Porto Alegre, 27 de outubro de 2016 – O vice-presidente de mercados da
Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, participou
na quinta-feira (20), em Bruxelas (Bélgica) do evento “Brasil e União
Europeia: uma parceria pelo progresso”, realizado pela Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Ministério das
Relações Exteriores (MRE) do Brasil.
Debatedor no painel “Fornecimento seguro e sustentável: uma parceria
UE-Brasil em produtos de origem animal”, Santin defendeu em sua explanação a
manutenção da parceria pela segurança alimentar entre a União Europeia e o
setor de proteína animal do Brasil.
Na ocasião, o vice-presidente da ABPA destacou o perfil sustentável da
produção brasileira e a estratégia do setor produtivo, que atua no mercado
complementando a demanda europeia, em espaços não ocupados pelos produtores
locais.
“Somos responsáveis pelo fornecimento de 4% do total de carne de frango
consumida pelo bloco europeu. Temos suprido a demanda dos europeus com produtos
de elevada qualidade, sanidade e sustentabilidade. Isto, seguindo preceitos de
bem-estar animal de acordo com normas internacionais”, ressaltou.
Além da participação no painel, a ABPA realizou uma exposição
fotográfica com imagens da obra “A Força da Terra”, de autoria de Eurico
Salis e Manoel Petry (fotógrafos gaúchos que atuam no mercado de fotografia
publicitária e editorial há mais de 15 anos), que reúne dezenas de
fotografias, capturadas em um trabalho de três meses pelo Paraná, Santa
Catarina e Rio Grande do Sul. As fotografias, feitas em agroindústrias e em
pequenas propriedades produtoras de aves e suínos, no Sul do Brasil, mostram o
lado humano das atividades econômicas, que estão entre as principais geradoras
de emprego e renda no interior do Brasil. A obra é uma iniciativa da ABPA,
também em parceria com a Apex-Brasil. Durante a exposição, houve uma sessão
de autógrafos com Manoel Petry, um dos autores do livro.
Novos sites
Ainda em Bruxelas, o vice-presidente de mercados da ABPA, Ricardo Santin e
o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, realizaram o lançamento das
novas páginas na internet das marcas internacionais Brazilian Chicken,
Brazilian Egg e Brazilian Pork, pertencentes aos projetos setoriais mantidos
pela entidade, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Com visual mais amigável e conteúdo amplo sobre a avicultura e a
suinocultura do Brasil, as novas páginas – que podem ser acessadas pelos
endereços www.brazilianchicken.com.br, brazilianegg.com.br e
www.brazilianpork.com.br – são um acervo completo para o comprador e o
potencial cliente dos exportadores brasileiros.
Lá estão disponíveis informações sobre o modelo produtivo nacional,
status sanitário da cadeia produtiva, a qualidade e os tipos de produtos, além
de informações completas sobre os Projetos Setoriais Brazilian Chicken,
Brazilian Egg e Brazilian Pork, que são as grandes plataformas estratégicas da
promoção comercial brasileira no mercado internacional, responsáveis por
grande parte do sucesso do país nos mais de 150 mercados onde atua.
“Os projetos setoriais vêm gerando resultados exponenciais para toda a
cadeia produtiva. Com os novos portais, ganharemos ainda mais efetividade
nessas ações que promovemos pelo mundo, em prol da geração de negócios e da
imagem da avicultura e da suinocultura do Brasil”, explica Santin.
SOBRE A ABPA
A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a
representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do
Brasil. Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários elos da
avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora
superior a US$ 10 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das
três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos:
Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em
mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do
Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da
produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de
carne de frangos e de suínos.
SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS
A ABPA, em parceria com a Apex-Brasil, é responsável pela gestão dos
projetos setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, que são
as marcas internacionais da carne de frango, do ovo e da carne suína made in
Brazil, exportados para mais de 150 países.
Por meio de promoção comercial em grandes feiras internacionais, ações
especiais em mercados alvo, workshops e iniciativas como o Projeto Imagem e o
Projeto Comprador, os projetos setoriais têm como objetivo incrementar e
fortalecer as exportações brasileiras.
Somente em 2015, foram mais de 10 ações promovidas por esta parceria
entre ABPA e Apex-Brasil, o que influenciou de forma positiva o saldo positivo
das exportações da avicultura e da suinocultura no ano passado.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior
e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia
brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 82 setores da economia
brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de
investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para
identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando
apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.
Com informações da assessoria de imprensa da ABPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2016 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 09/05/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,42Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.835,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 71,75Preço base - Integração
Atualizado em: 08/05/2025 09:40