Porto Alegre, 14 de novembro de 2017 – O sabor, a versatilidade e a
praticidade da carne suína foram destaque nas lojas Extra e Pão de Açúcar do
GPA, maior rede de varejo do Brasil, durante os meses de setembro a novembro.
Neste período, os clientes tiveram a oportunidade de participar de 22 oficinas
gastronômicas realizadas através de metodologia exclusiva da Associação
Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) com o apoio do Sebrae Nacional para a
Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). As ações ocorreram nos estados do
Ceará, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.
Os participantes tiveram uma experiência singular com o sabor da carne
suína com receitas de tirinhas de coxão mole e bisteca com cebola caramelizada
preparadas ao vivo pelo chef André Rabelo. Além das vantagens do seu consumo,
o especialista ainda deu dicas de preparo, cortes, pontos da carne e temperos
que harmonizam ainda mais os pratos, por meio de receitas práticas e
versáteis.
O objetivo dos eventos propostos nas lojas é promover o consumo da
proteína e educar os clientes quanto à qualidade e versatilidade dos cortes
suínos e, consequentemente, incentivar seu consumo em casa e aumentar a venda
da proteína. Desta forma, estas ações trazem maior sustentabilidade à cadeia
que conta com cerca de 20 mil produtores e emprega mais de um milhão de
pessoas em todo o país.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, reforça a importância da
realização de oficinas gastronômicas na estratégia da SNCS por ser um
contato direto com os clientes para apresentar todas as vantagens da proteína e
esclarecer dúvidas sobre seu preparo. “O resultado desse trabalho
desenvolvido dentro das lojas em parceria com o GPA reforça aos consumidores a
qualidade e a segurança da carne suína incentivando seu consumo e isso traz
consequências positivas tanto para a rede quanto para toda a cadeia
suinícola”.
Alice Fortunato, compradora de suínos do Grupo GPA – controlador das
marcas Extra e Pão de Açúcar -, acredita que o empenho na realização das
oficinas foi fundamental para manter um relacionamento com os clientes já
fidelizados, além de conquistar novos apreciadores da proteína. “As oficinas
desempenham um papel informativo para o consumidor acerca das propriedades
nutricionais da carne suína e sua versatilidade. Durante as sessões, os
clientes aprendem receitas, dicas e são incentivados a experimentarem o prato
elaborado. Assim, eles podem se surpreender com o sabor e aderirem à proteína
em seus hábitos alimentares”.
Débora Oliveira participou da oficina em uma loja Pão de Açúcar em
outubro e afirmou que costuma fazer carne suína em casa, mas ainda tinha receio
de não cozinhar o suficiente – mito que foi esclarecido pelo especialista.
“Foi legal aprender a selar a carne suína, porque eu só tinha visto isso com
outros tipos de proteína e não sabia que podia ser feito com a suína. Então
agora dá para preparar essa carne bem suculenta”.
Já o cliente Extra Oton Campos disse que aprendeu bastante sobre ponto da
carne e temperos que sofisticam o prato sem tirar a praticidade do preparo. “Eu
acho que é uma das carnes mais saborosas, e essa iniciativa da ABCS foi
fantástica, pois aproxima e contribui para que as pessoas conheçam ainda mais
essa deliciosa opção que é a carne suína”, completa.
Reconhecido como o maior grupo varejista do Brasil, o GPA realiza pela
quinta vez a SNCS em 508 lojas distribuídas em 17 estados brasileiros. A rede
também já executou este ano, junto à ABCS, treinamentos com foco em
informação de produção de suínos e liderança para motivar os colaboradores
das bandeiras Extra e Pão de Açúcar.
A SNCS é uma iniciativa da ABCS por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Suinocultura (FNDS) e em parceria com o Sebrae Nacional, e conta com o apoio
do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação
Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Supermercados
(Abras), Embrapa Suínos e Aves e Secretaria de Agricultura do Estado de São
Paulo. Com informações da assessoria de imprensa da ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
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R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 28/11/2024 10:30