Porto Alegre, 12 de julho de 2022 – A Semana Nacional da Carne Suína
(SNCS), campanha de iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de
Suínos (ABCS), registrou crescimento em volume (Kg) que varia de 10% a 120% no
período proposto.
De Norte a Sul, no período de 1 a 17 de junho, os cortes de carne suína
ganharam espaço na cesta dos consumidores, demonstrando avanço com a
comercialização de quase 600 mil quilos a mais durante o período, volume que
corresponde a seis milhões de porções de 100g a mais de proteína na mesa dos
brasileiros.
Segundo dados fornecidos pelas redes de varejo participantes, houve
registro de crescimento nas vendas de carne suína em todos os estados,
confirmando a versatilidade da proteína, e que ela hoje já faz parte do gosto
e da opção de compra dos clientes, independente da sua realidade geográfica e
classe social.
As vendas na região Nordeste sempre são um destaque na SNCS e em 2022
não foi diferente. O crescimento de 179% em volume de uma das redes
participantes no estado do Maranhão é prova de que a região segue cada vez
mais aberta para explorar as vantagens da carne suína, o que a torna um polo de
oportunidades.
O aumento da comercialização da proteína na região Sudeste, com estados
tradicionais de consumo como São Paulo e Rio de Janeiro também foi uma
realidade, atingindo uma alta em volume de mais de 230% relatado por uma rede
participante em uma das suas lojas durante o período. As ações estratégicas
de marketing promovidas pela Semana Nacional também influenciaram nos
resultados em Minas Gerais, com loja atingindo patamares de crescimento de 127%
no faturamento.
Com cortes variados e maior disponibilidade nas gôndolas, as redes de
varejo com lojas na região Sul também confirmaram o avanço nas vendas da
proteína, com ênfase para lojas de uma rede no estado do Paraná, que cresceu
98% em volume, apenas no período da campanha.
O Centro-Oeste também manteve os patamares positivos, com destaque para as
capitais Brasília e Goiânia, com lojas que agregaram mais de 30% no volume de
vendas de carne suína durante a SNCS 2022. Assim como a região Norte, com
destaque para Manaus, que acumulou um aumento de mais de 20% em volume de 1 a 17
de junho em lojas de uma rede participante.
A iniciativa trouxe retorno positivo para todas as redes que registraram
aumento de 2 pontos percentuais em crescimento do volume. O representante de uma
das redes participantes explica que, “Para alcançar esse objetivo, fizemos
várias ações nas lojas com preços mais acessíveis, oferecendo mais opções
e diversidade de cortes. A SNCS é mais do que um período de promoção, é o
compartilhar de uma cadeia, e nós acreditamos na parceria com nossos
produtores”. O varejo tem trabalhado também para incentivar o consumo.
“Sabemos da importância de desenvolver o consumo de carne suína no Brasil e
com a parceria da ABCS ficamos muito felizes com o resultado alcançado, assim
como o reconhecimento de nossos clientes refletido nas vendas”.
Após a edição deste ano, outras redes também declararam o interesse em
fomentar ainda mais a categoria. “O açougue é o coração do negócio. Esse
ano, os suínos estão em nosso planejamento estratégico para aumentar a
participação, além de ser uma proteína de oportunidade no cenário atual de
mercado e com grande potencial em médio prazo. A SNCS veio para alavancar e
fortalecer ainda mais o consumo e trazer a venda para outro patamar, gerando
experimentação e trazendo novos clientes. Nosso compromisso é manter essa
energia e o patamar de venda que conquistamos nesse período da campanha, de
forma a incluir cada vez mais a proteína suína no dia a dia de nossos
clientes”. As informações são da Associação Brasileira de Criadores de
Suínos (ABCS).
Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 27/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.725,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.400,00Milho Saca
R$ 66,00Preço base - Integração
Atualizado em: 26/06/2025 13:30