Porto Alegre, 20 de agosto de 2015 – Minas Gerais é o principal parceiro
comercial do Japão, dentre os estados brasileiros, e essa liderança deverá
aumentar ainda mais. Nesta semana, uma comitiva da província japonesa de
Yamanashi visita o estado para estabelecer novas políticas de cooperação nas
áreas da cultura, tecnologia e agronegócio.
Em relação aos principais compradores dos produtos do agronegócio
mineiro, os japoneses ocupam a quarta posição no ranking dos países
importadores. As exportações totais de Minas para o Japão alcançaram
US$661,6 milhões, no acumulado de janeiro a julho deste ano. O agronegócio
representou 40,4% do total exportado para o mercado japonês, totalizando o
montante de US$ 267,1 milhões, com crescimento de 8,1% na comparação com o
mesmo período do ano anterior.
Segundo o secretário adjunto, Kleber Villela Araújo, que representou a
secretaria da Agricultura na recepção da comitiva realizada nesta quarta (19)
na Cidade Administrativa, os indicadores sinalizam que os produtos do
agronegócio mineiro têm grande relevância e encontram no Japão uma
importante vitrine para o mercado externo.
Destaques do agronegócio
O grupo “Café e derivados” é o produto mineiro mais exportado para o
Japão. No acumulado do ano (janeiro a julho) o valor exportado deste grupo
somou US$ 190,7 milhões, crescimento de 22,7% em relação ao mesmo período do
ano passado. Esse montante representa 71,4% de toda a exportação do
agronegócio para o mercado japonês. O Japão foi o quinto principal comprador
de café, mantendo a mesma posição do ranking, em relação a mesmo período
de 2014.
A Celulose é o segundo produto mais exportado, somando US$ 62,9 milhões
(23,6% das exportações do agronegócio). A carne de frango é o terceiro
produto de Minas exportado. O volume comercializado foi de 3,4 mil toneladas,
alcançando US$6,68 milhões.
Café verde e Café torrado, Celulose e Carne de Frango representaram
juntos 97,5% de toda pauta do agronegócio exportada para o Japão. Dentre os
produtos manufaturados do agronegócio, a cera de abelha foi a que mais gerou
divisas para o estado, alcançando mais de US$ 1,5 milhão, o que representa 90%
de todos produtos analisados.
Em relação aos maiores crescimentos registrados no período, a farinha de
batata liderou com 763%, seguido de peixes ornamentais vivos (+532%) e
folhagens de plantas (+160%).
Outra oportunidade que se apresenta para os produtores mineiros é a
exportação de ovos para esse mercado. Os japoneses aceitaram a proposta
brasileira de certificado sanitário para amparar as exportações de ovos e
derivados. “Com a decisão, comunicada ao governo brasileiro pelo Ministério
da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, será retomada a possibilidade de
exportar ovos e derivados ao país asiático, um dos maiores consumidores
mundiais desses produtos”, analisa Kleber Araujo. Com informações da
assessoria de comunicação social da Secretaria de Estado de Agricultura,
Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 26/06/2025 13:30