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CARNES: ABPA mira China para expandir negócios de aves e suínos

28 de abril de 2016
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Porto Alegre, 28 de abril de 2016 – A Associação Brasileira de Proteína
Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promoverá uma grande ação junto
aos importadores do mercado chinês entre os dias 05 e 07 de maio, durante a
Sial China, em Shanghai.

Com espaço de mais de 130 metros quadrados no evento, a ABPA levará para
a Sial China 13 empresas exportadoras de proteína animal. São elas: Adelle
(suínos), Alibem (suínos), Bello Alimentos (aves), Castrolanda (suínos),
Coasul (aves), Frangos Pioneiro (aves), Globoaves (aves e suínos), Granjeiro
Alimentos (aves), GTFoods (aves), JBS (aves e suínos), São Salvador Alimentos
(SSA), Unifrango (aves) e Vibra (aves).

Serão realizados encontros de negócios entre as empresas, clientes já
consolidados e potenciais importadores de carne de frango e de suínos do
Brasil. A ABPA realizará, ainda, uma ação institucional de divulgação dos
setores do Brasil com a distribuição de materiais promocionais em mandarim,
com informações sobre a qualidade e o status sanitário da avicultura e da
suinocultura do Brasil, além do contato das empresas.

Liderando a ação pela ABPA, o vice-presidente de aves Ricardo Santin
destaca que a China se consolidou como protagonista dentre os importadores de
aves e de suínos do Brasil. Com a habilitação de novas plantas exportadoras
– ocorrida em 2015 – a China incrementou suas compras, se consolidando
dentre os maiores importadores de carne de frango e suína made in Brazil.

“A China ‘assumiu’ um papel estratégico primordial para nossas
exportações. Por um lado, é uma das responsáveis pela alta nos embarques de
carne de frango. Por outro, vem se consolidando como um player importante para
o reequilíbrio do peso de participação dos importadores de carne suína. Por
este motivo, as empresas vão com força total para consolidar novas vendas”,
ressalta Santin.

No mês de março, a China apresentou forte elevação nas compras. No
setor de suínos, com crescimento exponencial após a habilitação de novas
plantas em 2015, as vendas para o país asiático apresentaram elevação de
mais de 30.000% em março, chegando a 6,4 mil toneladas.

No caso da carne de frango, a China assumiu o segundo lugar dentre os
mercados importadores, com 11,4% do total – o equivalente a 45,4 mil
toneladas, volume 83% superior ao alcançado em março de 2015.

Maior feira de inovação em alimentos da Ásia, a Sial China reúne
produtores e processadores de alimentos e bebidas da China e de outros países.

SOBRE A ABPA

A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a
representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do
Brasil. Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários elos da
avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora
superior a US$ 10 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das
três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a
Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em
mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do
Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da
produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de
carne de frangos e de suínos.

SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS

A ABPA, em parceria com a Apex-Brasil, é responsável pela gestão dos
projetos setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, que são
as marcas internacionais da carne de frango, do ovo e da carne suína made in
Brazil, exportados para mais de 150 países.

Por meio de promoção comercial em grandes feiras internacionais, ações
especiais em mercados-alvo, workshops e iniciativas como o Projeto Imagem e o
Projeto Comprador, os projetos setoriais tem como objetivo incrementar e
fortalecer as exportações brasileiras.

Somente em 2015, foram mais de 10 ações promovidas por esta parceria
entre ABPA e Apex-Brasil, o que influenciou de forma positiva o saldo positivo
das exportações da avicultura e da suinocultura no ano passado.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior
e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia
brasileira.

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam
promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no
exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio
à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais,
visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a
estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também
têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos
estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para
o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Com
informações da assessoria de imprensa da ABPA.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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