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CARNES: ABIEC promove ações para ampliar negócios com mercado árabe

18 de fevereiro de 2016
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Porto Alegre, 18 de fevereiro de 2016 – Com a finalidade de ampliar sua
presença no mercado árabe, a Associação Brasileira das Indústrias
Exportadoras de Carne (ABIEC) realiza, neste mês de fevereiro, ações para
promoção da carne bovina brasileira nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e na
Arábia Saudita. As ações brasileiras contam com apoio da Agência Brasileira
de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parceira da ABIEC
no projeto Brazilian Beef.

A programação tem início com a presença na Gulfood, uma das maiores
e mais importantes feiras de alimentos e bebidas do mundo, que acontece em Dubai
(EAU), entre os dias 21 e 25 de fevereiro.

A ABIEC e 18 empresas associadas – Astra, Agra, Barra Mansa,
Cooperfrigu, Frialto, Frigol, Frigosul, Frisa, Iguatemi, JBS, Mafripar, Mataboi,
Marfrig, Minerva, Mondelli, Oderich, Plena e Xinguara – estarão presentes no
evento para promoção e divulgação da carne bovina brasileira. Para o
tradicional churrasco, realizado dentro do estande brasileiro, a ABIEC levará
350 quilos de carne, entre filé mignon, filé de costela e picanha, que serão
servidos para os visitantes do espaço.

A novidade neste ano será a realização de um evento especial, o
Celebrating Gourmet Brazilian Beef, em que três chefes vão preparar pratos
inspirados nas cozinhas brasileira, libanesa e africana, utilizando a carne
bovina brasileira. O evento, que acontecerá no dia 24 de fevereiro, no hotel
The Palace, em Dubai, é promovido em parceria com a Associação Brasileira de
Angus, e contará com a presença de jornalistas, chefes de cozinha e mídia
especializada.

“Este evento é parte do projeto Brazilian Beef, uma parceria com a
Apex-Brasil, e integra nossas ações de promoção da carne gourmet brasileira,
que tem como finalidade divulgar a qualidade do nosso produto”, afirma
Fernando Sampaio, diretor-executivo da ABIEC.

Já na Arábia Saudita, a ABIEC promoverá um churrasco na residência
do embaixador brasileiro para 250 convidados, em Riade. O objetivo é comemorar
a reabertura do mercado saudita para a carne bovina brasileira, além de
estreitar o relacionamento entre importadores e autoridades e exportadores
brasileiros. Na ocasião, serão servidos 150 quilos de carne, entre picanha,
filé de costela e filé mignon.

Mercado árabe

Em 2015, as exportações de carne bovina brasileira para os países
árabes atingiram faturamento de US$ 1,4 bilhão, o equivalente a 24% do total
exportado no ano. Somente os Emirados Árabes Unidos (EAU) importaram do Brasil,
em 2015, 18 mil toneladas de carne bovina, gerando faturamento de US$ 84
milhões. “Esse é um mercado com grande potencial: os EAU, país formado por
uma confederação de monarquias árabes, consome anualmente 108 mil toneladas
de carne (85% são importadas), com expectativa de aumentar o consumo em até 8%
até 2019.

Já a Arábia Saudita, que recentemente suspendeu embargo à carne
bovina brasileira, traz a possibilidade em curto prazo para o Brasil de exportar
40 mil toneladas de carne, com incremento de US$ 160 milhões no faturamento
anual”, destaca Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC. As
informações partem da assessoria de imprensa da ABIEC.

Revisão: Carine Lopes (carine@safras.com.br) / Agência Safras

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