Porto Alegre, 5 de junho de 2023 – Ao lado de produtores, varejistas e lideranças políticas do
agronegócio, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançou na última
quinta-feira, 1 de junho, a 11a edição da Semana Nacional da Carne Suína, em evento presencial em
São Paulo. A abertura do evento foi feita pelo presidente da Associação, Marcelo Lopes, que
agradeceu a parceria com o varejo. “É um prazer estar aqui com vocês, vocês são responsáveis
por tudo que a gente faz, não tenho dúvidas da importância dessa parceria para a cadeia da
suinocultura, e estar hoje presente entre essas grandes redes para nós é uma grande conquista.” A
SNCS vem para ser mais um apoio estratégico para o produtor no aumento da demanda e do consumo de
carne suína, com a criação de oportunidades de venda, escoamento da oferta e fidelização de
compras da proteína. E um dos principais resultados desse trabalho tem sido auxiliar os produtores
de suínos na busca da manutenção e na melhora dos preços pagos e assim contribuir para a
sustentabilidade da atividade.
Também estiveram presentes no evento, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, o vice-presidente
da Abras, Márcio Milan, e a superintendente do MAPA, Andréa Moura, além dos presidentes e
gestores das Associações de produtores estaduais e regionais filiadas à ABCS, que ressaltaram em
suas falas a importância dessa iniciativa para a união de todos os elos da cadeia, que resultou na
modernização, adaptação e frutos positivos para todo o setor.
Nas palavras do varejo
Representantes das 23 bandeiras de varejo participantes da SNCS tiveram a oportunidade de falar
durante o evento, compartilhando o significado da SNCS para cada um deles, seus colaboradores e
grupos de varejo.
O Diretor Vice Presidente do Oba Hortifruti, Francisco Homsi falou sobre propósito e sobre a
capacidade de descobrir o que move as pessoas. “Para nós é prioritário sempre estar com os
produtores, já estamos aqui há 7 anos e repetimos isso aqui como um mantra. É o que estamos
fazendo aqui, liderança, intercambialidade e busca de propósito, e é isso que precisamos
continuar repetindo todo ano na Semana Nacional da Carne Suína.”
Patrícia Mendes, diretora comercial de perecíveis do GPA chamou a atenção para a
importância do consumidor. “Incluir todos os elos da cadeia é o que faz a diferença, por isso que
a SNCS é o sucesso que é, pois conseguimos chegar até o consumidor, e é o consumidor que vai
retroalimentar toda essa cadeia. Precisamos saber o que ele quer ver, o que ele espera. Que
experiência vamos entregar? É isso que temos feito junto à ABCS, e é um motivo de orgulho imenso
para mim e para o GPA.”
Já Carlos Eduardo Souza, Diretor Nacional de Açougue do Carrefour destacou a importância dos
produtores. “Ninguém faz nada sozinho, e eu acredito muito que tudo que foi construído aqui foi
feito por todos nós. A gente aprende com vocês, não somos especialistas, nós vendemos a
especialidade de vocês.” Fabricio Caldas, Gerente Comercial de In Natura do Prezunic, contou um
pouco sobre os resultados positivos obtidos nos últimos anos. “Viemos numa parceria muito forte com
a ABCS, crescendo bastante na nossa categoria de suínos, que ganha mais relevância a cada ano.
Todas as lojas estão preparadas para vender e vamos com tudo!”
Marlon Veloso, Diretor Comercial do Hortifruti e Natural da Terra, ressaltou como a SNCS se
conecta ao propósito do grupo. “Fizemos um trabalho incrível durante esses anos, sempre crescendo
mais. A campanha conversa muito com a gente, estamos muito antenados a felicidade e a saúde dos
nossos consumidores. Vendemos saúde para os clientes, então associar a carne suína a uma
proteína saudável que ele pode consumir de forma versátil no dia a dia é maravilhoso.”
Leandro Guedes, Gerente Comercial Perecíveis do ABC Supermercados, compartilhou sua
experiência como estreante na SNCS e a relevância do suíno para o negócio. “O ABC é uma empresa
mineira e está muito feliz em participar da SNCS. O suíno sempre foi um produto estratégico para
o nosso negócio, e quando a ABCS veio com todo aquele conteúdo robusto e profissionalismo nós
envolvemos e engajamos todas as equipes da empresa na iniciativa para demonstrar a reafirmar a
importância disso para nós.” E o Diretor Executivo Comercial do Grupo Amigão, Marcos Pozzi,
desejou uma ótima campanha para todos! “O grupo amigão deseja uma excelente campanha em 2023,
quero agradecer a ABCS e aos produtores que estão fazendo esse evento acontecer. Mais uma vez vamos
fazer história em conjunto!
Para a diretora de marketing e projetos, Lívia Machado, “Para realizar a Semana Nacional da
Carne Suína é preciso amor, propósito e esperança. Contem conosco para que a gente continue
renovando esse sentimento”, conclui. A SNCS acontece nas maiores e melhores redes de varejo, de
norte a sul do Brasil, de 1 a 17 de junho! Conheça as campanhas das redes participantes! Com
informações da assessoria de imprensa da ABCS.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 15/08/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,57Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.665,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.400,00Milho Saca
R$ 68,75Preço base - Integração
Atualizado em: 14/08/2025 10:30