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AGRONEGÓCIO: Mercado halal é tema de encontro amanhã em Uberaba (MG)

30 de maio de 2022
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Porto Alegre, 30 de maio de 2022 – Um mercado com enorme potencial de
expansão para os produtos brasileiros, que envolve quase 1/4 da população
mundial e deve movimentar, até 2024, cerca de US$ 5,74 trilhões. Este é o
cenário promissor de negócios com países islâmicos que será apresentado
pelo diretor de operações da CDIAL Halal, Ahmad M. Saifi, aos participantes do
encontro que acontece em Uberaba (MG), amanhã, dia 31 de maio, às 18h, no
auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)
Regional Vale do Rio Grande, localizado na Praça Frei Eugênio, 365.

O encontro promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de
Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), com a parceria Governo
de Minas, por meio do Invest Minas, e da Fiemg Regional Vale do Rio Grande,
terá a participação de empresários de vários ramos de atividade, que têm
potencial para vender seus produtos para a população muçulmana, dentre eles,
agronegócio em geral, alimentação, vestuário e cosméticos.

“A certificação halal abre as portas para que os produtos brasileiros
possam acessar os países árabes e muçulmanos, mas também atesta a qualidade,
segurança e rastreabilidade desses produtos, que são valorizados em qualquer
lugar do mundo”, enfatiza Ahmad M. Saifi.

Cenário exportador de Uberaba

Segundo dados Comex Sat, no período de janeiro a abril de 2022, Uberaba
exportou US$ 61,97 milhões, o que representa 45,1% de aumento em relação ao
período anterior. Ainda no quadrimestre, os principais produtos exportados
foram: álcool etílico, com 42% das exportais totais do município, seguido por
açúcares e soja, ambos responsáveis por 10% das exportações.

Expansão da certificação para as empresas brasileiras

No ano passado, a CDIAL Halal contabilizou aumento de 53% nas empresas
certificadas para exportar seus produtos halal, quando comparado a 2020. “Temos
destaque na exportação de proteína animal halal. Porém, as indústrias
brasileiras de diversos setores têm enorme potencial para explorar esse mercado
em ascensão. As portas estão abertas, porque o Brasil conquistou a confiança
dos consumidores de produtos halal”, explica Ahmad

Importância da certificação halal

A certificação halal é o processo em que uma certificadora habilitada
atesta a aptidão das empresas na utilização de procedimentos e
matérias-primas autorizadas pela lei islâmica, o que torna esses produtos
autorizados para consumo. Já o certificado halal é o documento emitido por
essa instituição certificadora, o que comprova que todos esses procedimentos
exigidos são seguidos pela empresa.

Com a certificação halal, a empresa poderá atender aos requisitos de
consumidores árabes e muçulmanos ou ainda de outros mercados que busquem
produtos comprovadamente saudáveis e rastreados.

O processo de certificação analisa toda a cadeia, como a matéria-prima,
insumos, transporte e armazenamento, para garantir, dentre outras coisas, que
não haja contaminação cruzada com produtos ilícitos, como a carne suína.
Veja a perspectiva de crescimento para alguns setores no mercado halal mundial
até 2024.

Moda:
2019 – movimentou US$ 27,7 bilhões
2024 – previsão de movimentar US$ 31 bilhões
Crescimento de 12%

Turismo:
2019 – movimentou US$ 194 bilhões
2024 – previsão de movimentar US$ 208 bilhões
Crescimento de 7%

Fármacos:
2019 – movimentou US$ 94 bilhões
2024 – previsão de movimentar US$ 105 bilhões
Crescimento de 12%

Alimentos e Bebidas:
2019 – movimentou US$ 1,17 trilhão
2024 – previsão de movimentar US$ 1,38 trilhão
Crescimento de 18%

Cosméticos:
2019 – movimentou US$ 66 bilhões
2024 – previsão de movimentar US$ 76 bilhões
Crescimento de 15%

As informações partem da Cdial Halal.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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