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ECONOMIA: IBGE pesquisa impacto da pandemia nas empresas

9 de julho de 2020
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Porto Alegre, 9 de julho de 2020 – O Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) anunciou, hoje, a realização da Pesquisa Pulso-Empresa,
que avaliou o impacto da pandemia da covid-19 nas empresas. Serão feitos, a
princípio, cinco ciclos de levantamento de dados para verificar como os
empresários do país estão sendo afetados pelas restrições impostas pelo
novo coronavírus (covid-19) e como reagem à situação.

A primeira divulgação da pesquisa será na quinta-feira (16) e trará os
dados levantados entre 15 e 30 de junho, com comparações entre a primeira
quinzena de junho e o período anterior ao início da pandemia no Brasil, em 11
de março. Os demais ciclos, previstos para serem realizados de forma quinzenal
até agosto, trarão comparações com a quinzena imediatamente anterior ao
levantamento dos dados.

O questionário foi aplicado por telefone e integra o conjunto das
Estatísticas Experimentais do IBGE, já que o modelo ainda está em fase de
teste e avaliação. Nesse primeiro levantamento, foram entrevistadas cerca de 2
mil empresas em todas as regiões do país, sendo 14% no Norte, 18% no
Nordeste, 22% no Sudeste, 25% no Sul e 20% são do Centro-Oeste.

Quanto ao tamanho, 52% são pequenas, com até 49 empregados; 33% têm de
50 a 499 trabalhadores e 15% são empresas grandes, com mais de 500 pessoas
empregadas. Foram abrangidos no levantamento empresas das atividades econômicas
da indústria, da construção, do comércio e de serviços.

O coordenador da pesquisa, Flávio Magheli, disse que o objetivo do estudo
é acompanhar e avaliar a evolução e a incidência de alguns efeitos da
pandemia sobre um conjunto diversificado de empresas.

“Nós temos o interesse de ter uma pesquisa rápida, em que a gente
procura investigar empresas de diferentes tamanhos e espalhadas pelo
território, entramos em contato por telefone, para ter uma percepção rápida
sobre determinada temática. No nosso caso a intensidade do impacto sobre alguns
temas”.

O coordenador do projeto, Alessandro Pinheiro, explicou que uma
pesquisa-pulso tem o objetivo de fazer uma análise imediata dos dados. “É
como um termômetro, ou seja, você precisa começar a medir logo a temperatura
do paciente, nesse caso as empresas brasileiras, para que ele não tenha
complicações mais sérias e você poder subsidiar políticas que vão dar
respostas, tanto no campo público como no privado, com estratégias
empresariais, aos efeitos da pandemia”.

Ele disse que foi feito um teste piloto de 20 de maio a 5 de junho para
ajustar o questionário. Segundo Pinheiro, as perguntas são objetivas e levam
cerca de 10 minutos para responder, com cinco focos temáticos, começando pela
a situação operacional da empresa.

“Aqui a gente vai poder identificar a empresa que não conseguiu
sobreviver ao choque e encerrou por causa da pandemia. A parte de impacto geral
é direcionada às empresas que estavam funcionando. Os impactos específicos
tanto do lado da demanda, das vendas, capacidade de produção e atendimento ao
cliente, mercado de trabalho. A gente tenta identificar aquelas empresas que
procuraram reagir e implantaram medidas de reação das empresas. E por fim o
apoio do governo”.

A pesquisa vai trazer dados sobre a intensidade do impacto da pandemia nas
vendas e nas condições de produção ou atendimento aos clientes, bem como
indicadores sobre o acesso aos fornecedores e a capacidade de fazer os
pagamentos de rotina. Trará também dados como alterações no quadro de
funcionários, posicionamento diante das medidas emergenciais do governo e a
utilização de linha de crédito.

A Pesquisa Pulso-Empresa: impacto da covid-19 nas empresas se soma a outras
iniciativas do IBGE para traçar os efeitos da pandemia no país, como a Pnad
Covid-19, que teve os primeiros resultados divulgados em junho, com respostas no
curto prazo. Com informações da Agência Brasil.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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