Porto Alegre, 30 de maio de 2016 – Nos dias 16 e 17 de junho, a Bienal do
Ibirapuera, em São Paulo, sedia a InterCorte – Exposição Tecnológica da
Cadeia Produtiva da Carne, o evento mais consistente do setor e que traz uma
visão inovadora da cadeia produtiva da carne ao integrá-la de ponta a ponta e
posicionar a carne e seu mercado como a principal estrela.
A partir da visão do que o consumidor deseja, propõe-se discutir como o
setor produtivo deve direcionar seus investimentos e melhorias, e também se
relacionar com este mercado. A InterCorte em São Paulo reunirá na Bienal
projetos, como uma etapa do Circuito InterCorte com palestras e painéis de
discussão, feira de negócios em que as empresas de referência do setor
apresentam suas novidades tecnológicas, o Caminho do Boi, projeto que mostra na
prática de forma interativa a importância da integração dos elos da cadeia
da carne; ShowCorte com demonstração ao vivo de diferentes cortes de carne; a
Exposição Arte do Boi, Livraria Cultura do Boi e Leilão Pecuária Solidária,
além da Beef Week, movimento coordenado que envolve a participação de lojas
de carne e restaurantes da capital paulista com o intuito de melhorar a
percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade de
carne bovina brasileira.
“A InterCorte canaliza todo um movimento de integração efetiva da
cadeia produtiva da carne ao unir diversas iniciativas que somam forças para a
melhoria do setor. Mais do que simplesmente um evento, a InterCorte é o palco
para as mais relevantes discussões sobre a carne, aproximando cada vez mais
quem produz de quem consome”, ressalta Carla Tuccilio, diretora da Verum
Eventos, que promove a InterCorte.
Etapa do Circuito InterCorte
São Paulo terá uma etapa do Circuito InterCorte, evento itinerante que
percorre desde 2012 os principais polos de produção de carne no Brasil para
levar informação, discussão e tecnologia aos produtores. Em 2016, o Circuito
InterCorte ocorre em Cuiabá (MT) em março, São Paulo (SP) em junho, Campo
Grande (MS) em julho, Ji-Paraná (RO) em setembro e Araguaína (TO) em outubro.
O workshop em São Paulo com palestras, debates e painéis tem como tema
“Pecuária de ponta a ponta – Tecnologia, Genética, Fazenda, Frigorífico,
Distribuição, Mercado e Consumidor”, aprofundado por importantes
especialistas, que debatem com o público presente.
A programação do primeiro dia foi desenvolvida em conjunto com o Grupo de
Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS, formado por representantes de
diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no
Brasil, entre eles indústrias, organizações do setor, produtores e
associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da
sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. Após uma explanação
sobre os objetivos do GTPS, será feita uma apresentação do Consumer Goods
Forum, iniciativa que reúne as maiores empresas globais de alimentos e propõe
metas específicas até 2020 para fornecimentos sustentáveis. Representantes da
CGF mostrarão na InterCorte o que esperam da cadeia produtiva da carne e
serão discutidos aspectos de originação sustentável. A Associação dos
Profissionais de Pecuária Sustentável também apresentará algumas ações
durante a programação.
Na sequência, três dos maiores grupos varejistas do Brasil – Pão de
Açúcar, Carrefour e Walmart – compartilharão cases de sucesso de parceiros
fornecedores de carne, seguido de um debate refletindo se o atual modelo de
arranjo de elos da cadeia está sendo benéfico aos envolvidos.
No período da tarde, o GTPS fará o lançamento em português de um
documento que foi apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança
Climática – COP 21, realizada em Paris, no final de 2015, mostrando os
avanços do setor e posicionando a pecuária como aliada para o desenvolvimento
sustentável. O próximo debate é sobre como comunicar os avanços e
benefícios da pecuária à opinião pública e ao consumidor. A conclusão do
primeiro dia será com a entrega da 2 edição do Prêmio GTPS de Jornalismo.
No segundo dia (17/6), serão abordados temas mais voltados à produção
com foco em produtividade. Haverá palestras e discussões sobre Cadastro
Ambiental Rural (CAR), manejo do pasto, genética, suplementação, programas de
fidelidade com a indústria, ferramentas de acompanhamento e avaliação de
abate, relacionamento entre produtor e indústria. Serão apresentados cases de
sucesso e a finalização será com um painel sobre políticas públicas.
ShowCorte
Nos intervalos da programação, o público poderá apreciar o ShowCorte,
uma iniciativa inédita focada na demonstração, ao vivo, na Bienal, dos
diferentes cortes de carne, dos mais clássicos aos mais inusitados, e seus
diferentes modos de preparo e aproveitamento.
Mais do que um show gastronômico, o projeto é uma integração entre a
importância da produção pecuária adequada com foco na produção de carnes
de qualidade.
Haverá participação de chefs, açougueiros e zootecnistas conceituados e
demonstração de carnes de diversas raças.
Feira de Negócios
Os participantes da InterCorte em São Paulo poderão conferir os últimos
lançamentos tecnológicos apresentados por empresas de referência do setor,
que estarão na feira de negócios que compõe o evento. Com a expectativa de um
público altamente tomador de decisões, as empresas preparam novidades para
serem apresentadas em primeira mão na InterCorte.
Confirmaram presença na InterCorte de São Paulo as empresas: Minerva
Foods, DSM – Tortuga, Dow AgroSciences, JBS, Ourofino, Marfrig, Cargill –
Nutron, Agro Maripá, Volkswagen, John Deere, Beckhauser, ABVista, Seleon
Biotecnologia, SBC Certificadora, Webgados, Fazenda Sant’Anna, ABC Pecplan,
Rubber Tank, CRI Genética, Romancini, DeltaGen, Toledo do Brasil, Multbovinos,
Agrocen, Champion, Rastrovet, Mundial Bens e Milho SA. Estarão presentes
também na InterCorte as raças Senepol, Marchigiana, Bonsmara, Tabapuã,
Simental, Nelore, Hereford e Braford.
Caminho do Boi
O Caminho do Boi é um projeto que convida os visitantes a se colocarem no
lugar do animal de corte, percorrendo do pasto ao prato, através de estações
interativas. O trajeto percorre importantes etapas do processo, como genética,
nutrição, infraestrutura e manejo, sanidade, reprodução, sustentabilidade,
sistemas de produção, bem-estar, gestão, transporte, indústria e mercado da
carne.
O projeto demonstra a importância da integração dos elos da cadeia da
carne e chama a atenção para os impactos das boas práticas na produção,
frigorífico, ponto de venda e para o consumidor, de que forma tudo isso impacta
na rentabilidade do negócio.
Com essa nova perspectiva oferecida pelo Caminho do Boi, o pecuarista pode
ampliar a sua percepção em relação ao que é necessário para melhorar a
qualidade da carne que ele produz e o consumidor consegue captar os cuidados e a
excelência do setor produtivo para que chegue até a sua mesa um produto
saboroso, seguro e saudável.
O Caminho do Boi foi montado pela primeira vez na Feicorte em 2011, em São
Paulo (SP) e, por último, na Agrishow de 2015, em Ribeirão Preto (SP).
Criado pela Beckhauser, fabricante de troncos e balanças que se pauta pelo
bem-estar animal e manejo racional, o projeto foi inspirado nos estudos da
professora e pesquisadora Temple Grandin, da Universidade do Estado do Colorado
(EUA), uma das maiores referências em bem-estar animal do mundo. A curadoria
técnica de conteúdo é do Prof. Mateus Paranhos, do Grupo de Estudos e
Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal – ETCO, da Unesp (Jaboticabal/SP) e
nesta edição tem a validação do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável
– GTPS.
“A comunicação do Caminho do Boi está sustentada em quatro pilares:
importância econômica do setor, bem-estar animal, produção sustentável e
consumo. A novidade desta edição é justamente convidar o consumidor a olhar
para a cadeia produtiva da carne sob uma nova perspectiva, ao mesmo em que
colabora para que o pecuarista reflita sobre o seu trabalho a partir da visão
do animal e também do consumidor”, destaca Mariana Beckheuser,
vice-presidente executiva da Beckhauser, empresa que idealizou o Caminho do Boi.
Farão parte da edição da InterCorte do Caminho do Boi as empresas: CRI
Genética, DeltaGen, Ourofino, Cargill – Nutron, Multibovinos, Allflex, JBS,
WM Borrachas, Casale, Matsuda, John Deere, Rubber Tank, Rastrovet e Agro
Maripá, além da Abiec, GTPS e ABCZ. Mais informações:
www.caminhodoboi.com.br
Exposição Arte do Boi
O público da Bienal poderá apreciar uma exposição de artes plásticas e
fotografia envolvendo a pecuária, com a participação dos artistas Renan
Antonelli, Fabio Fatori e Rodrigo Gastaldon. Algumas obras serão
comercializadas no Leilão Pecuária Solidária.
Leilão Pecuária Solidária
Criado para celebrar os 25 anos de atuação profissional do leiloeiro
Eduardo Gomes, no Tocantins, o projeto conta com doações de obras de arte,
empresas e instituições ligados ao agronegócio.
As quatro edições realizadas até hoje arrecadaram mais de R$ 1,6 milhão
a entidades assistenciais que cuidam de pacientes e famílias carentes, a
maioria do Tocantins. Será realizado pela primeira vez em São Paulo durante a
InterCorte, no dia 17 de junho, e beneficiará entidades e projetos sociais do
estado, como Laramara, Fraternidade Irmã Clara, Amparo Maternal, Associação
Paulista Feminina de Combate ao Câncer e Casa de Apoio São Luiz.
Livraria Cultura do Boi
Espaço na Bienal de São Paulo para a comercialização de obras
especializadas nos temas pecuária e carne de qualidade. Serão realizados
durante a InterCorte lançamentos e tarde de autógrafos de novos títulos
ligados ao tema.
Algumas obras que estarão à venda na Livraria Cultura do Boi:
“Brasil de Carne e Osso”: Lançada pela Associação Brasileira das
Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), a obra resgata, documenta e conta
toda a história de sucesso da indústria exportadora de carne bovina brasileira
com fotos históricas e depoimentos de figuras ilustres e importantes da cadeia
da pecuária no Brasil.
Versinhos Caipiras: três edições da obra do jornalista Sidnei Maschio,
que dará autógrafos na Bienal.
Obras da Publique Editora
– “Nelore, retratos de uma raça”, de autoria do fotógrafo Rubens Ferreira
– “Andanças”, de Carlos Alberto da Silva, o Carlão da Publique.
– DVD “Leilões Rurais, entre a Razão e a Emoção”.
– “O milagre do boi brasileiro”: De autoria dos jornalistas Fernando Yassu
(atualmente na DBO EDITORES) e de Gitânio Fortes (Folha de S. Paulo)
Lançamento InterConf
No dia 16 de junho, durante a InterCorte, será realizado o lançamento
oficial do InterConf, evento promovido pela Assocon – Associação Nacional dos
Confinadores.
Aplicativo InterCorte
O público pode baixar gratuitamente o aplicativo da InterCorte, que
contém informações sobre todas as iniciativas que compõem o evento. O
aplicativo está disponível para iPhone e Android e pode ser baixado na Apple
Store ou GooglePlay.
http://intercorte.com.br/app
Restaurante oficial InterCorte
O BOS BBQ – Texas Style Barbecue, o único restaurante de churrasco
texano do Brasil, será o restaurante oficial da InterCorte SP. Inspirado nas
Barbecue Houses americanas, onde o cliente faz o pedido no balcão e o recebe na
mesa, o BOS BBQ proporcionará essa experiência ao público na Bienal com o
legítimo churrasco texano, em que os pratos são preparados no Barbecue Pit,
defumador americano à lenha com processo de cozimento lento e a baixas
temperaturas, de 95 a 115 C. O resultado é uma carne mais macia, suculenta e
levemente amadeirada.
Beef Week
A Beef Week é um movimento de coordenação de cadeia que nasceu com a
finalidade de aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em
relação à qualidade de carne bovina brasileira.
A Beef Week em São Paulo será de 14 a 19 de junho, com a participação
de lojas e restaurante que terão cortes, kits e pratos especiais. Haverá
também um espaço da Beef Week na Bienal, onde as lojas oferecerão ao público
seus produtos, o Empório Beef Week.
Ela ocorre paralela à Intercorte justamente para aproveitar o momento em
que o setor produtivo se encontra para discutir tecnologias e melhorias na
produção. “A ideia é agregar a cidade no processo, trazendo uma nova
experiência, um novo olhar e novos conhecimentos sobre o produto carne e, ao
mesmo tempo, ampliar os horizontes dos produtores em relação ao mercado em que
estão inseridos”, explica a coordenadora da Beef Week, Carolina Barretto,
profissional com mais de 12 anos de experiência na indústria da carne no
Brasil e na América do Sul e que sempre trabalhou pela comunicação entre os
diversos elos da cadeia produtiva.
Foi realizada uma edição da Beef Week em Cuiabá (MT) no mês de março,
paralela ao Circuito InterCorte, e haverá uma edição em julho, na cidade de
Campo Grande (MS). Durante a ExpoZebu 2016, em Uberaba (MG), foi realizada uma
“amostra” do conceito da Beef Week, com a realização de Beef Experience e
ações na Vitrine da Carne.
“A Beef Week também se apresenta como um manifesto em favor da carne
bovina que ajuda a melhorar a visão que se tem a respeito tanto por quem produz
como por quem consome, integrando os diversos elos da cadeia produtiva. Esse
manifesto é #somosdacarne”, ressalta Carolina.
Está confirmada a participação das lojas Talho Carnes, The Butcher,
Carnes del Sur e Villa Beef, e dos restaurantes Micaela, BOS BBQ, Varanda Grill
e Barbacoa. Diversas marcas de carne estarão à venda na Bienal no Empório
Beef Week. Mais informações: www.beefweekbrasil.com.br
Sobre a InterCorte
A InterCorte é uma realização da Verum Eventos, em parceria com a
Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Embrapa,
GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, Assocon – Associação
Nacional dos Confinadores, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo
de SP, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Canal Terraviva, Grupo
Publique, Villa Beef Carnes Especiais, Broadcast Agro e Scot Consultoria.
O evento conta com o apoio da ACRIMAT – Associação dos Criadores do Mato
Grosso, FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul,
ASBIA – Associação Brasileira de Inseminação Artificial, ABAG – Associação
Brasileira do Agronegócio, Aprova – Associação dos Produtores do Vale do
Araguaia, Global Agribusiness Forum 2016 e Bonsmara Beef. Com informações da
assessoria de imprensa da InterCorte São Paulo.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2016 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 29/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.943,33Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 71,25Preço base - Integração
Atualizado em: 29/11/2024 10:30