Porto Alegre, 28 de julho de 2016 – Mato Grosso do Sul protagonizou a maior
edição da Beef Week, movimento de coordenação de cadeia produtiva da carne
bovina que tem como objetivo aumentar a percepção dos centros urbanos e dos
consumidores em relação à qualidade e origem da carne brasileira.
De 18 a 24 de julho, 34 restaurantes de Campo Grande dos mais variados
tipos ofereceram pratos à base de carne bovina, alguns assinados por chefs da
ACPP – Associação dos Cozinheiros Profissionais do Pantanal, com valor até R$
50,00. Além dos restaurantes, lojas de carne da capital comercializaram kits
promocionais.
Em Bonito, a Beef Week ocorre junto com a 17a edição Festival de Inverno
até o dia 31 de julho, com a participação de seis restaurantes: Kiosque
Tratoria, Restaurante da Vovó, Restaurante do Marco Velho, Aquário
Restaurante, Marruá Hotel e Pantanal Grill. Confira os pratos no site
www.beefweekbrasil.com.br
A Beef Week foi realizada paralelamente ao Circuito InterCorte, quando o
setor produtivo se encontrou para discutir tecnologias e melhorias na produção
de carne. Além de palestras e debates no Centro de Eventos Albano Franco, o
público pôde conhecer em detalhes como funciona a cadeia produtiva da carne
bovina no Caminho do Boi, espaço em que o visitante podia percorrer cada etapa
do processo de produção, desde a genética, passando pelo uso de tecnologias,
indústria e degustando o resultado com pratos dos restaurantes participantes da
Beef Week. Ainda no Circuito InterCorte foi apresentada a Cozinha Show,
promovida pelo Senac e pelo Sebrae, com oficinas gratuitas sobre o preparo de
diversos cortes de carne e palestras sobre negócios.
Promovida pela Verum Eventos, empresa com grande expertise em eventos
pecuários, que há cinco anos realiza o Circuito InterCorte em Campo Grande, a
Beef Week MS tem como co-realizadores a Abrasel MS – Associação Brasileira
de Bares e Restaurantes, o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e
Pecuária do Mato Grosso do Sul, SEBRAE/MS, SENAI, SEST/SENAT, SENAC,
Fecomércio MS, FIEMS – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul,
Instituto Paulo Machado, SEMADE – Secretaria de Meio Ambiente e
Desenvolvimento e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
“A carne de Mato Grosso do Sul já é vista no Brasil e no mundo como
sendo de qualidade. Quando unem-se todos os elos da cadeia, como o produtor, a
indústria e o consumidor final, unificamos os elos para discutir os avanços
que a cadeia pode ter. Então, a InterCorte e a Beef Week, com a degustação
dos pratos e a participação dos restaurantes, é fundamental para o
fortalecimento da cadeia produtiva”, destaca o Governador do Estado de Mato
Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. “Ressalto a participação de 40
restaurantes na Beef Week, o que demonstra a preocupação em integrar os
diversos elos da cadeia produtiva e discutir a sustentabilidade de toda essa
cadeia, os avanços que tivemos para produzir uma carne de qualidade superior. O
Mato Grosso do Sul tem em sua essência uma carne de qualidade, fruto do
trabalho dos produtores, que investiram em uma genética superior, em uma
melhoria de suas pastagens e de seus sistemas produtivos para dar precocidade e
gerar uma carne de melhor qualidade para o Brasil e para o mundo”, afirma o
Governador.
O secretário da ACPP – Associação dos Cozinheiros Profissionais do
Pantanal, Daniel Barbosa, enaltece a integração entre as associações para a
realização da Beef Week. “Foi uma oportunidade de nos integrarmos com a
Abrasel em um momento em que a nossa associação está se consolidando. Foi um
evento muito dinâmico, tanto por parte dos restaurantes que estavam abertos às
propostas dos chefs como dos chefs que tinham o desafio de propor algo
diferente respeitando a essência de cada estabelecimento. Foi uma grande
jogada! Tudo fluiu muito organicamente também na InterCorte e no Caminho do Boi
e gerou uma comoção na cidade. Vamos nos preparar para a próxima
edição”, garante.
A iniciativa foi comemorada por André Nardo, proprietário do restaurante
Divino Prato e chef que assinou alguns pratos Beef Week em outros
estabelecimentos. “Acho extremamente importante um evento como esse para
mostrar toda a cadeia produtiva desde o começo no pasto, passando pelo animal
até chegar à mesa do cliente. É fundamental para conseguirmos alimentar
nossas famílias, já que a carne é o principal alimento do brasileiro
historicamente. Cabe a nós, cozinheiros e donos de restaurantes, trabalhar isso
e tentar conhecer melhor cada um dos nossos fornecedores e desenvolver novas
receitas para que essa cadeia produtiva seja mantida, que gera muitos empregos e
renda”, afirma.
“Que prazer participar da Beef Week! O Vermelho Grill sempre foi
envolvido com a cadeia produtiva da carne bovina e esse evento veio coroar o
ótimo momento que vivemos da carne. Pessoas de várias partes do Brasil e até
estrangeiros vieram provar nosso prato, o Steak Revolution, um bife de coxão
mole acompanhado de poréu (creme de mandioca com leite de coco e sagu) e farofa
com bacon, acompanhamentos assinados pelo chef Paulo Machado. Nosso movimento
durante o evento aumentou em 15%, que consideramos um recorde em nossos
registros. Fui entrevistado por diversos veículos de comunicação para falar
da Beef Week, queriam saber do prato, do resultado e da repercussão do evento.
Não posso deixar de falar da quantidade de restaurantes que aderiram à semana,
mais de 35 em Campo Grande e sete em Bonito. Agora já estou em contagem
regressiva para o ano que vem na Beef Week MS 2017”, comemora Eduardo Fornari,
Diretor Executivo do Vermelho Grill Restaurante.
Para a diretora da Verum Eventos, Carla Tuccilio, o objetivo da Beef Week
MS foi cumprido graças ao engajamento dos parceiros, que se empenharam em unir
forças para aproximar o campo dos consumidores urbanos a fim de demonstrar a
importância desse setor para a economia e a cultura gastronômica do Brasil.
“Pudemos celebrar a carne bovina, com variedade, alegria e muita
eficiência!!”, destaca Carla.
Sobre a Beef Week
A primeira edição da Beef Week foi realizada em Cuiabá (MT) no mês de
março, paralela ao Circuito InterCorte, com a participação de sete
restaurantes. Durante a ExpoZebu 2016, em maio, em Uberaba (MG), foi realizada
uma “amostra” do conceito da Beef Week, com a realização de Beef
Experience e ações na Vitrine da Carne. Em junho, a Beef Week foi promovida em
São Paulo com a participação de 12 restaurantes vitrines, como Pobre Juan,
Varanda Grill e Barbacoa, entre outros, além de seis lojas de carne.
A Beef Week marca também o lançamento do manifesto #SomosdaCarne, um
convite para que as pessoas conheçam e reconheçam como a pecuária é
estruturada, sustentável, investe em tecnologia e é responsável por fazer
chegar à mesa um alimento de qualidade, seguro e saboroso.
A realização da Beef Week é da Verum Eventos, com o apoio do Grupo de
Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS e o canal Terraviva. Apoiam o
movimento o Instituto Paulo Machado, Churrascoterapia e o Blog da Carne. Com
informações da assessoria de imprensa da Beef Week.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 08/05/2025 09:40