, por sua vez,
vai exercitar a integração de uma rede de ONGs em todos os estados do Brasil.
Convidamos grandes empresas que já doam alimentos, como Nestlé, M. Dias Branco
e o Carrefour – varejista que trabalha no combate ao desperdício desde 2009,
por meio do programa Parceria que Alimenta, que resultou em 3.000 toneladas de
doações em 2020 – para unirem forças e, assim, ampliar o alcance. A ideia é
que outras empresas se unam ao movimento.
O iFood irá patrocinar também um piloto de combate ao desperdício e
doação de excedentes com redes locais de varejo, operacionalizado pela
Connecting Food. A operação consiste em mapear ONGs no entorno das lojas aptas
a receberem a doação de alimentos que perderam qualidade para a prateleira
mas que estão dentro da validade. Serão 30 lojas nesta primeira etapa do
projeto, patrocinado integralmente nos primeiros 6 meses, sendo uma delas o
Supermercado Castanha, na Vila dos Remédios, em São Paulo.
“Durante a primeira semana do movimento Todos à Mesa, mais de 68,5
toneladas de alimentos já foram doados. A proposta agora é usar a
inteligência de redistribuição de alimentos da Connecting Food para seguir
conectando cada vez mais empresas doadoras para que, juntos, possam alimentar
pessoas em situação de vulnerabilidade social a partir da doação de
excedentes de indústrias, mercados e restaurantes, que estão em excelentes
condições nutricionais, mas que são desperdiçados todos os dias.” pontua
Alcione Silva, fundadora e CEO da Connecting Food.
“A situação da fome no país é trágica. E reduzir o desperdício de
alimentos é parte crucial no processo de melhoria de segurança alimentar do
povo brasileiro. Estamos muito felizes em fazer parte desse movimento grandioso
com o iFood e as empresas parceiras”, afirma Rodrigo “Kiko” Afonso,
diretor-executivo da Ação da Cidadania.
“A parceria está alinhada à nossa estratégia de economia circular e à
plataforma de combate ao desperdício de alimentos, que prevê evitar o
desperdício ao longo da cadeia de produção com ações tais como
reaproveitamento e reembalagem de produtos, programa de desconto em perecíveis
próximos à data de vencimento, oferta de frutas e legumes fora do padrão
estético com descontos, doação para pessoas e animais, e compostagem”,
avalia Marie Tarrisse, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
“Em 2020, evitamos o desperdício de mais de 4.000 toneladas de produtos com
essas ações e, até 2025, nosso propósito é reduzir em 50% o desperdício de
todas as nossas unidades”, complementa.
“O atual momento evidenciou ainda mais a questão da insegurança
alimentar no Brasil e a necessidade de reforçar o nosso compromisso em levar
nutrição e bem-estar a quem mais precisa. Reconhecemos a importância de
juntar forças para uma mobilização que apoie de fato a população mais
vulnerável, levando alimentos saudáveis e de qualidade a quem mais precisa”,
diz Barbara Sapunar, Head de CSV (Criação de Valor Compartilhado) da Nestlé
Brasil.
“Doações de alimentos excedentes é uma prática da M. Dias Branco que
foi ampliada durante a pandemia, quando a população mais sofreu com a
insegurança alimentar. Aderir ao movimento Todos à Mesa é uma forma de nos
conectar com outras empresas nessa importante causa social, além de incentivar
outras empresas a fazerem o mesmo. Mais do que nunca, é hora de união”,
afirma Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M.
Dias Branco. As informações partem da assessoria de imprensa do iFood.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 31/07/2025 11:10