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CARNE SUINA: ABCS lança a 3a edição da campanha “Carne de Porco: bom de preço, bom de prato” para impulsionar vendas

9 de agosto de 2023
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Porto Alegre, 9 de agosto de 2023 – A campanha “Carne de porco: Bom de preço, bom de prato” é
uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), que inovou a forma de vender carne suína para
pequenos e médios açougues e varejos com uma comunicação que saiu do lugar comum, evidenciou os
benefícios da carne suína em larga escala e ajudou toda a cadeia a promover a proteína de forma
simples e efetiva.

Este ano a campanha volta em sua 3 edição com os pilares que tornaram tudo possível: leveza,
diversão, informação e promoção. Além de trazer uma linguagem visual inédita, mensagens que
conectam aspectos de venda entre si, além do foco de impulsionar a carne suína em um território
com potencial para aumentar o consumo: os estados da Bahia e do Ceará.

Estratégia

Uma estimativa de 2020 feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado
de São Paulo aponta que existam mais de 53 mil casas de carne no Brasil, e é para este tipo de
varejo de proximidade que a estratégia foi pensada. A campanha foca na venda dos cortes mais
populares da carne suína in natura, que continua em crescimento no que se diz respeito ao gosto e
presença na vida dos brasileiros.

Com comunicação em PDV e no digital, são 8 cartazes, 2 precificadores, 5 posts estáticos, 4
carrosséis, 15 stories e 3 reels que utilizam de leveza, diversão e informação através de uma
linguagem visual que traz receitas, opções de cortes, dicas, promoções e informações
nutricionais sobre a proteína. A campanha acontece em parceria com as associações e frigoríficos
do Sistema ABCS nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato
Grosso do Sul, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal.

A gerente de comunicação da ABCS, Danielle Sousa, explica que: “A comunicação leve,
divertida e focada em atributos palpáveis como sabor e economia da nossa campanha trouxe excelentes
resultados e deve continuar assim, se adequando a um novo momento, principalmente no que diz
respeito à economia. Mas essa nova edição não é sobre repetir o que já fizemos. Mas sim sobre
evoluir o que deu certo, para que possamos mais uma vez trazer para todos que fazem parte dessa
jornada novas oportunidades, novas experiências, novas satisfações, e, claro, novos sabores”.

Lançamento

O lançamento da campanha foi feito para as associações afiliadas do Sistema ABCS e
contribuintes do FNDS na última terça-feira (8) em reunião on-line, que além de apresentar as
peças e a estratégia da campanha, também contou com as participações da gerente geral da
Assuvap/Coosuiponte, Paula Gomides, e da Gerente de comunicação e marketing da Assuvap, Lorena
Fonseca, que mostraram aos presentes como a associação de Ponte Nova (MG) realiza a campanha, que
vendeu mais de 4 milhões de reais em carne suína durante os três meses de campanha realizados no
ano passado, junto à 29 açougues e supermercados da região.

Elas trouxeram a aplicabilidade da campanha, a importância de adequar a estratégia para a
realidade de cada região, de mensurar os resultados, e de se colocar como um facilitador junto ao
pequeno e médio varejo. Para Paula, engajar os suinocultores da região foi primordial para o
sucesso da estratégia “Eles precisavam entender que o envolvimento deles seria fundamental. Criamos
uma comunicação com os nossos produtores para que eles indicassem seus clientes no pequeno varejo,
então o contato foi direcionado pelo produtor. E a partir daí a Assuvap vendeu a proposta, mostrou
os benefícios para os envolvidos, participou ativamente e monitorou cada etapa da campanha
individualmente.”

Nordeste como oportunidade de crescimento no consumo de carne suína

Com mais de 55 milhões de habitantes (IBGE 2022), a região Nordeste é a segunda mais populosa
do Brasil. São 9 estados que consomem apenas 1,7 kg per capita de carne suína ao ano, segundo
dados de 2015 levantados pela Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, publicada pelo Centro
Universitário Unicesumar. Nesse mesmo ano o consumo no Brasil já estava em 14,47 kg per capita, e
hoje já alcança 18,94 kg de acordo com o último levantamento da ABCS. Os dados demonstram uma
grande oportunidade para o crescimento do consumo de carne suína na região Nordeste, um dos locais
onde menos se consome carne suína no país.

Ainda segundo a publicação Revista em Agronegócio e Meio Ambiente a carne suína é percebida
na região como uma carne mais gordurosa, mesmo que o sabor e os preços baixos sejam apreciados.
Neste cenário, a ABCS acredita que há muito espaço para apresentar a carne suína como um produto
saudável, moderno, saboroso e versátil para os consumidores nordestinos, promovendo diálogo e
informações de qualidade digitalmente e no ponto de venda. Esse trabalho será iniciado pela
campanha Bom de preço, bom de prato, em parceria com as associações afiliadas a ABCS nos estados
da Bahia e do Ceará, que abrigam juntos mais de 22 milhões de pessoas.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a conquista do nordeste representará a longo prazo a
longevidade da produção suinícola brasileira, e o aumento definitivo do consumo no mercado
doméstico. Com informações da assessoria de imprensa da ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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