safras

CARNES: ABCS lança campanha “Carne de porco: Bom de preço e bom de prato”

9 de abril de 2021
Compartilhe

Porto Alegre, 9 de abril de 2021 – De forma inédita, a Associação
Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançou nesta sexta-feira (9) uma
nova campanha nacional para promover a carne suína e sua oportunidade de
economia junto aos açougues, pequenos e médios varejos.

A campanha “Carne de porco: Bom de preço e bom de prato” tem como
embasamento principal o momento de redução de renda e alta no valor da cesta
básica que, segundo o IBGE, subiu quase três vezes a inflação e encareceu o
acesso à proteína animal. Ao longo de 2020, a carne bovina aumentou o preço
em quase 18%, e, ao que tudo indica, a situação não deve melhorar tão cedo.
O que poderia significar a redução da presença de proteína nos carrinhos de
compras, chega como uma oportunidade para trazer o custo-benefício e a
versatilidade da carne suína como protagonistas na mesa dos brasileiros.

No último semestre, segundo dados levantados pela empresa de inteligência
em mercado, Horus, a carne suína cresceu em 80% nas compras no varejo
alimentício. Além disso, o consumo per capita durante o ano de 2020 também
aumentou e já se aproxima dos 17 kg. A ABCS enxerga neste cenário a
oportunidade de causar ainda mais impacto, e vê no varejo, especialmente nos
açougues, aliados na hora de se comunicar com esses consumidores. A campanha
“Carne de porco: Bom de preço, bom de prato” vem para apresentar a carne
suína como uma opção certeira e inteligente para quem quer economizar sem
abrir mão do sabor, da qualidade e do tradicional churrasco.

A campanha irá atuar em diversas frentes midiáticas com mais de 30
peças para PDV, redes sociais e diversas mídias digitais, com uma linguagem
visual e popular em conjunto com textos leves e informativos, além de vídeos e
um jingle que irão instigar a alternativa suína como a melhor opção para
qualquer hora. Todas as peças estão estampadas por um selo de qualidade com o
slogan da campanha que traz o termo carne de porco, pensado de forma
estratégica para se comunicar com as camadas mais populares de consumidores.
Além de gerar mais identificação, a ABCS aproveita para associar a “carne de
porco”, “com a carne suína” trazendo os dois termos sempre juntos e fazendo
assim o trabalho de educação que é primordial para a Associação.

Além disso, toda a campanha tem pilares de conteúdo baseados em economia,
custo-benefício, comparativos de cortes, pratos preparados, um foco especial
em churrasco suíno e muito bom humor, engajando todas as associações
regionais, estaduais e contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Suinocultura (FNDS).

O Presidente da ABCS, Marcelo Lopes, destaca a relevância de ações desse
tipo para a suinocultura nacional. “Esta é a primeira vez que lançamos uma
campanha direcionada para açougues, pequenos e médios varejistas, que tem foco
em atingir as classes C e D. Adaptamos a estratégia e linguagem porque o
momento é oportuno para ocuparmos esse espaço na mesa do brasileiro que ama
comer carne e quer ter acesso a uma proteína que caiba no bolso. Há mais de
uma década, junto às nossas associações e contribuintes FNDS, damos passos
estratégicos para construir significado e ampliar a oferta de cortes da carne
suína para os consumidores e estamos avançando. Inauguramos hoje mais uma
etapa dessa história de olhar para as necessidades do nosso consumidor de forma
integrada junto a cadeia. Estrategicamente a ABCS vai compartilhar a campanha
com as associações que compõe o sistema e também frigoríficos e parceiros
contribuintes do FNDS numa estratégia de disseminação nacional.”

Durante a reunião de lançamento da campanha, o conselheiro da ABCS e
vice-presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Olinto
de Arruda, elogiou a iniciativa e ressaltou que ela vem em um momento muito
oportuno para o mercado e para a suinocultura. Fernando Araújo, diretor
financeiro da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg),
e diretor de mercado da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga
(Assuvap), completa afirmando que a campanha acerta na mudança de linguagem
para se comunicar com as classes C e D. “Tenho certeza que vai dar muito
certo.” Fique de olho, em breve a campanha estará presente em açougues e
mercados de todo o Brasil e também nas redes sociais do Mais Carne Suína! As
informações partem da assessoria de imprensa da ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA

Cotação semanal

Dados referentes a semana 27/06/2025

Suíno Independente kg vivo

R$ 8,43

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 1.725,00

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.400,00

Milho Saca

R$ 66,00
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 26/06/2025 13:30

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,60

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,70

Cooperativa Majestade*

R$ 6,60

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 7,00

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 7,00

Alibem - base creche e term.

R$ 5,75

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,60

BRF

R$ 7,30

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,40

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,40

Pamplona* base term.

R$ 6,60

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,70
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria