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CARNES: ABPA e ApexBrasil renovam parceria, com projeções de mais de US$ 4 bi em negócios

4 de setembro de 2023
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Porto Alegre, 4 de setembro de 2023 – Os presidentes da Associação Brasileira de Proteína
Animal (ABPA), Ricardo Santin, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, assinaram hoje o convênio de promoção setorial da
avicultura e da suinocultura do País. A assinatura do acordo contou também com a presença do
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e ocorreu em meio à programação da
Expointer, em Esteio (RS).

O convênio terá validade de dois anos, até 2025, e contará com diversas linhas estratégicas
para o fortalecimento do comércio internacional da proteína animal do Brasil. São ações que
incluem mentoria técnica e apoio para campanhas de imagem, organização de eventos e
participação em feiras de diversos mercados-alvo para os setores exportadores de carne de frango,
carne suína, carne de pato, ovos e material genético avícola.

“Todo este setor, que é um grande competidor internacional, terá dois anos garantidos das
feiras, de promover negócios, de trazer compradores. Este é o maior convênio que já assinamos
com estes importantes setores”, destacou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

O convênio assinado hoje é a renovação de uma parceria construída ao longo de mais de 15
anos. Foram, até aqui, mais de oito renovações assinadas, que permitiram a realização de mais
de 320 ações de promoção de imagem e de exportações ao longo do período, beneficiando
diretamente 97% das empresas exportadoras da cadeia produtiva, que fazem parte do projeto.

Os contatos e iniciativas promovidas pelo convênio influenciaram direta e indiretamente a
realização de mais de R$ 450 bilhões em exportações de carne de frango, carne suína, ovos,
material genético e carne de pato, desde 2008.

“O convênio é a certeza de que continuaremos crescendo nas exportações, buscando mercados
maiores, buscando oportunidades e quem ganha é o povo brasileiro, é o emprego gerado aqui,
principalmente os produtores familiares, os integrados, onde estão as famílias mais humildes que
são muito competentes na produção de proteína animal”, destacou na ocasião o Ministro da
Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

No novo convênio, a expectativa é de mais de US$ 4 bilhões (algo próximo de R$ 20 bilhões)
em projeções de negócios diretamente (por contatos e consolidação de negócios nas feiras
internacionais) impactados ao longo de dois anos, por meio das marcas internacionais geridas pela
ABPA: Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck.
Envolvendo os impactos indiretos (incluindo campanhas, seminários, workshops com importadores e
outras ações de imagens), espera-se que este número chegue a quase US$ 15 bilhões (ou R$ 70
bilhões).

Diversas metas já estão traçadas neste novo convênio, incluindo a participação em 11
grandes feiras internacionais, campanhas, organização de missões comerciais, geração de
inteligência de mercado, ampliação do número de empresas exportadoras do setor, entre outras
iniciativas.

“Este é um convênio fundamental para fortalecer a nossa imagem internacional como produtores
de alimentos e parceiros pela segurança alimentar, estimulando as exportações e a geração de
ganhos para o setor e o país. É mais saúde e alimentos não apenas para as famílias brasileiras,
como também para famílias de mais de 160 nações em todo o mundo”, ressaltou o presidente da
ABPA, Ricardo Santin. As informações são da assessoria de imprensa das entidades.

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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