Porto Alegre, 10 de maio de 2016 – Exportadores de carnes suína e de
frango do Brasil encerraram neste sábado (7/5) a participação na Sial Xangai
(uma das maiores feiras de alimentos da Ásia) em clima de otimismo. De acordo
com o vice-presidente de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal
(ABPA), Ricardo Santin, houve um exponencial aumento do interesse chinês nos
produtos made in Brazil.
Conforme Santin, o crescimento do volume de embarques registrados em abril
(consolidando a China como segundo maior importador de aves e terceiro de carne
suína) deram o clima para o desempenho da ação liderada pela ABPA, em
parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil) no evento.
“As 13 empresas que estiveram conosco nos dois estandes mantidos pela
parceria entre ABPA e Apex-Brasil tiveram agenda cheia durante todo o evento.
Alguns dos representantes das agroindústrias chegaram a atender mais de 100
potenciais compradores, dos mais variados portes. Vendas foram consolidadas. O
saldo positivo desta ação será visto nos próximos meses, com a divulgação
dos níveis dos embarques para o mercado chinês”, ressalta Santin.
Conforme levantamentos preliminares realizados pela coordenadora de
promoção comercial da ABPA, Isis Sardella, – que organizou a ação – as
expectativas de vendas de carne de aves e de suínos a partir dos contatos
firmados chegam a US$ 500 milhões ao longo dos próximos 12 meses.
“A maior parte dos negócios acontece posteriormente, a partir da
prospecção e consolidação das vendas feitas durante os primeiros contatos
estabelecidos na feira. O interesse chinês pelo produto brasileiro é grande e
tem crescido. É algo que verificamos, em especial, quando comparamos o saldo
desta ação com o de edições anteriores”, explica Sardella.
Além de encontros de negócios ocorridos no evento, a ABPA realizou forte
divulgação da avicultura e da suinocultura do Brasil com distribuição de
materiais dos Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Pork e Brazilian
Egg, além de orientações para os visitantes do espaço dos setores no evento.
“Causou impressões positivas a percepção de um expressivo aumento de
consumo que está ocorrendo no mercado interno chinês. Neste contexto, o ganho
de força das marcas brasileiras tem desenvolvido uma vantagem competitiva, o
que estimulou algumas empresas a planejarem a adoção das marcas setoriais
Brazilian Chicken e Brazilian Pork em suas embalagens”, explica Ricardo
Santin.
SOBRE A ABPA
A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a
representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do
Brasil. Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários elos da
avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora
superior a US$ 10 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das
três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a
Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em
mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do
Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da
produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de
carne de frangos e de suínos.
SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS
A ABPA, em parceria com a Apex-Brasil, é responsável pela gestão dos
projetos setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, que são
as marcas internacionais da carne de frango, do ovo e da carne suína made in
Brazil, exportados para mais de 150 países.
Por meio de promoção comercial em grandes feiras internacionais, ações
especiais em mercados alvo, workshops e iniciativas como o Projeto Imagem e o
Projeto Comprador, os projetos setoriais tem como objetivo incrementar e
fortalecer as exportações brasileiras.
Somente em 2015, foram mais de 10 ações promovidas por esta parceria
entre ABPA e Apex-Brasil, o que influenciou de forma positiva o saldo positivo
das exportações da avicultura e da suinocultura no ano passado.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior
e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia
brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 82 setores da economia
brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de
investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para
identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando
apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.
Com informações da assessoria de imprensa da ABPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 22/11/2024 17:50