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CARNES: Pecuária deve ser moderna para produzir mais, diz diretor da SRB

5 de fevereiro de 2016
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Porto Alegre, 5 de fevereiro de 2016 – Modernizar a pecuária para produzir
mais. “E carne melhor exige a mudança de paradigmas históricos, para novas
formas de organizar todos os elementos do sistema produtivo”, afirma o diretor
da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Francisco Vila.

Este debate é um dos focos das cinco etapas da edição de 2016 do
Circuito InterCorte: a primeira será realizada nos dias 2 e 3 de março, em
Cuiabá (MT), com promoção da Associação dos Criadores de MT (Acrimat), SRB
e Verum Eventos. Como novidade neste ano, São Paulo sediará uma etapa do
encontro, nos dias 16 e 17 de junho.

Em SP, o Circuito fará parte da Semana da Carne, que contará com a
BeefWeek – outra novidade que está programada para estrear em Mato Grosso
-, o Caminho do Boi, o Global Beef Meet, o Leilão Pecuária Solidária,
Livraria Cultura do Boi, Exposição Arte do Boi, entre outras opções.

“A Beef Week, evento que ocorrerá em paralelo ao Circuito InterCorte, é
a grande novidade deste ano. O fomento ao consumo e à divulgação de
informações de qualidade sobre a carne bovina são seus grandes objetivos”,
destaca a diretora da Verum, Carla Tuccilio.

Sobre a etapa de MT, ela destaca que mais uma vez a cidade de Cuiabá
abrirá o InterCorte, que passará por diversas cidades neste ano. “Não
escolhemos Cuiabá à toa. O Estado de Mato Grosso tem o maior rebanho do País
e a procura por informações e novidades é sempre muito grande”, justifica.

Carla ainda ressalta um dos pontos importantes do encontro: produzir mais,
em menos tempo e em áreas menores . “O Circuito InterCorte leva experiências
e tecnologias para que os produtores possam empregar em suas propriedades e
alcançar estes objetivos.”

O diretor da SRB também faz sua avaliação: “Temos mais de 1 milhão de
bovinocultores de carne. A maioria não teve e não tem acesso às soluções
mais modernas. O Circuito serve como facilitador para o intercâmbio de
conhecimento e experiências”.

Para ele, “isto se refere a modelos de produção, dimensões distintas
de propriedades e às condições climáticas, de solo e culturais, em um País
continental, no qual se produz carne em todas as regiões, mas com práticas
distintas”.

“Estamos no século do conhecimento e o Circuito é uma ferramenta para
levar novas soluções aos principais polos da bovinocultura do Brasil”,
reforça o diretor da SRB.

MARKETING DA CARNE

Em sua análise sobre marketing do mercado da bovinocultura no Brasil, ele
comenta que “a carne não é um produto industrial como um relógio ou um
sapato”.

“O resultado final do longo processo produtivo depende de variáveis
vivas como plantas, clima e animais que, por natureza, não são completamente
programáveis. Desta forma, não é fácil garantir a uniformidade da qualidade
para grandes volumes.”

Por este motivo, segundo Vila, “a iniciativa de marketing de um grande
frigorífico é louvável, por promover a carne em geral, mas não deixa de
correr riscos de decepcionar os consumidores, em uma parte dos cortes que vão
encontrar nas prateleiras do varejo”.

“Esta circunstância específica garante a sobrevivência de açougues ou
casas de carne, que operam com volumes menores e que são mais facilmente
controláveis. Neste sentido, a BeefWeek (evento que ocorrerá dentro do
Circuito InterCorte), além de promover a carne em geral, informará exatamente
sobre o perfil individualizado da oferta da carne bovina, seja por meio de
linhas especiais das indústrias ou de cortes nobres das boutiques de carne.”

ÁREAS PRODUTIVAS

Sobre a questão que vem sendo bastante discutida pelo setor agropecuário,
no sentido de produzir mais em áreas menores, Vila reforça que o modelo de
produção da bovinocultura brasileira é tradicionalmente extensivo. “Mas
não é difícil dobrar a atual produção de carne no mesmo espaço, aplicando
alguns cuidados e intensificando o sistema produtivo com tecnologias já
amplamente difundidas, em todas as regiões do País.”

“Isto não implica em uso de insumos questionáveis ou tratamento de
animais de forma inadequada. É só fazer um pouco melhor o que tem sido a
prática no passado. É nisto que consiste o potencial de competitividade da
pecuária brasileira: fazer mais com o mesmo e com melhores práticas, além de
ganhar mais.”

Avaliando a parte comercial do setor, tanto no mercado interno quanto no
externo, Vila acredita que, por motivos estruturais, a pecuária se encontra em
uma fase de equilíbrio, em um patamar historicamente elevado.

“Esta tendência tem bons fundamentos para continuar ao longo dos
próximos anos. Uma eventual diminuição da demanda interna pode ser, em parte,
compensada pelo aumento das exportações. E com a incorporação cada vez
maior de tecnologias da produção e formatos mais modernos de gestão, a
pecuária continuará sua trajetória positiva nos últimos anos, pelo menos
para aqueles pecuaristas que entenderam os sinais do tempo e se preparam para
uma produção competitiva.”

CIRCUITO INTERCORTE

Para 2016 está prevista a realização de cinco etapas do Circuito
InterCorte, evento itinerante que vem percorrendo, desde 2012, alguns dos
principais polos de produção pecuária do Brasil. Conforme a Sociedade Rural
Brasileira, desde a sua criação, já contou com a participação de mais de 19
mil pessoas, das quais cerca de 80% eram pecuaristas.

Depois de Mato Grosso, no mês que vem, o evento terá etapas nos Estados
de Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, além da grande novidade, que é a
etapa da capital paulista, em junho deste ano.

SEMANA DA CARNE EM SP

A Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne em São Paulo –
Circuito InterCorte – ocorrerá nos dias 16 e 17 de junho, na Bienal de São
Paulo. Sua proposta é difundir as tecnologias e fomentar discussões sobre a
cadeia produtiva da carne. Para isto, contará com uma grande feira de negócios
e dois dias de workshop.

O anúncio do evento em SP foi feito, entre outros, pelo presidente da SRB,
Gustavo Junqueira, e pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado
de São Paulo, Arnaldo Jardim, no último dia 28 de janeiro.

BEEF WEEK

De acordo com a Sociedade Rural Brasileira, será uma semana de fomento ao
consumo e à divulgação de informações de qualidade sobre a carne bovina,
como procedência, benefícios e formas de preparo. Parcerias da Beef Week devem
garantir ações de promoção da carne bovina em selecionados restaurantes,
casas de carne e supermercados.

CAMINHO DO BOI

A instalação possui painéis e recursos audiovisuais para simular o
trajeto completo de um boi de corte, da fazenda até a mesa do consumidor,
destacando importantes etapas do processo, como nutrição, curral de manejo,
controle e gestão, sanidade, transporte e frigorífico.

Segundo a SRB, o projeto apresenta a integração dos elos da cadeia da
carne, chamando a atenção do pecuarista para os impactos da produção na
qualidade do produto que entrega ao frigorífico e, consequentemente, ao
consumidor, com impacto direto na rentabilidade do seu negócio.

GLOBAL BEEF MEET

Encontro internacional, a Global Beef Meet reunirá governos, exportadores,
indústria, associações e demais agentes internacionais interessados no
mercado mundial da carne, durante o Circuito InterCorte 2016.

LEILÃO PECUÁRIA SOLIDÁRIA

Criado para celebrar os 25 anos de atuação profissional do leiloeiro
Eduardo Gomes, do Estado de Tocantins, o projeto conta com doações de animais
de produtores, empresas e instituições ligados ao agronegócio.

As quatro edições realizadas até hoje, conforme dados da SRB,
arrecadaram mais de R$ 1,6 milhão a entidades assistenciais que cuidam de
pacientes e famílias carentes, a maioria de Tocantins.

LIVRARIA CULTURA DO BOI

A atração ocorrerá na Bienal de São Paulo, nos dias 16 e 17 de junho, e
contará com um espaço físico para comercialização de obras especializadas
no tema pecuária e carne de qualidade. Lançamentos e tarde de autógrafos de
novos títulos ligados ao tema da Semana também estão programados.

EXPOSIÇÃO ARTE DO BOI

A Arte do Boi será uma exposição de artes plásticas e fotografia
envolvendo a pecuária nacional. Até o momento, estão confirmados os artistas:
Renan Antonelli, Fabio Fatori, Diego Penedo e Rodrigo Gastaldon. As obras
serão vendidas em um leilão para arrecadação de fundos para o projeto
Pecuária Solidária. As informações partem da assessoria de imprensa da
Sociedade Nacional de Agricultura.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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