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CARNES: Receita líquida da BRF atinge R$ 8,1 bilhões no 1T16

29 de abril de 2016
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Porto Alegre, 29 de abril de 2016 – A receita operacional líquida da BRF
avançou 15,2% no primeiro trimestre do ano (1T16), se comparado com o mesmo
período do ano anterior, chegando a R$ 8,1 bilhões. O índice foi impulsionado
por preços médios mais altos e maiores volumes. O lucro bruto atingiu R$ 2
bilhões, queda de 6,1% no comparativo com o 1T16. Já o EBITDA atingiu R$ 1
bilhão, 7,8% acima do registrado no primeiro trimestre de 2015.

“O primeiro trimestre do ano foi um dos períodos mais desafiadores da
última década, resultado de uma combinação de eventos bem distintos.
Enquanto a produção de frango no Brasil atingiu níveis recorde, pressionando
os preços, o custo do milho subiu de forma exponencial e num movimento
completamente descorrelacionado aos preços globais, trazendo aumentos de mais
de 30% em relação ao final de 2015”, explica Pedro Faria, CEO Global da BRF.

Apesar do cenário conjuntural de curto prazo mais desafiador, a BRF vai
manter o seu programa de investimentos para 2016, a fim de suportar a expansão
global e a estratégia de longo prazo. No ano, a companhia pretende investir R$
2 bilhões, repetindo o valor aplicado no ano passado. “Isso é possível dado
a nossa posição de caixa saudável e nossa robusta gestão financeira de
estrutura de capital”, ressalta Faria.

Desempenho Regional

A BRF comercializou mais de 1 milhão de toneladas de alimentos no primeiro
trimestre do ano, um incremento significativo quando considerado o histórico
da companhia. Ásia e a Europa registraram os maiores índices de crescimento em
volumes: 44,4% e 28,9%, respectivamente. Já Latam, que também ampliou o
volume de venda, registrou um crescimento expressivo na comercialização de
alimentos processados: 16,4% no período analisado.

O mercado brasileiro ficou praticamente estável no primeiro trimestre do
ano, segundo dados divulgados pela Nielsen. No período, a BRF adotou uma nova
política de pricing, construída de forma muito mais granular e específica,
com reajustes diferentes por região, canal e categoria. A receita operacional
líquida no período foi de R$ 3,5 bilhões

No Oriente Médio & Norte da África (MENA), a receita operacional líquida
totalizou R$ 1,5 bilhão no primeiro trimestre, 17,9% maior que o ano anterior.
Destaque para o crescimento de 27,1% no volume dos produtos processados, no
mesmo comparativo. Vale ressaltar que marca Sadia continua ganhando
participação em praticamente todas as categorias comercializadas na região.

A receita líquida operacional da Ásia totalizou R$ 1 bilhão no primeiro
trimestre, 43,8% maior se comparado ao registrado no ano anterior. No período,
a BRF conseguiu habilitar quatro plantas para exportação para a Malásia e
três plantas adicionais para a China. Essas plantas deverão adicionar volumes
importantes ao longo do ano. Recentemente, a companhia inaugurou um escritório
na Malásia para dar suporte aos planos de crescimento no sudeste asiático.

Na Europa, a receita operacional líquida totalizou R$ 958 milhões, 54%
maior que a registrada em igual período do ano anterior. A consolidação da
distribuidora Universal Meats, ainda que parcialmente no trimestre, ajudou nesse
resultado, reforçando a estratégia de consolidar nossa posição de
liderança no canal Food Service customizado no mercado do Reino Unido, assim
como avançar na cadeia e melhorar nosso mix de produtos de maior valor agregado
e com menor exposição às oscilações dos ciclos da indústria.

A receita operacional líquida na região LATAM totalizou R$ 438 milhões,
11,2% maior que o registrado em igual período do ano anterior. Este crescimento
está relacionado ao aumento dos preços médios em reais, principalmente na
Argentina, pelo incremento de volumes em novos mercados, especialmente México e
Caribe, e ao crescimento e diversificação de mix em mercados existentes como
Paraguai, Uruguai e Chile.

Por fim, esta é a primeira vez que a BRF reporta os resultados da África
como uma região individual, em linha com a emancipação da região anunciada
no início do ano. Mesmo diante de desafios internos no continente, os volumes
provenientes da região cresceram 6,4%, se comparado com o ano anterior. A
receita operacional líquida ficou em R$ 176 milhões, 13% maior no mesmo
comparativo.

Internacionalização

O primeiro trimestre do ano também registrou avanços importantes no
processo de internacionalização da BRF. No período, a companhia concluiu a
aquisição Golden Foods Siam (GFS), na Tailândia; da Universal Meats, no Reino
Unido; e da Qatar National Import and Export Co, no Qatar. Além disso, a
empresa conseguiu acessar novos mercados na Ásia e América Latina – Malásia e
México, respectivamente.

Sobre BRF

A BRF, detentora das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, é uma das maiores
empresas de alimentos do mundo. A empresa possui mais de 105 mil funcionários,
35 unidades industriais no Brasil, 16 fábricas no exterior (oito na Argentina,
uma no Reino Unido, uma na Holanda, cinco na Tailândia e uma nos Emirados
Árabes Unidos) e 40 centros de distribuição. Atualmente, a companhia exporta
para mais de 120 países. As informações partem da assessoria de imprensa da
BRF.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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