Porto Alegre, 16 de novembro de 2018 – Nesta quinta-feira (15), o Grupo
Carrefour participou do The Future of Sustainable Trade, evento promovido pela
Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) para comemorar seus 10 anos, onde
foi lançada uma nova metodologia chamada Verified Sourcing Area (VSA), ou
Áreas de Originação Verificada na tradução livre. Trata-se de um novo
mecanismo baseado em regiões de originação, que visa acelerar a produção e
absorção de commodities sustentáveis pelo mercado mundial, ajudando empresas
a adquirir grandes volumes de acordo com seus compromissos de sustentabilidade,
com escala e preço competitivos. No Brasil, de forma pioneira, o Grupo
Carrefour e a IDH vão implantar a primeira fase piloto da VSA na ‘Produção
Sustentável de Bezerros’, programa lançado no Mato Grosso.
Desde julho, parceria da IDH com a Fundação Carrefour, instituição
internacional responsável pelo investimento social do Grupo Carrefour, fomenta
a criação sustentável de bezerros em mais de 450 propriedades das regiões
mato-grossenses do Vale do Juruena e do Vale do Araguaia. Participam ainda do
programa ‘Produção Sustentável de Bezerros’ a NatCap, a Associação dos
Criadores do Mato Grosso (Acrimat) e a Fazenda São Marcelo, responsáveis pela
implementação do programa, que apoia pequenos pecuaristas para uma cadeia de
produção mais forte e justa, construindo um modelo socioeconômico viável.
Até 2020, serão investidos mais de 3,5 milhões de euros pelos parceiros.
Situadas respectivamente no noroeste e leste do estado, as regiões do Vale
do Juruena e do Araguaia abastecem boa parte da cadeia produtiva da carne
bovina no país, respondendo por mais de 40% da produção de bezerros do estado
do Mato Grosso. Ao todo, as propriedades que devem se beneficiar do projeto
socioambiental somam mais de 156 mil hectares. A nova metodologia VSA vai
oferecer soluções para a criação sustentável de bezerros no estado,
incluindo o maior número possível de produtores dessas regiões. O método
está estruturado a partir de três pilares: metas e critérios claros para
garantir a melhoria da produção sustentável; cadeias produtivas rastreáveis
e transparentes; e compradores comprometidos com todos os objetivos implantados.
Trabalhamos para intensificar a produção das fazendas ao mesmo tempo em
que os recursos florestais são preservados. Esta é uma metodologia de
desenvolvimento inovadora, um novo mecanismo de mercado que aborda a
sustentabilidade ambiental, social e econômica de maneira integrada”, destaca
Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. “A inclusão
socioeconômica destes pequenos produtores proporciona ainda uma estrutura
completa para o seu desenvolvimento, com conhecimento técnico, acesso a
financiamento, remuneração justa e legalidade”, completa.
Os Vales do Juruena e Araguaia, situados em dois dos mais importantes
biomas brasileiros, Amazônia e Cerrado, respectivamente, possuem mais de 80% da
vegetação nativa preservada. Nesse sentido, a iniciativa tem um papel
relevante no aumento da produção ao mesmo tempo em que não só mantém os
atuais níveis de conservação, mas busca melhorá-los com mecanismos de
restauração e de compensação ambiental. A maioria dos produtores é formada
por pequenos criadores beneficiados por programas de assentamento dos Governos
Federal e Estadual. Apesar de receberem um lote de terra, precisam de suporte na
produção, como linhas de financiamento adequadas, assistência técnica para
melhoramento genético e do pasto e apoio para legalização fundiária e
ambiental.
“O mecanismo VSA promove um acordo entre os agentes privados, públicos e
a sociedade civil, priorizando temas, metas e responsabilidades de
sustentabilidade para aproveitar ao máximo os pontos fortes de cada um dos
parceiros envolvidos”, diz Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no
Brasil. “Essa metodologia propõe soluções para os desafios da
sustentabilidade, garantindo transparência, governança e engajamento para
impactar positivamente as regiões que apresentam problemas ambientais, sociais
e econômicos, transformando-as em uma fonte de risco decrescente de
fornecimento”, completa.
A partir da adoção do modelo VSA, qualquer comprador, varejista ou
terceiro poderá facilmente avaliar o status de uma região produtora e o
progresso das principais metas de sustentabilidade. Dessa forma, os compradores
finais comprometidos podem ter mais clareza dos fornecedores e produtos que
compõem sua cadeia de abastecimento, melhorando a sustentabilidade com suporte
direto para a região produtora.
O programa ‘Produção Sustentável de Bezerros’ está alinhada ao
plano de transformação global, o Carrefour 2022, anunciado pelo Grupo
Carrefour no início do ano. A companhia lidera o movimento de transformação
digital e transição alimentar para estimular hábitos de alimentação mais
saudáveis por meio de serviços omnicanais. “Esse projeto marca mais uma
importante etapa do compromisso global da companhia para que suas cadeias de
fornecimento sejam cada vez mais sustentáveis”, ressalta Noël Prioux, CEO do
Grupo Carrefour Brasil.
Produção Sustentável de Bezerros
O programa tem como objetivo a entrega de resultados à estratégia
Produzir, Conservar e Incluir (PCI), lançada pelo estado de Mato Grosso na
Convenção do Clima realizada em Paris, em 2015. A iniciativa de longo prazo
estabeleceu metas para 2030 e é voltada ao aumento da eficiência da produção
agropecuária e florestal no estado, além da conservação da vegetação
nativa, recomposição dos passivos ambientais.O projeto auxilia ainda a
inclusão socioeconômica da agricultura familiar e contribui para as metas
brasileiras declaradas pela ONU sob o Acordo de Paris, que enfatizam a
restauração de pastos degradados, a redução do desmatamento e o incentivo à
agricultura de baixo carbono.
A partir da assistência técnica, acesso ao crédito, conformidade
ambiental e conservação florestal, o programa possibilita o aumento da renda
dos agricultores. Na região dos Vales do Juruena e Araguaia, aproximadamente
91% dos criadores podem ser considerados extremamente carentes de tecnologia,
com baixos índices de evolução da produção e da rentabilidade. Fatores como
baixa capacidade técnica para o manejo de rebanhos e pastagens, pouco acesso
à genética de alta produtividade, falta de linhas de crédito compatíveis e
falta de conhecimento administrativo podem levar os produtores a um ciclo de
perdas, novos desmatamentos e até abandono da atividade.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 40 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado
na distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e
multiformato, reúne operações de varejo e cash&carry, além do Banco
Carrefour e sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, além
do Carrefour.com (e-commerce), conta com os formatos Carrefour (hipermercado),
Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de
proximidade) e Atacadão (atacado de autosserviço e atacado de entrega), assim
como postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os estados e
Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 600 pontos de venda. Com
faturamento de R$ 52,3 bilhões em 2017 e mais de 82 mil colaboradores no
Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o
Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser um dos maiores
empregadores privados do país, a maior distribuidora de alimentos, umas das
maiores varejistas de capital aberto e umas das 20 maiores empresas listadas na
bolsa brasileira (B3). No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e,
nos próximos cinco anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour
2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade,
transformação digital e transição alimentar, para ampliar o acesso do
consumidor a alimentos de maior qualidade, seguros, produzidos com
responsabilidade socioambiental e a preços justos. Com mais de 374 mil
colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina,
está presente na vida de mais de 100 milhões de clientes. Em 2017, as vendas
globais da companhia totalizaram
www.grupocarrefourbrasil.com.br
Sobre a IDH
A Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) é uma organização sem
fins lucrativos que reúne empresas inovadoras, organizações da sociedade
civil e governos em parcerias público-privadas para transformar mercados no
sentido de alcançar produção, comércio e consumo com maior sustentabilidade
ecológica e social. A IDH opera globalmente em 12 setores de commodity e em 14
territórios em mais de 40 países. Com seus mais de 500 parceiros, a IDH
desenvolve, conduz, co-financia e avalia modelos de negócios inovadores que
têm o potencial de gerar sustentabilidade, do nicho ao convencional. Saiba mais
em: www.idhsustainabletrade.com . Com informações da assessoria de imprensa.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Dados referentes a semana 23/05/2025
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R$ 1.800,00Casquinha de soja à vista tonelada
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R$ 69,25Preço base - Integração
Atualizado em: 27/05/2025 08:50