Porto Alegre, 25 de novembro de 2020 – A Semana Nacional da Carne Suína
(SNCS) é uma iniciativa de promoção da proteína conduzida pela Associação
Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que pelo oitavo ano seguido atua em
parceria com o varejo brasileiro.
Este ano a campanha chegou aos consumidores de forma diferente e inovadora
e trouxe resultados positivos em vendas em todas as regiões do país. Reunindo
mais de 900 lojas em 22 estados brasileiros, a ABCS, junto ao Carrefour, Extra,
Pão de Açúcar, Grupo Big, Hortifruti, Natural da Terra, Lopes Supermercados e
Oba Hortifruti, apostaram em campanhas físicas e digitais, através do
e-commerce, redes sociais, aplicativos de compra e influenciadores, impactando
mais de 42 milhões de pessoas no período de 1 a 15 de outubro.
Além disso, os treinamentos virtuais conseguiram capacitar mais de 1.500
trabalhadores do varejo, um número recorde, que conseguiu engajar todo o time
em prol desta iniciativa. A SNCS que já era um case consagrado no agronegócio,
alcançou o sucesso mais uma vez, através de resultados exponenciais de
crescimento em vendas, tanto em lojas físicas quanto virtuais, gerando também
oportunidades para frigoríficos e produtores de suínos em todo o país.
De norte a sul do país, as redes participantes relatam impactos
impressionantes em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas foram
substanciais principalmente no e-commerce, onde houve uma grande aderência de
novos públicos motivados pela pandemia. A nível nacional, houve um crescimento
de 150% no e-commerce, um marco na história da comercialização de produtos
perecíveis, já que culturalmente o consumidor estava habituado somente a
comprar esses produtos direto no balcão de atendimento. Uma verdadeira quebra
de paradigmas, que já vinha sendo estudada pelo setor como uma oportunidade de
ampliação da clientela.
Além disso, as vendas em lojas físicas não ficaram para trás, com
destaque para o Centro-Oeste, onde as vendas cresceram em 200%, mostrando o
imenso potencial de consumo na região. Números expressivos também foram
contabilizados em lojas no Sudeste. Apesar de serem pólos de consumo já
consolidados em campanhas da SNCS desde as primeiras edições, lojas no Rio de
Janeiro e São Paulo conseguiram crescer respectivamente em 180% e 141% na
categoria. O mesmo aconteceu em Belo Horizonte (MG), região que possui loja que
cresceu 124% mesmo sendo já tradicionalmente conhecida por apreciar e consumir
a proteína. Outra região que já tem uma tradição forte é o Sul do país,
que também relata um crescimento de mais de 100% em vendas no segundo ano em
que recebe a campanha.
Já regiões que não tem um histórico forte de consumo surpreenderam
durante a campanha e mostram seu potencial. Como a região Norte que se destacou
nesta edição com a cidade de Manaus crescendo em mais de 80% nas vendas da
proteína. E a região Nordeste que costuma estar culturalmente envolta em mitos
em relação a carne suína conseguiu crescer em 46%.
A campanha deste ano mostrou mais uma vez o potencial de consumo da
proteína no país. Através da oferta de diversidade de cortes porcionados e
mais abastecimento é possível atrair consumidores já fidelizados e a
informação é a chave capaz de romper barreiras para conquistar novos
públicos. Mais uma vez, a SNCS reitera a importância do investimento em
capacitação, comunicação, democratização de conhecimentos com
colaboradores da rede que lidam diretamente com os clientes e quebra de
preconceitos que envolvem toda a cadeia produtiva, desde a granja às gôndolas.
Para Ernesto Dizioli Fernandes, Diretor Comercial do Carrefour, “a
ampliação da capacitação desta edição com muitos mais colaboradores
envolvidos no treinamento ampliou a visibilidade da proteína e o engajamento em
todas as praças. Com a continuação do Carrefour na SNCS, conseguimos uma
nova dimensão e importância da campanha dentro da companhia.” Ele atribui a
performance de crescimento em todas as regiões do Brasil, principalmente em
locais não tradicionais de consumo ao modelo de treinamentos deste ano. “Os
treinamentos à distância permitiram que esses colaboradores pudessem ser
capacitados e que recebessem o mesmo conteúdo que os formadores de São
Paulo.”
Edi Carlos Galvão, Gerente Nacional de Carnes do Extra e do Pão de
Açúcar também manifestou a satisfação do GPA em mais um ano de campanha.
“A SNCS foi mais uma vez um sucesso nas lojas do Extra e do Pão de Açúcar.
Com as estratégias assertivas de promoção, precificação e a qualidade de
execução desempenhada por nossos times, alcançamos crescimento em vendas, com
grande destaque para nosso e-commerce. Foi um trabalho exemplar realizado por
todos os nossos colaboradores e as nossas equipes comerciais, em parceria com a
ABCS, que juntos se empenharam para realizar mais este grande evento pelo 8
ano consecutivo.”
O Grupo Big relatou que o crescimento nas vendas de carne suína foi o
suficiente para garantir outras edições da campanha. Informou que se
beneficiou da parceria com a ABCS, que adesão das equipes foi intensa e
refletiu uma execução diferenciada chamando a atenção dos clientes. O
comunicado em nome da rede traz expectativas ainda maiores para o ano que vem:
“Esperamos que se repita em 2021 e que possamos ser ainda melhores.”
Mariangela Ikeda, Diretora Comercial do Hortifruti e do Natural da Terra
destacou a importância da estratégia utilizada durante a campanha pelas
bandeiras e pela ABCS. “Com o apoio e parceria da ABCS, a estratégia da
categoria foi muito bem definida refletindo em toda a campanha. Internamente,
essa data mobilizou muitas áreas da companhia: a comercial, gestão de
categorias, marketing, operações e digital. Uma união de trabalho que rendeu
muitos frutos. As lojas tiveram uma comunicação muito bem desenhada com as
ações promocionais e os benefícios da proteína suína. Em nossos sites a
estratégia foi a mesma, o que ajudou a movimentar ainda mais essa categoria
durante a campanha. Sabemos da importância de desenvolver o consumo de carne
suína no Brasil e com a parceria da ABCS ficamos muito felizes com o resultado
alcançado, assim como o reconhecimento de nossos clientes.”
Satisfação compartilhada pelo Diretor Comercial do Lopes Supermercados,
Márcio Santana. “Construímos o melhor resultado dos últimos anos, um
resultado excepcional e foi potencializado com uma nova proposta de cortes e
receitas, que reforçou toda estratégia. É mais uma edição em que o Lopes
Supermercado em parceria com ABCS traz motivação para líderes de açougue e,
com isso, resulta em uma categoria que se empenha cada vez, com crescimento
anual de vendas. O treinamento virtual funcionou e foi bem assertivo.
Construímos o melhor resultado dos últimos anos, um resultado excepcional e
foi potencializado com uma nova proposta de cortes e receitas, que reforçou
toda estratégia.”
Os resultados também impressionaram o Vice-Presidente Comercial do Oba
Hortifruti, Francisco Homsi. Para ele “o resultado e o sucesso foram
alcançados em uma das melhores campanhas realizadas entre todas que já
participamos junto à ABCS. Em meio a um dos maiores desafios desde o início do
primeiro semestre de 2020, apresentamos um número muito expressivo tanto em
volume quanto em faturamento abrangendo toda a rede durante a primeira quinzena
de outubro. São números que nos trazem a real noção de que trabalho árduo,
com todas as equipes e interfaces abraçando o projeto mesmo em um contexto tão
difícil.”
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, celebra os resultados da campanha, que
se provou mais uma vez ter uma estratégia acertada com o momento vivido pelo
brasileiro e com o comportamento de consumo atual. “A ABCS e as redes
participantes se prepararam para o desafio, se adaptaram de forma rápida e
acertada para a realidade cada vez mais digital e provou mais uma vez o
potencial da carne suína entre os consumidores. Os produtores, frigoríficos e
toda a cadeia de valor da suinocultura puderam comprovar mais uma vez a
efetividade desta iniciativa que beneficia todos os elos e trabalha de forma
efetiva para uma mudança de posicionamento da proteína entre os
brasileiros”. As informações partem da assessoria de imprensa da ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 08/08/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,28Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.630,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.400,00Milho Saca
R$ 69,00Preço base - Integração
Atualizado em: 14/08/2025 10:30