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‘-CARNE SUINA: ABCS CONCLUI CURSOS NO CENTRO-OESTE PARA 2a SEMANA NACIONAL

11 de julho de 2014
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SAFRAS (11) – A preparação “A Carne Suína é 10!” das equipes de loja
e clientes das lojas Pão de Açúcar e Extra na região Centro-Oeste está
concluída para a 2a Semana Nacional da Carne Suína, que acontecerá entre 3 e
17 de setembro em todas as unidades das duas redes varejistas.
Entre os meses de maio e julho, a Associação Brasileira dos Criadores de
Suínos (ABCS), por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura
(PNDS), ministrou seis Cursos de Cortes para mais de 80 profissionais de
açougue e sensibilizou cerca de 200 consumidores em seis Oficinas
Gastronômicas.
“O Centro-Oeste define o nome parceria. Eles mostraram muito envolvimento
de todos os responsáveis, técnicos, gerentes de loja, comercial, marketing,
administrativo e, assim, os resultados aparecem. Tivemos alguns dos melhores
retornos em termos de participação. As oficinas alcançaram uma adesão
inacreditável, um sucesso absoluto que é referência para outras ações no
Brasil inteiro”, comenta a gestora executiva, Anny Almeida.
Sob o slogan “A Carne Suína é 10!”, as ações focaram em quatro
preceitos: motivação de açougueiros; envolvimento das equipes de loja; quebra
de preconceitos entre profissionais de carnes e clientes; e reposicionamento da
carne suína nas gôndolas para, enfim, elevar o consumo do produto e trazer
mais sustentabilidade para a cadeia suinícola. O curso de cortes objetiva
transmitir conhecimentos sobre a variedade e praticidade da carne suína, além
de desmistificar e quebrar preconceitos ainda existentes contra o produto. Já a
oficina gastronômica leva todo o sabor e a versatilidade da carne suína para
os clientes por meio de uma receita especial de estrogonofe suíno e dezenas de
dicas para o preparo.
O gerente comercial do GPA, David Buarque, comentou que a equipe da região
acreditou no projeto desde o início. “Ações como essa têm contribuído
para mudar os vários preconceitos que a carne suína ainda sofre. O engajamento
das equipes de loja é impressionante e todos têm acreditado fortemente na
iniciativa para fomentar ainda mais o consumo no Brasil”, explica.
Para Buarque, as ações do PNDS contemplam todos os aspectos necessários
para aumentar o consumo do produto e deveriam ser ampliadas. “Temos uma forte
tendência em nossas lojas de pessoas buscando alimentos mais saudáveis. Nossos
clientes ficam surpresos ao serem informados sobre as qualidades nutricionais
da carne suína e sua leveza em relação às demais carnes”.
Para a gerente executiva da Associação Goiana de Suinocultores (AGS),
Crenilda Neves, a continuação das ações para fomentar o consumo são
essenciais para que a população de Goiás insira definitivamente a carne
suína na alimentação. “Esse trabalho constante tem mostrado resultados
efetivos, as gôndolas dos supermercados estão sempre cheias de cortes suínos
e as oficinas a cada edição conquistam mais consumidores. Acredito que é esse
o caminho que devemos seguir para mudar de vez o consumo aqui e no Brasil”,
destaca.
“Após realizar as ações de cortes e oficinas gastronômicas no Rio,
Nordeste e Centro Oeste, iniciaremos as ações em São Paulo e vamos atender as
mais de 300 lojas do GPA”, explica a coordenadora nacional do PNDS, Lívia
Machado. Ainda segundo a coordenadora, as ações de São Paulo foram planejadas
para uma data próxima a ação promocional nacional que será de 03 a 17 de
setembro com o objetivo de potencializar as vendas na maior região consumidora
do país. “Trabalhamos com afinco na realização dessa 2 edição da Semana
Nacional da Carne Suína e precisamos do apoio de todo o setor nesse desafio,
reforço os agradecimentos às nossas afiliadas e a equipe GPA por tamanho
comprometimento”, destaca.
O objetivo do PNDS é contribuir para o reposicionamento da carne suína
perante o consumidor brasileiro e aumentar o consumo do produto dos atuais 15
quilos por habitante para 18 quilos per capita. Além dos Cursos de Cortes para
profissionais de carnes e as Oficinas Gastronômicas para consumidores, as
ações incluem Palestra de Saudabilidade para formadores de opinião,
mobilização do setor e capacitação de todos os elos da cadeia. Com
informações da assessoria de imprensa da ABCS. (AB)

Cotação semanal

Dados referentes a semana 22/11/2024

Suíno Independente kg vivo

R$ 9,53

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 71,50

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.200,00

Milho Saca

R$ 1.975,00
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Preço base - Integração

Atualizado em: 22/11/2024 17:50

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,35

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,45

Cooperativa Majestade*

R$ 6,35

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 6,35

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 6,45

Alibem - base creche e term.

R$ 5,55

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,30

BRF

R$ 7,05

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,10

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,10

Pamplona* base term.

R$ 6,35

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,45
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

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