safras

CARNES: PorkExpo LATAM debate estratégias de vendas dos suinocultores

6 de novembro de 2023
Compartilhe

Porto Alegre, 6 de novembro de 2023 – Aproveitar o bom momento de produção, custos em baixa,
vendas externas recordes e apetite crescente do brasileiro pela carne suína. Esse é o grande
desafio dos empreendedores brasileiros envolvidos com a cadeia produtiva da proteína ainda líder
no consumo mundial no fim de 2023 e nos próximos sete anos. E as respostas podem surgir durante um
momento mais do que especial na programação da PorkExpo LATAM 2023 & 11º Congresso Latino
Americano de Suinocultura, que começa nesta terça-feira, dia 7 de novembro, e prossegue até o dia
9 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.

Será a apresentação do Engenheiro Agrônomo, Publicitário, Especialista em Vendas e
Atendimento ao Produtor Rural Nathan Lima, a partir das 14h20, no dia 8 de novembro, segundo dia de
palestras da Porkexpo 2023. Nathan atuou durante seis anos com as cooperativas e outros quatro anos
em representações comerciais do agronegócio e consultorias agronômicas, vivendo de perto a
realidade do produtor rural. Já fui responsável técnico por 1.100 hectares de plantio na Região
Oeste do Paraná e hoje posso entregar todo o meu conhecimento adquirido em mais de onze anos de
mercado à profissionais de venda e produtores do Brasil e Paraguai. Quero dividir desafios e
procedimentos para a cadeia poder negociar o melhor possível o produto nobre que cultiva para
alimentar brasileiros e populações do mundo inteiro, afirma Nathan.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que em 2023, pela primeira vez na
história, a média mensal das exportações de carne suína superou o patamar de 100 mil toneladas.
As vendas externas cravaram pouco mais de um milhão de toneladas em outubro e vão quebrar novo
recorde histórico no fim do ano. No front interno, o consumo também promete marca inédita,
emplacando uma média de 22 quilos por habitante. É mais do que hora de planejar e investir em
técnicas de comercialização tão importantes quanto saber produzir a carne. Equilibrar a oferta
de animais em peso ideal para abate, alongar as entregas ao longo dos meses e das estações
climáticas e negociar a qualidade dos lotes comercializados. Vender é uma técnica tão importante
quanto produzir. Exige bons profissionais, análise de inúmeros fatores e transações com clientes
que garantem valores maiores para os lotes de suínos vivos e também pela qualidade das carcaças,
reforça Nathan Lima.

São estratégias que envolvem outras inúmeras questões, como controle da liquidez,
observação dos criadores que desistem da atividade, compras de insumos em grupos, procura por
abatedouros mais sofisticados em termos de cortes e nichos de mercado. E sempre, sempre, acompanhar
a evolução dos preços no atacado e no varejo das proteínas concorrentes, como carne bovina, de
frango e de peixes.

O XI Congresso Latino Americano de Suinocultura deste ano tem como grande novidade a
concentração de palestras em uma única sala, possibilitando aos participantes um maior
aproveitamento do conteúdo educacional. Serão abordados temas como biossegurança, mercado,
marketing, vendas, nutrição, saúde animal, inteligência artificial, big data e gestão.

O público vai acompanhar a apresentação de todas as novas tecnologias e os últimos
resultados das pesquisas envolvendo a Suinocultura Mundial por meio de palestras e painéis
temáticos, com mesas redondas envolvendo palestrantes e lideranças, em um formato dinâmico e
envolvente.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é patrocinador da
PorkExpo LATAM 2023 & XI Congresso Latino-Americano de Suinocultura.

E os dois eventos tem como parceiros e patrocinadores as empresas AGROZOOTEC, NUTTRIA, KOBRATEC,
EXATTA, NUTROMATIC, FAIRTEK, CHP BRASIL, MSCHIPPERS, ZAAMP, RESISTEX, LEROAGRO, ZARDO, IMV,
ANIMALNUTRI, ECOFILTRO, SER BRASIL, CLOUDFARMS, BREEDERS, BIOFARMCHECK, AGRONUTRI, MCASSAB,
ORDEMILK, FARENZENA, NANOLIKE, GRANJA PERU, VACCINAR, YES, SALMIX, ROBOAGRO, TROUW NUTRITION,
PERSTORP, SUINORTE,STA, VITAMIX, CHR HANSEN, AJINOMOTO e GASCO.

As informações partem da assessoria de imprensa da PorkExpo LATAM 2023.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA

Cotação semanal

Dados referentes a semana 22/11/2024

Suíno Independente kg vivo

R$ 9,53

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 71,50

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.200,00

Milho Saca

R$ 1.975,00
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 22/11/2024 17:50

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,35

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,45

Cooperativa Majestade*

R$ 6,35

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 6,35

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 6,45

Alibem - base creche e term.

R$ 5,55

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,30

BRF

R$ 7,05

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,10

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,10

Pamplona* base term.

R$ 6,35

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,45
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria