Porto Alegre, 28 de junho de 2021 – A Associação Brasileira de Proteína
Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Embaixada Brasileira em Seul, iniciará
nesta terça-feira (29) uma campanha de imagem focada no mercado consumidor da
Coreia do Sul.
Focada em exaltar atributos da carne de frango e da carne suína do Brasil
– como a qualidade dos produtos e o status sanitário da produção brasileira
– a campanha contará com 362 telas de mobiliário urbano, instalados nas
movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana.
Para isto, foram escolhidos 17 locais estratégicos de Seul, como a famosa
Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.
A ação deverá durar cerca de 1 mês. O Embaixador do Brasil na Coreia do
Sul, Luís Henrique Sobreira Lopes e o Adido Agrícola, Gutemberg Barone,
participarão da cerimônia de lançamento.
A campanha da ABPA acontece pouco após o reconhecimento dos estados do Rio
Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro principais
produtores de carne suína do Brasil – como áreas livres de aftosa sem
vacinação. O status obtido junto à Organização Mundial de Saúde Animal
(OIE) reforça a qualidade e a sanidade do produto brasileiro exportado,
especialmente para alguns mercados de alto valor, como é o caso da Coreia do
Sul.
A Coreia do Sul é, atualmente, o quarto principal importador mundial de
carne suína, com 570 mil toneladas, equivalente a cerca de US$ 1,38 bilhões ao
longo de 2020 – atrás apenas de China, Japão e México. O Brasil ainda
possui uma baixa participação no mercado – cerca de 5 mil toneladas
exportadas no mesmo período. Hoje, somente Santa Catarina embarca produtos para
as gôndolas coreanas, situação que pode ser incrementada com a possível
entrada de exportadores gaúchos e paranaenses neste mercado.
“É preciso ainda um certo tempo até o reconhecimento da Coreia do Sul
sobre este status, mas o reconhecimento do país para a certificação da OIE
tem potencial de elevar nossa capacidade de fornecimento para estes mercados,
gerando oportunidades novas e valiosas para os exportadores brasileiros. A
ação de imagem ocorre neste contexto, em que reforçamos à comunidade
Sul-Coreana nossas intenções em fornecer ao país produtos seguros e de alta
qualidade”, ressalta Ricardo Santin, presidente da ABPA.
O Brasil é o maior fornecedor de carne de frango para a Coreia do Sul, em
números bastante representativos. Cerca de 80% da carne de frango importada
pelo país é proveniente do Brasil. Ao todo, foram embarcadas para lá 127,4
mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$
196,6 milhões. O país é o 8o entre os maiores importadores de carne de frango
do Brasil. Com informações da assessoria de imprensa da ABPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 29/04/2025 09:50