SAFRAS (28) – A dinâmica de consumo de café nas casas colombianas se
manteve no ano passado. Segundo dados da Nielsen, esse consumo cresceu em 2,7%
em todo o território nacional, quando um ano atrás, esse número tinha sido de
1%.
A região do Pacífico, que inclui Valle, Cauca e Nariño, teve um
comportamento melhor e os dados indicam um crescimento de consumo de 13%. No
entanto, vale destacar que a medição incluiu as vendas do Superinter, cadeia
que foi adquirida pelo Almacenes Éxito, que antes não era considerado.
“Nessa região, 60% do café é vendido em lojas e essa bebida está dentro
dos 25 produtos mais vendidos e de maior rotação pelos estabelecimentos”.
Ela disse que o aumento no consumo se deve a dois elementos básicos: por
um lado, o surgimento de mais lojas de cafés especiais que têm sido geradores
de interesse por novas preparações, como cappuccino, frappés e outras bebidas
baseadas em café expresso. “Dessa forma, além do café puro ou café com
leite, que tornam esse produto uma bebida essencial de manhã, hoje em dia os
colombianos consomem café depois do almoço e de tarde ou de noite”.
Por outro lado, ela explica que nas casas, agora é possível fazer um
café como nas lojas especializadas, com o impulso das máquinas ou
preparações instantâneas. “Algumas cadeias de supermercados têm também um
papel importante ao oferecer mais espaço e especialização na oferta de
café, que possibilita que hoje o consumidor colombiano encontre uma ampla gama
dessa bebida para todos os gostos e orçamentos”.
O crescimento do consumo de café se mediu considerando os volumes de venda
de lojas, supermercados e grandes superfícies. As informações são do El
País colombiano, divulgadas pelo CaféPoint.
(CS)
Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 07/11/2024 17:50