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‘-CARNE SUINA: INOVAÇÃO MARCA ESTRATÉGIA DA 2A SEMANA NACIONAL, DIZ ABCS

15 de setembro de 2014
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Porto Alegre, 15 de setembro de 2014 – A inovação foi a aposta da
Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e do GPA para igualar e
superar o grande sucesso da Semana Nacional da Carne Suína em sua segunda
edição. Diversas novidades foram preparas para conquistar os clientes e
melhorar o posicionamento da carne suína da maior rede varejista da América
Latina.

Entre as novidades, estão a ampliação do período de campanha “A Carne
Suína é 10!”; a inovação nas ações de treinamento das equipes de loja;
uma campanha específica para o produto nas lojas da bandeira Pão de Açúcar e
outra direcionada para as unidades do Extra.

“Sabíamos do desafio de repetir um sucesso tão grande como o obtido no
ano passado e, assim, ousamos ampliar ainda mais a campanha e a mobilização da
equipe da ABCS e do GPA com o apoio do Sebrae Nacional. Nosso objetivo é
transformar em realidade o que parecia impossível”, introduziu a coordenadora
nacional do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS)
Sustentabilidade, Lívia Machado.

Por exemplo, a ampliação do tempo de campanha de 16 dias durante na
primeira Semana Nacional da Carne Suína para cinco meses na segunda edição
(de agosto a dezembro) visa aumentar as vendas totais do produto até o final do
ano, mas, também, perenizar o nível de demanda pelo produto.

“Decidimos ampliar o período da campanha, pois, dado o sucesso da
primeira Semana Nacional, percebemos o potencial de vender mais carne suína
até o final do ano. Além disso, acreditamos que, assim, o consumidor vai
incluir o consumo do produto na sua rotina e não apenas nas promoções”,
explica o gerente comercial do GPA, David Buarque.

Outras peças fundamentais da estratégia foram as mais de 100 ações de
capacitação de profissionais de carne (Cursos de Cortes), sensibilização de
consumidores finais (Oficinas Gastronômicas) e conscientização de formadores
de opinião (Palestras de Saudabilidade) que chegaram, diretamente, a cerca de 4
mil pessoas em todo o Brasil.

A capacitação alcançou mais de 800 colaboradores do GPA e foi dividida
em conteúdo teórico (com informações sobre a história e qualidade da
produção de suínos no Brasil), prático (cursos de cortes para demonstrar
variedade e apresentação do produto) e motivacional (certificados, brindes,
etc) para criar comprometimento das equipes de loja com a campanha.

Além dos funcionários do GPA, formadores de opinião e consumidores
finais também foram foco de ações específicas. As Palestras de Saudabilidade
chegaram a mais de 1.800 estudantes, nutricionistas, médicos e donas de casa
em diferentes estados do Brasil para derrubar os preconceitos sobre a proteína
suína.

Já outros quase 1.500 consumidores finais tiveram a oportunidade de
participar das Oficinas Gastronômicas em 16 estados. Além de desmistificar o
consumo da proteína, os clientes do Pão de Açúcar e do Extra puderam
saborear novos pratos à base de carne suína e receber dicas de receitas com o
produto. “O trabalho do PNDS começou em 2010 com produtores e frigoríficos e,
nos últimos dois anos, chegamos a outra ponta que é o varejo, os consumidores
e os formadores de opinião. Neste ano, fizemos um trabalho ainda mais
abrangente em busca do nosso objetivo de 18 kg de consumo per capita por
habitante e maior sustentabilidade para o produtor”, detalha Lívia.

O PNDS trabalhou em conjunto com o GPA, por exemplo, na definição das
identidades visuais e dos slogans da promoção de carne suína nas lojas e
inserções de publicidade em diferentes veículos impressos, digitais e
televisivos durante os cinco meses da ação.

Assim, para as lojas do Pão de Açúcar, foi criado uma nova identidade
nas cores laranja, preto e branco, que conta como selo de bandeja “Especial
Suínos”, divisores de gôndolas, adesivos de bandeja, placas de carrinhos,
régua de gôndola e outros materiais.

Esta identidade já está presente em revistas, folheteria de loja, site do
Pão de Açúcar e, mesmo, nas inserções publicitárias em veículos de
grande circulação como a Folha de S. Paulo, Veja e outros veículos.

Na bandeira Extra, o trabalho estabeleceu como mascote um simpático
porquinho com roupa de chef de cozinha e outros itens de identidade visual como
selo de bandeja “Carne Suína é 10”, adesivos para balcões, testeiras,
divisores de gôndolas, placas de carrinhos, régua de gôndola, cartaz para
cavalete e outros materiais.

A nova “cara” da carne suína para as lojas Extra já está presente em
uma revista exclusiva sobre a carne suína, folheteria de loja, site da bandeira
e, mesmo, nas inserções publicitárias em veículos de grande circulação
como o jornal Destak e outros veículos, assim como nas divulgações do Clube
Extra. Além disso, a campanha conta com anúncios na Rede Globo, às
quintas-feiras, nos horários da novela das 21h.

“Apenas 55% dos lares mostram aceitação à carne suína. Queremos
reverter esse quadro. Com todas estas novidades, a carne suína brasileira
poderá mostrar todo seu sabor, qualidade e praticidade a centenas de milhares
de consumidores finais em todo Brasil”, finaliza David. Com informações da
assessoria de imprensa da ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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