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CARNE DE FRANGO: Exportações de ovos totalizam 9,4 mil toneladas em 2022 – ABPA

18 de janeiro de 2023
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Porto Alegre, 18 de janeiro de 2023 – As exportações brasileiras de ovos (considerando
produtos in natura e processados) totalizaram 9,474 mil toneladas em 2022, volume 16,5% menor que o
realizado no mesmo período de 2021, com 11,346 mil toneladas.

Em receita, as vendas do ano passado chegaram a US$ 22,419 milhões, resultado 24,2% superior ao
registrado no ano anterior, com US$ 18,054 milhões. Foi o melhor resultado registrado desde 2015.

Balanço mensal

Em dezembro de 2022, as vendas de ovos alcançaram 431 toneladas, volume 82,7% menor que o
registrado no mesmo mês de 2021, com 2,492 mil toneladas. A receita registrada no mesmo período
chegou a US$ 1,296 milhão, valor 67,5% inferior que os US$ 3,991 milhões registrados em dezembro
do ano anterior.

“Ao mesmo tempo que não impactaram a oferta interna de produtos, as exportações de ovos no
ano passado geraram divisas relevantes para o país, em um momento especialmente importante diante
da alta histórica dos custos de produção. Neste contexto, a realização da Copa do Mundo gerou
bons números para os embarques”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Principais mercados

Entre os destaques de 2022 estão os Emirados Árabes Unidos, que embarcaram 4,453 mil
toneladas, volume 35,6% menor que o realizado no mesmo período de 2021, com 6,915 mil toneladas.
Mesmo assim, o volume representa o maior resultado da lista dos maiores importadores de ovos do
Brasil.

Outro destaque foi o Catar, país sede da Copa do Mundo, que ocupou o segundo posto no ranking
de exportação com 1,107 mil toneladas, número 127,8% superior ao registrado em 2021, com 486
toneladas. No terceiro lugar está o Japão, que importou 1,093 mil toneladas, desempenho 6,6%
inferior ao registrado em 2021, com 1,171 mil toneladas.

“Os principais países compradores dos ovos brasileiros são mercados de alto valor agregado, o
que gerou receitas importantes para a avicultura de postura, especialmente em um ano muito
desafiador para o setor, que enfrentou altas históricas dos custos de produção”, avalia o diretor
de mercados da ABPA, Luis Rua.

“O mercado doméstico é e continuará sendo o grande foco das empresas produtoras, mas, ano
após ano, novos mercados têm sido abertos e a expectativa é que, passo a passo, o Brasil vá
aumentando a participação em mercados importantes, como é o caso do México, por exemplo”,
projeta Rua. As informações são da assessoria de imprensa da ABPA.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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