Porto Alegre, 13 de junho de 2017 – A oscilação dos preços da arroba do
boi gordo nas últimas semanas não tira o ânimo dos empresários da cadeia de
carne bovina do Brasil. Os investimentos em genética, sanidade, bem-estar
animal, nutrição, rastreabilidade, pastagens, maquinário e gestão seguem em
bom ritmo. “A cautela existe, mas o Brasil é um gigante e a pecuária é uma
atividade muito importante para o país, inclusive em produção de alimentos
para atender à demanda interna e exportação”, explica Flavia Roppa,
diretora da BeefExpo 2017, o maior evento indoor da cadeia da carne bovina da
América Latina, realizada entre 6 e 8 de junho, em São Paulo.
Além de discussões para a cadeia da produção pecuária, a BeefExpo 2017
teve programação repleta de palestras e workshops sobre os mais importantes
temas para a atividade, exposição comercial com mais de 50 empresas dos
vários segmentos da atividade, entrega do prêmio de Personalidades da
Pecuária e uma completa agenda para os apaixonados por carnes, com workshop de
mestres churrasqueiros e o BBQ Secrets Festival, que teve desafio de
churrasqueiros.
“A BeefExpo 2017 atingiu nossos objetivos. Nesse momento especial da
economia brasileira, o evento teve como foco o fomento e o debate sobre a carne
brasileira, uma atividade extremamente forte e diversificada. Não podemos
esquecer que o agronegócio brasileiro é um dos principais pilares de
sustentação da balança comercial brasileira e a pecuária de corte representa
30% desse setor”, destaca Flavia Roppa.
Os visitantes da BeefExpo 2017 tiveram à disposição a apresentação
comercial de dezenas de empresas da cadeia da carne, incluindo saúde animal,
nutrição animal, equipamentos, produtos, serviços, entidades de classe,
programas de melhoramento genético, empresas de genética e outros segmentos.
“Nossa principal negócio são balanças e troncos. E temos como estratégia
estar presente nos mais importantes eventos da pecuária. Estar na BeefExpo 2017
foi reforçar o nosso apoio à cadeia produtiva”, diz Paulo Dancieri Filho,
diretor-superintendente da Coimma Balanças.
Uma completa e diversificada programação de workshops também atraiu a
atenção dos visitantes. Em quatro auditórios, especialistas discutirem os
temas mais importantes da cadeia da pecuária, incluindo gestão, inovação e
mercado. A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA)
aproveitou a BeefExpo 2017 para apresentar em primeira mão os resultados da 7
Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA aos pecuaristas e profissionais da
cadeia da carne. “O campo é forte e passa por um momento especial de
transformação, com maior presença dos jovens nas propriedades rurais e
inclusão consolidada das mulheres na gestão das fazendas”, explica Ricardo
Nicodemos, diretor de Pesquisa da ABMRA.
Boehringer Ingelheim, DSM Tortuga e Dow coordenaram a agenda do auditório
+@/ha/ano, com palestras para destacar a
importância da produção de mais arroba por hectare/ano, e as estratégias dos
pecuaristas para aumentar a produtividade alinhada com bem-estar animal e
sustentabilidade. Nomes como Antonio Chaker, consultor e coordenador da
Inttegra, Ivan Wedekin, consultor e comentarista dos programas “Mercado &
Companhia” e “Rural Notícias” do Canal Rural, discorreram sobre temas
como: Regras das fazendas campeãs de resultado, liderança e gestão, mercado e
preços da arroba. Paulo Colla, gerente de trade e demanda da BI Saúde Animal,
destacou a importância na aplicação adequada das vacinas bovinas.
Importantes personalidades da pecuária foram premiados pelos serviços
prestados em prol da atividade. Rubens Catenacci, o “rei” do bezerro
precoce, e Valdomiro Poliselli Jr., das carnes VPJ, estavam entre os
homenageados. “Trabalhamos em prol do fortalecimento da cadeia da carne
bovina. Essa premiação é muito importante para valorizar exemplos de sucesso
em uma atividade tão essencial para a economia brasileira”, diz Poliselli Jr.
Sob a batuta do especialista Roberto Barcellos, o 1 Salão Brasileiro das
Carnes teve palestras sobre técnicas de produção de carne de qualidade e
workshop com mestres do churrasco. “Os pecuaristas produzem o que querem, mas
isso não é o que o consumidor deseja. Só com informação e gestão a cadeia
caminhará para a perfeita integração entre produção e consumo”, explica
Barcellos.
O ponto alto da carne bovina foi o BBQ Secrets Festival, que reuniu cerca
de 300 apaixonados por carne para acompanhar competição gastronômica e
degustar cortes preparados por oito renomados churrasqueiros. “Precisamos
evoluir muito na produção de carne bovina de qualidade. Mas caminhamos bem
nessa direção, a partir da melhoria da genética de um lado e, especialmente,
pelo aumento da demanda pelos consumidores, que impulsiona o setor produtivo”,
esclarece Luciano Pascon, CEO do Frigorífico Frigol. As informações partem
da assessoria de imprensa da BeefExpo 2017.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 06/06/2025
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R$ 1.725,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 67,50Preço base - Integração
Atualizado em: 10/06/2025 09:50