Porto Alegre, 12 de setembro de 2016 – A Associação Brasileira de
Proteína Animal (ABPA) participou na última terça-feira (06) de uma rodada de
negócios entre lideranças setoriais e empresários do Brasil e da Coreia do
Sul, em Seul, em ação organizada pela Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), juntamente com os ministérios da
Agricultura e das Relações Exteriores.
Na ocasião, a ABPA destacou os diferenciais que permitiram ao país
alcançar a liderança mundial das exportações de carne de frango e a quarta
posição dentre os exportadores de carne suína, como a qualidade superior, o
status sanitário e o perfil sustentável da produção. Estas características
são largamente utilizadas como alicerces das marcas setoriais internacionais
Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, geridas pela ABPA, com o
apoio da Apex-Brasil.
“O Brasil direciona seus esforços para desempenhar o papel de grande
fornecedor de alimentos para o mundo. Neste contexto, o país tem sido
favorecido pelas características que ele próprio construiu ao longo de sua
história como exportador, como a qualidade dos produtos ou nossa sanidade, que
nos permitiu alcançar mais de 150 mercados nos cinco continentes”, explica o
vice-presidente de mercados da ABPA, Ricardo Santin.
Diante disto, a ABPA buscou mostrar no evento que o país, hoje, um grande
fornecedor de carne de frangos para o mercado sul-coreano, tem grande potencial
para consolidar-se também como parceiro no fornecimento de carne suína.
“Atuamos em complementariedade aos espaços não ocupados pela produção
local, e este é nosso objetivo na Coreia do Sul. Estamos otimistas quanto a
abertura do mercado para a carne suína brasileira, que já está em suas etapas
finais. Frente a isto, estamos certos de que ampliaremos nossa parceria em
prol da segurança alimentar do país asiático, fornecendo produtos de
excelente qualidade”, complementa Santin.
SOBRE A ABPA
A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a
representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do
Brasil. Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários elos da avicultura
e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a
US$ 10 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das
três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a
Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em
mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do
Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da
produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de
carne de frangos e de suínos.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior
e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia
brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam
promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no
exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio
à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais,
visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a
estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também
têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos
estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para
o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS
Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork
são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover
junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos
produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de
workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos
valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status
sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas
internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores
brasileiros. Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente.
Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas
pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org. Com informações da assessoria de
imprensa da ABPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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