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CARNES: Setor comemora Dia Mundial do Ovo com crescimento no consumo – ABPA

13 de outubro de 2022
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Porto Alegre, 13 de outubro de 2022 – Amanhã, 14 de outubro, é o Dia Mundial do Ovo. A data é
comemorada em todo o planeta nas segundas sextas-feiras de outubro de cada ano. No Brasil, as
celebrações acontecem de Norte a Sul do País, envolvendo desde produtores, entidades estaduais de
avicultura e membros do Instituto Ovos Brasil, até apreciadores e entusiastas da proteína animal
cujo consumo foi o que mais cresceu nos últimos quinze anos.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2007, cada brasileiro
consumia 131 unidades por ano. Entretanto, este índice praticamente dobrou, estando hoje em 257
unidades anuais, conforme último levantamento setorial, realizado em 2021.

De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, que também preside o conselho
administrativo do Instituto Ovos Brasil, os investimentos em produtividade e as fortes campanhas de
esclarecimento sobre as propriedades do produto foram determinantes para que o ovo se transformasse
em alimento prioritário na dieta média da população brasileira.

“Antes havia estigmas severos sobre o ovo, com informações equivocadas relacionando-o ao
aumento de colesterol e outros malefícios à saúde. No início da década passada, a Ciência
entrou em campo e reverteu esta desinformação, mostrando que, na verdade, o ovo é o alimento mais
completo na natureza, depois do leite materno. A partir disso, um amplo trabalho de esclarecimento
pautado por informações científicas e pela ampliação da capacidade produtora do Brasil foi
estabelecido, e permitiu disponibilizar à população oferta de produtos que superam a média
global de consumo, que é de 230 unidades”, analisa Santin.

Hoje, o Brasil é o sexto maior produtor de ovos do planeta. Por segundo, são produzidos no
país 1.743 ovos, tendo como base a produção total de 2021, com 54,973 bilhões de unidades. Os
principais estados produtores são São Paulo (29,6% do total), Minas Gerais (10,5%), Espírito
Santo (9,1%), Pernambuco (8,1%) e Rio Grande do Sul (5,8%), mas há polos de produção espalhados
de Norte a Sul do País.

Em torno de 99,5% da produção nacional é destinada ao mercado interno, sendo exportado apenas
0,5% do total. Apesar disso, o produto brasileiro tem conquistado cada vez mais espaço no mercado
internacional, com exportações acumulando alta de 13,5% até agosto de 2022.

“O ovo é, hoje, estratégico para a segurança alimentar do Brasil, com praticamente toda a
produção sendo destinada às nossas gôndolas. Entretanto, com as fortes altas nos custos de
produção, com preços históricos do milho e do farelo de soja, o setor viu no mercado
internacional uma oportunidade de equilibrar as contas, o que também tem gerado divisas importantes
para o país. Com a melhora nos estoques de passagem dos grãos este ano, em relação à safra
passada, esperamos que ocorra uma melhora na capacidade competitiva do ovo, mantendo seu papel como
proteína acessível e fundamental para a nutrição da população brasileira”, completa o
presidente da ABPA.

Saiba mais sobre as atividades do Dia Mundial do Ovo pela página do IOB no Instagram
https://www.instagram.com/institutoovosbrasil.

As informações partem da assessoria de imprensa da ABPA.

Revisão:Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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