safras

CARNES: Mudança é combustível para evolução da suinocultura brasileira-ABCS

3 de abril de 2018
Compartilhe

Porto Alegre, 3 de abril de 2018 – Em material divulgado à imprensa, o
presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo
Lopes, destaca que as mudanças servem de combustível para a evolução da
suinocultura brasileira. Veja mais detalhes abaixo.

A suinocultura brasileira sabe lidar bem com as mudanças. Ouso dizer,
inclusive, que ela mostra seu verdadeiro valor e toda a sua garra quando elas
batem à porta. Uma cadeia unida que sabe trabalhar para levar o melhor para o
mercado interno e também para o mundo. Se antes a carne suína era vista com
olhos de poucos amigos pelos consumidores do nosso país, hoje vemos sua
popularidade crescer nas gôndolas de supermercados e açougues, nos sites de
receita, na televisão e, consequentemente, na mesa do brasileiro.

Nos últimos anos, focamos no desafio de provar a qualidade, a segurança,
a versatilidade, o sabor e o excelente custo-benefício da carne suína, desde o
momento em que a produzimos até o momento em que ela chega ao consumidor. O
caminho até aqui não foi fácil. Foi preciso sermos resilientes, inovadores e
estratégicos para aproveitar as oportunidades e saber que temos muito a
contribuir com o agronegócio do nosso país.

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em um trabalho
conjunto com toda a cadeia, tem buscado promover a carne suína por meio do
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e temos conseguido
resultados expressivos que ultrapassam nossa porteira.

Uma grande conquista para todo o nosso setor foi a veiculação da campanha
“Agro: A Indústria-Riqueza do Brasil” com o tema suinocultura, em
fevereiro. Uma propaganda de quarenta segundos que mostrou que nossa atividade
é sim, com toda certeza, pop. Desenvolvida pela Rede Globo, segunda maior rede
de televisão comercial do mundo com uma média de 200 milhões de
telespectadores por dia, a campanha mostrou a tecnologia da nossa produção,
nosso potencial de geração de emprego, nosso poder de alimentar o mundo e a
saudabilidade e sabor do produto que orgulhosamente produzimos.

Essa iniciativa veio condecorar as muitas outras que tivemos nos últimos
anos. Recentemente, a informação de que a Organização Mundial de Saúde
(OMS) indica a introdução da carne suína na alimentação de crianças a
partir dos seis meses de idade surpreendeu os brasileiros ao ser notícia em
grandes meios de comunicação como a revista Veja, a Rede Record e o Portal R7.
Isso vem em sintonia com o trabalho contínuo realizado por meio do FNDS para
conscientizar os profissionais de saúde sobre as opções de cortes magros da
proteína e seus benefícios para a saúde humana em todas as fases da vida.

Temos avançado também no campo da gastronomia, onde por intermédio de
ações, mostramos o potencial da carne suína de forma brilhante, conquistando
chefs de diferentes estilos, provando sua versatilidade e sabor incomparável. A
proteína é estrela de cardápios de várias casas e protagonista de um
festival só seu, desenvolvido por nós na maior cidade brasileira e quinta
maior do mundo, São Paulo. Durante o período, foram comercializados mais de 3
mil pratos de carne suína em 40 conceituados restaurantes, surpreendendo os
consumidores com a versatilidade e sabor, bem como os chefs e proprietários
pelo bom negócio de ter a proteína no cardápio.

A carne suína provou ficar bem no vídeo e ser pé quente quando se trata
de competição. Dos quatro campeões do Masterchef Brasil, reality show
gastronômico de sucesso da Rede Bandeirantes, três usaram a carne suína como
ingrediente certeiro para o primeiro lugar.

Esse destaque da proteína tem aumentado o interesse dos brasileiros na
hora de experimentar e ousar na cozinha. E temos participado de forma ativa
destes momentos nas redes sociais e com o portal Mais Carne Suína, criado para
ser um canal direto de comunicação com o consumidor sobre a proteína e uma
fonte de receitas e dicas. Temos criado anualmente conteúdos inéditos como
receitas e vídeos de opções clássicas e práticas com diversas opções de
cortes para aumentar cada vez mais a presença da carne suína nos lares.

No varejo não tem sido diferente. Desde de 2012, quando a ABCS iniciou a
maior vitrine da carne suína no país, com um trabalho focado em educação e
promoção da proteína nas gôndolas junto a maior rede de varejo do Brasil, o
consumidor teve acesso a outra realidade no seu cotidiano. Diversidade de
cortes, porcionamento e informações tomaram conta das gôndolas, provando a
todos que a carne suína é um equilíbrio de saúde, sabor, variedade e bom
preço. Hoje a campanha está presente na maior rede de supermercados premium do
país em número de lojas, no Oba Hortifruti, que é uma referência nacional
em qualidade, e segue conquistando milhares de consumidores junto ao Grupo Pão
de Açúcar.

Para chegar até aqui, foi necessário o envolvimento de múltiplos atores.
Associações afiliadas, produtores, lideranças, empresas do setor,
frigoríficos, unidos para promover um trabalho feito com competência e
adequado às demandas cada vez mais exigentes dos consumidores. Os desafios
continuam e estamos cada vez mais motivados a avançar e a surpreender.
Movimentar é nos preparar para o futuro. Futuro da suinocultura brasileira que
não deixaremos na mão de outros, mas o construiremos juntos! As informações
partem da ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2018 – Grupo CMA

Cotação semanal

Dados referentes a semana 09/05/2025

Suíno Independente kg vivo

R$ 8,42

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 1.835,00

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.200,00

Milho Saca

R$ 71,75
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 13/05/2025 09:50

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,60

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,70

Cooperativa Majestade*

R$ 6,60

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 7,00

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 7,00

Alibem - base creche e term.

R$ 5,75

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,60

BRF

R$ 7,30

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,40

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,40

Pamplona* base term.

R$ 6,60

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,70
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria