Porto Alegre, 11 de julho de 2018 – O Sistema Famato recebeu nesta
terça-feira (10) a visita institucional de representantes do Observatório
Gaúcho da Carne (OGC) – um website lançado em março deste ano no Rio Grande
do Sul. A ferramenta conecta os dados já existentes e reúne todas as
informações da pecuária de corte em um só lugar. A ideia do website é fazer
uma radiografia permanente e fiel da atividade, permitindo o desenvolvimento de
políticas que melhorem a qualidade da carne gaúcha.
O Observatório é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e
Irrigação (Seapi) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com o apoio de
entidades representativas da pecuária gaúcha. Já foi apresentado para 17
entidades brasileiras, entre públicas e privadas, com o objetivo de melhorar a
compreensão dos consumidores sobre a atividade e a procedência da carne
oferecida ao mercado. De acordo com a coordenadora e consultora do projeto
Andréia Veríssimo, os dados vão desde o nascimento dos animais até a
exportação dos produtos gaúchos.
“A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) é a
18 entidade do país a receber o Observatório Gaúcho da Carne. Sendo a
Famato a primeira entidade mato-grossense a nos receber, devido a sua
representatividade no setor de pecuária de corte. A Famato representa o estado
responsável pelo maior rebanho bovino do país”, disse Andréia.
O cientista de dados e consultor do projeto Ery Jardim salientou que o OGC
é uma ferramenta inovadora, que traz uma simetria de informações que permite
a comunicação da cadeia com o mercado agropecuário. “Para isso, pensamos em
uma inteligência visual, com designer de estratégias, linguagem semiótica,
diversidade de informações, cores e formas para facilitar a visualização das
pessoas que acessarem o website”, explicou Ery ao contar que a principal
preocupação é a transparência e seriedade na divulgação dos dados.
Andréia Veríssimo explicou que o primeiro passo foi uma pesquisa com
cerca de 350 pessoas ligadas à pecuária de corte para saber quais
informações e cenários gostariam de ver no Observatório. O papel do projeto
não é coletar dados e sim conectar os dados já existentes no estado. “Já
são mais de 880 milhões de dados distribuídos em 11 painéis de informações
com 72 páginas disponíveis no site”, contou.
Para o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia
Agropecuária (Imea) Daniel Latorraca a iniciativa é fantástica, pois traz
informações relevantes, transparentes e direcionadas ao público correto. “E
o grande desafio é justamente esse, chegar no momento certo, com os dados
certos. As informações podem auxiliar nas tomadas de decisão do produtor
rural”, disse Latorraca.
“A cadeia da carne anseia por esses dados. São informações que o
produtor precisa para tomar decisões. Aqui em Mato Grosso temos muitos dados
que precisam ser trabalhados e que podem auxiliar na gestão de risco do estado
e do país, ainda mais que estamos caminhando para a retirada da vacina contra a
Febre Aftosa, uma vez que vender carne é questão de sanidade. E quem sabe
podemos firmar uma parceria com o Observatório, assim como a que temos com o
Imea há mais de 10 anos”, disse a presidente do Instituto de Defesa
Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Daniella Bueno.
Os diretores da Famato Vilmondes Tomain e José Luiz Fidelis parabenizaram
os consultores pela iniciativa e colocaram o Sistema Famato à disposição para
uma possível parceria na disseminação de dados e informações que vendam a
credibilidade da carne mato-grossense e brasileira.
Além dos diretores da Famato, participaram a gestoras do Núcleo Técnico,
Lucélia Avi, de Comunicação e Marketing, Cláudia Luz, o analista de
pecuária Marcos de Carvalho, o gestor de projetos do Imea, Rondiny Moreira
Carneiro, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT),
Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Indea. O Observatório
Gaúcho da Carne está disponível no website: www.observatoriodacarne.com.br .
As informações partem da assessoria de imprensa do Sistema Famato.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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