Porto Alegre, 11 de fevereiro de 2016 – A Associação Brasileira de
Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), fomentará novos negócios para os
exportadores brasileiros de carne de frango e ovos entre os dias 21 e 25 de
fevereiro, durante a Gulfood 2016, em Dubai (Emirados Árabes Unidos).
Em um espaço de cerca de 120 metros quadrados, a ABPA levará para o
evento 17 empresas exportadoras de carne de frango. São elas: Aurora, Avenorte,
Averama, Bello Alimentos, Bonasa, Coasul, Copacol, Frangos Granjeiro, Frangos
Pioneiro, GT Foods, Jaguafrangos, JBS, Lar, São Salvador Alimentos, Unifrango,
Vibra e Vossko.
Para apresentar o sabor e a qualidade dos produtos avícolas brasileiros
para os visitantes do evento, a ABPA promoverá degustação de Shawarma –
tradicional prato árabe – feito com frango produzido no Brasil.
Além disto, a ABPA promoverá a distribuição de materiais promocionais
direcionados para o mercado árabe, com informações importantes sobre a
produção e a cadeia agroindustrial brasileira exportadora de carne de frango,
além dos contatos dos associados da entidade.
Reuniões de negócios também acontecerão no espaço, em encontros
fechados entre os importadores e as agroindústrias exportadoras do Brasil.
“Os negócios com o Oriente Médio seguem aquecidos e temos boas expectativas
quanto aos incrementos das exportações neste ano. Por este motivo, a
participação em Dubai tem um caráter especial, não apenas para renovar os
laços com os importadores árabes, como também para ampliar as exportações
para o destino”, destaca Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.
Os Emirados Árabes Unidos são o quinto maior importador de carne de
frango do Brasil. Em 2015, foram exportadas para lá 303,7 mil toneladas, 18,2%
a mais que em 2014. O país é o segundo maior cliente brasileiro no Oriente
Médio, região para onde foram destinadas 1,581 milhão toneladas no ano
passado, 15,2% a mais em relação ao ano anterior.
Os países do Oriente Médio também se destacam como principais destinos
do setor exportador de ovos do Brasil. Em 2015, foram importadas para lá 14,22
mil toneladas (equivalente a 75,9% do total), volume 56% a mais em relação ao
saldo de 2014. Os Emirados Árabes Unidos foram o “carro-chefe” das vendas
no ano, com 13,77 mil toneladas, volume 58% maior em relação ao ano anterior.
SOBRE A ABPA
A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a
representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do
Brasil. Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários elos da
avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora
superior a US$ 10 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das
três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a
Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em
mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do
Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da
produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de
carne de frangos e de suínos.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior
e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia
brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam
promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no
exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio
à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais,
visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a
estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também
têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos
estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para
o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Com
informações da assessoria de imprensa da ABPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Dados referentes a semana 23/05/2025
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Atualizado em: 22/05/2025 09:15