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CARNES: Brasil será terceiro maior produtor mundial até 2025

25 de outubro de 2016
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Porto Alegre, 25 de outubro de 2016 – O crescimento da população,
estimada em 10 bilhões de pessoas em 2050, atrelado à melhoria de renda serão
responsáveis por alavancar a produção de alimentos e o consumo de produtos
de origem animal. Com a demanda aquecida, até 2025, o Brasil ocupará o
terceiro lugar em produção de carnes ficando atrás somente da China e dos
Estados Unidos.

O destaque nacional se deve principalmente aos recursos hídricos e a
biossegurança, que serão requisitos ainda mais fortes no futuro. A previsão
é de que 73% do aumento da produção mundial de carnes fique a cargo dos
países em desenvolvimento e até 2022, a proteína mais consumida no mundo
será a de frango, ultrapassando a carne suína, que hoje ocupa a posição. Só
a produção brasileira de frango será de 14,7 milhões de toneladas até
2020. As projeções foram apresentadas durante o VIII Encontro Técnico
Unifrango, que reuniu mais de mil pessoas nos dias 18, 19 e 20 de outubro em
Maringá (PR) para discutir o cenário e o futuro da avicultura.

“O destaque para a produção de carne de frango se deve a diversos
fatores. Desde a década de 1990, essa é a proteína que lançou mais novidades
em produtos do que todas as outras carnes juntas. É acessível, disponível e
fácil de achar. A produção é, entre todas, a que menos utiliza água e a que
demora menos tempo no campo para alcançar o tempo de abate” afirmou o
consultor da OD Consulting, Osler Desouzart.

Segundo o especialista, o aumento de renda da população será a principal
causa da maior ingestão de carne. “Os aumentos de rendimentos normalmente
são utilizados para melhoria da dieta”, acrescentou.

Os desafios para o setor também estiveram entre os assuntos discutidos no
encontro, principalmente em relação aos custos de produção, de mão de obra
e preços dos grãos. “Os EUA são nossos maiores concorrentes. Enquanto o
custo de mão de obra lá é barato, o nosso sobe mais de 10% ao ano. O preço
dos grãos seguirá subindo, e por isso, devemos repensar maneiras de reduzir
custos principalmente na dieta animal, responsável por 75% do custo total de
produção”, afirma o médico veterinário e mestre em Nutrição Animal da
Cobb, Vitor Hugo Brandalize.

Cadeia produtiva

Além do mercado internacional, a relação entre a cadeia produtiva de
grãos e o setor avícola foi apresentada pelo especialista em agribusiness,
José Luiz Tejon, como um dos pontos principais para o futuro e desenvolvimento
avícola no Brasil. “A cadeia de produção de frango tem sido inteligente e
competente na logística, no marketing, em diversos pontos, mas ainda comete um
pecado, o de não orquestrar com a cadeia do milho e soja. Temos um buraco
considerável nessa relação, e isso deve ser mudado com uma maior
integração, com o contato entre lideranças dos setores e participação de
ambos em eventos e encontros”, afirmou. O mestre em arte e cultura e membro do
hall da fama da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN)
defendeu ainda a importância da publicidade educacional quando o assunto é
produção avícola. “É necessária a comunicação com o cidadão por linhas
educadoras para aumentar a consciência quanto à qualidade e procedência dos
produtos avícolas para o consumidor”, afirmou.

O evento

Em sua oitava edição, o VIII Encontro Técnico Unifrango reuniu
técnicos, produtores, médicos veterinários, pesquisadores e empresas durante
os três dias de programação para discutir assuntos relacionados ao cenário e
futuro da avicultura. A próxima edição já está sendo programada para 2017,
inaugurando a versão anual do evento, que irá enquadrar outros eventos,
crescendo moderadamente. “Nossa intenção é confrontar tudo o que existe de
novo e moderno, mostrando as oportunidades e desafios do setor. A avicultura é
muito dinâmica, por isso entendemos a necessidade de um encontro anual, para
atualizar o setor sobre as novidades e desafios”, afirmou o presidente do
Comitê Técnico da Integra e gerente de Fomento e Produção da Somave
Agroindustrial, Jeferson Vidor.

Sobre a Integra

A Integra é uma empresa que busca tornar a cadeia de produção e
comercialização da proteína animal mais competitiva, e tem como principal
atividade a integração das cadeias produtivas e de distribuição. Os
principais clientes da companhia são empresas produtoras de carne bovina,
suína e de aves. Com sede em Maringá, no norte do Paraná, a Integra conta com
18 empresas que figuram hoje como o terceiro maior abatedor de aves do Brasil,
além de liderarem o ranking na produção diária de pintainhos. As
informações partem da assessoria de imprensa do evento.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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