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CARNES: Marfrig reduz em 15% uso de água na pecuária

25 de outubro de 2016
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Porto Alegre, 25 de outubro de 2016 – A Marfrig Global Foods, uma das
maiores empresas do mercado de proteína global e referência em
sustentabilidade no setor, informa em seu Relatório Anual de Sustentabilidade
de 2015 ter reduzido em cerca de 15% o consumo de água em dez das unidades de
sua Divisão Beef.

Lançado nesta segunda-feira, o relatório integra um amplo conjunto de
iniciativas sustentáveis da Companhia, entre elas as melhores práticas de
bem-estar animal, tendo atingindo Tier 2 no relatório BBFAW (Business Benchmark
on Farm Animal Welfare); o compromisso público com o Greenpeace de combater o
desmatamento do Bioma Amazônia na cadeia da pecuária; e o monitoramento de
100% de seus fornecedores para garantir um produto ambientalmente correto de sua
origem até a mesa do consumidor.

Com a implementação do Sistema de Gestão Eficiente do Uso da Água, as
unidades envolvidas no projeto economizaram 1,2 milhão de m de água nos
últimos cinco anos, passando de 7,9 milhões m em 2010 para 6,7 milhões m
em 2015. O resultado, que está no Relatório Anual e de Sustentabilidade 2015
da empresa, é parte de um projeto que tinha como meta inicial reduzir em 2% o
consumo total de água dessas plantas, minimizando o impacto das operações na
comunidade e no meio ambiente.

A Marfrig Global Foods conclui mais um ciclo bem-sucedido de esforços para
mitigar os impactos ambientais de suas operações, posicionando-se como uma
das empresas pioneiras em sustentabilidade do agronegócio brasileiro. “Temos
trabalhado constantemente para consolidar nossa posição de líder global em
sustentabilidade na cadeia da carne bovina, incluindo ações na
sustentabilidade em todos os nossos negócios, seja controle do uso de energia,
gestão dos recursos hídricos, programas de reciclagem, ações direcionadas à
pecuária sustentável e ao bem-estar animal”, diz Leonel Almeida, gerente de
sustentabilidade da Divisão Beef.

Em 2015, os investimentos em ações na Marfrig Global Foods para
proteção ambiental totalizaram R$ 7,8 milhões. A Companhia adotou sistemas de
monitoramento para maximizar o uso correto e reduzir o impacto ambiental de
suas ações. As iniciativas incluem investimentos significativos na
utilização de energia de fontes renováveis, como casca de amendoim, maravalha
(aparas de madeira) e pó de serra, além de briquete (resíduos de madeira),
bagaço de cana e lenha de reflorestamento.

Referência global em Responsabilidade Social Corporativa e
Sustentabilidade, a Divisão Keystone também atuou fortemente na redução do
consumo de energia. Uma das maiores fornecedoras de alimentos processados do
planeta, a unidade de negócios com sede nos Estados Unidos reduziu o consumo de
energia em 3,7% a partir de medidas que visaram a eficiência, indo desde a
simples melhoria da iluminação à instalação de avançados sistemas de
controle.

Emissões

O impacto de suas ações na atmosfera é outro ponto de atenção da
Marfrig Global Foods. A Política de Mudanças Climáticas e Recursos Naturais
estabelece a adequação das atividades industriais, comerciais e de serviços
à economia de baixo carbono. Premiada duas vezes com o selo Ouro do Programa
Brasileiro GHG Protocol, a companhia realiza desde 2010 inventários anuais de
Gases do Efeito Estufa (GEE), importante ferramenta para o direcionamento de
ações alinhadas às estratégias de meio ambiente. Segundo o inventário, a
empresa conseguiu reduzir em 1,6% as emissões diretas dos processos próprios
(Escopo 1) e em 1,3% as emissões indiretas de energia adquirida (Escopo 2).

Além disso, a Divisão Beef reforçou seu compromisso público assinado
junto ao Greenpeace, não sendo identificada qualquer operação irregular nos
critérios socioambientais para aquisição de animais. A auditoria, realizada
durante o último ano, comprovou por amostragem que toda compra de gado passa
por um processo que verifica se a propriedade de origem já foi citada em alguma
das listas de trabalho escravo, esteja situada em áreas embargadas pelo IBAMA
ou em desacordo com os critérios do monitoramento geoespacial. O sistema de
compras da Divisão Beef impede automaticamente qualquer tentativa de
aquisição de bovinos de fazendas bloqueadas, garantindo a origem do gado.

Os resultados expressados no Relatório Anual e de Sustentabilidade 2015
refletem a busca da Companhia pela sustentabilidade em todas as dimensões de
seus negócios. “O ano de 2015 foi extremamente positivo na conquista de
nossos objetivos. Demos passos fundamentais para manter a Marfrig Global Foods
no caminho do crescimento sustentável de longo prazo e de sua consolidação na
liderança no setor de proteína animal”, diz Martín Secco, CEO da Marfrig
Global Foods. “A sustentabilidade é extremamente importante em nossa
estratégia, pois nosso negócio está intimamente ligado a questões como uso
da terra e dos recursos naturais”, complementa Leonel.

Sobre a Marfrig Global Foods

A Marfrig Global Foods é uma das maiores companhias de alimentos à base
de proteína animal do mundo formada pelas Divisões Keystone e Beef. A
Companhia têm unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em
12 países, é também uma das empresas brasileiras de alimentos mais
internacionalizadas e diversificadas. Seus produtos, vendidos para grandes
cadeias de restaurantes e supermercados, chegam à mesa de milhões de
consumidores em aproximadamente 100 países diariamente. As informações partem
da assessoria de imprensa.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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