Porto Alegre, 29 de setembro de 2015 – A carne suína é mais uma vez
destaque nas gôndolas do grupo GPA, maior varejista da América Latina em mais
uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). Com
o lançamento da 3a edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), hoje, em
São Paulo, o consumidor passa a ficar mais atento a todas as vantagens de
inserir a carne suína na sua dieta e passa a consumir mais, incentivando o
crescimento da produção brasileira.
Trabalhando constantemente para aumentar o consumo anual de carne suína de
15 kg per capita, a ABCS buscou nesta edição, que vai até o dia 14 de
outubro, capacitar os líderes de vendas de mais de 500 lojas do GPA para
auxiliarem o consumidor na hora de escolher o corte que vai levar para casa. A
intenção é mostrar a versatilidade da carne e aumentar o consumo.
De acordo com Adolfo Pontes, analista do departamento de pesquisa e
análise setorial do Rabobank brasil e um dos palestrantes do lançamento da 3
SNCS, a suinocultura pode esperar um bom ano de 2016, mesmo com o cenário
complexo que o Brasil vive atualmente no ambiente econômico. O também
palestrante e especialista em inteligência de varejo e diretor de clientes da
Dunnhumby, Leonardo Burgos, explica que a mudança do comportamento do
consumidor, que passa a incluir a proteína em sua cesta de compras, também
influencia diretamente na produção.
O aumento da demanda dos produtores é uma das consequências esperadas com
o crescimento do consumo da carne suína. O diretor executivo da ABCS, Nilo de
Sá, explica que caso haja um aumento de dois quilos per capita por ano no
consumo interno, o que é produzido hoje não será mais suficiente e as granjas
deverão colocar mais 200 mil matrizes na produção. “A lei da oferta e
demanda é implacável e isso gera inúmeras oportunidades de crescimento, não
só de valorização do produto, como também de rentabilidade, que permite
reinvestimento na atividade, em tecnologia, aumento de escala, melhores
condições de capacitação profissional e novos negócios”, pontua.
Campanha educativa
Além da intensificação da oferta de carne suína nas gôndolas dos
mercados do GPA, a 3a SNCS também oportuniza a conscientização sobre a
qualidade e variedade da carne suína. Conhecida por seu sabor, mas ainda pouco
reconhecida pela sua praticidade e saudabilidade, a proteína ainda não foi
totalmente descoberta pelo consumidor.
A campanha possibilita um trabalho residual, já que propõe desde a sua
primeira edição capacitações com profissionais da rede de varejo, desde ao
corte a venda do produto, que são investimentos a longo prazo. “O grande
sucesso da SNCS se deve ao fato de ser uma campanha educativa e não apenas um
movimento pontual, mas algo que reflete durante todo o ano”, afirma Nilo.
Também durante o lançamento será lançada a nova campanha informativa e
educativa que irá surpreender o consumidor. Nesta edição, todas as lojas
Extra e Pão de Açúcar do país, utilizarão o conceito “Escolha + Carne
Suína” desenvolvido pela ABCS para promover a proteína. Por meio de
cartazes, testeiras, woblers, folhetos, folders de receitas, esta edição
avança para esclarecer e informar o cliente sobre os benefícios da carne
suína, atraindo o consumidor.
O lançamento ocorre a partir das 9h de hoje no Hotel Maksoud Plaza-
Alameda Campinas, 150 – Bela Vista, São Paulo – SP. As informações partem
da assessoria de imprensa da ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2015 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 27/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.725,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.400,00Milho Saca
R$ 66,00Preço base - Integração
Atualizado em: 26/06/2025 13:30