Porto Alegre, 19 de janeiro de 2016 – No próximo dia 25 de janeiro, na
sede da UPL, a empresa realizará um novo encontro com especialistas para
discutir sobre os desafios técnicos da cultura do algodão no Brasil. O evento
integra a estratégia do Tiger Team: uma equipe de técnicos que se reúne para
identificar desafios e oportunidades sobre este cultivo, iniciada em 2015.
“Nosso objetivo é estar a frente no segmento e trazer conhecimento, com
análise do passado e projetando o futuro com maior produtividade”, afirmou a
interface do grupo e gerente de marketing de produto da UPL, Luciano Zanotto.
Serão realizados cerca de quatro encontros regulares para debater como
gerar valor para a cultura do algodão. Entre os técnicos, destacam-se
engenheiros agrônomos e consultores de regiões produtoras como sudoeste de
São Paulo, oeste da Bahia, sul e sudoeste de Goiás, além de Mato Grosso e
Minas Gerais – regiões responsáveis por 35% da área de cultivo de todo o
País. “A inovação faz parte da nossa empresa. Desenvolver formulações com
soluções diferenciadas e que resulte em um melhor produto para o agricultor
é um dos principais valores da nossa organização”, informou o gerente de
marketing da UPL, Gilson Oliveira.
Para esta reunião, o grupo de consultores visa detalhar os principais
desafios no combate às pragas para os próximos dois anos na cultura do
algodão. No que se refere a herbicidas, as principais ervas daninhas são
Amaranthus palmer, Digitaria insulares, capim pé-de-galinha e buva. Entre as
soluções de manejo de herbicidas, estão tecnologia de dicamba, rotação de
cultura em períodos distintos e dessecação pós-colheita.
No combate aos insetos, a mosca branca, bicudo, ácaros e pulgão
permanecem como os principais alvos. Para isso, propõe-se destruição dos
restos culturais e plantas voluntárias, monitoramento, inovação nas técnicas
de aplicação, além de novos produtos e uso de tecnologias transgênicas.
Para os fungicidas, a falta de monitoramento, a perda de eficácia dos produtos
atuais no mercado e o uso excessivo de uma única modalidade de controle são os
principais riscos. Como possível solução, estuda-se a realização de
pesquisas para desenvolvimento de novos produtos e busca de novas variedades da
planta com mais resistência a doenças. “Entre as principais empresas de
agroquímicos, a UPL conquistou grande espaço nos mercados de fungicidas,
herbicidas e inseticidas no período entre setembro de 2014 e setembro de 2015,
com incremento de cerca de 14% nas participações”, comentou Oliveira.
SOBRE A UPL
Com mais de 10 anos de atuação no Brasil, a indiana UPL é uma empresa
global que traz soluções inovadoras e sustentáveis em proteção e nutrição
de cultivos para o agricultor. Fundada em 1969, a companhia atua hoje em mais
de 86 países com 27 fábricas que desenvolvem, fabricam, formulam e
comercializam produtos da mais alta qualidade, segurança e tecnologia. Com
mais de 28 aquisições nos 11 últimos anos, a empresa está entre as 10
maiores empresas mundiais do segmento com faturamento de mais de US$ 2 bilhões
e ações na Bolsa de Mumbai. Por meio de novas formulações e produtos,
equipe profissionalizada, pesquisas e expansão de portfólio, conta com forte
presença nos mercados de soja, milho, cana-de-açúcar, arroz, café, citros,
algodão, pastagem e hortifruti. As informações partem da assessoria de
imprensa da UPL Brasil.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Dados referentes a semana 12/12/2025
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Atualizado em: 12/12/2025 10:10