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ECONOMIA: IPCA-15 tem alta de 0,52% em dezembro e de 5,9% no ano – IBGE

23 de dezembro de 2022
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Porto Alegre, 23 de dezembro de 2022 – O Indice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15)
foi de 0,52% em dezembro e ficou 0,01 ponto percentual (p.p.) abaixo do resultado de novembro
(0,53%). Com isso, o IPCA-15 acumulou alta de 5,90% em 2022. O IPCA-E, que é o IPCA-15 acumulado
trimestralmente, foi de 1,21% para o período de outubro a dezembro. Em dezembro de 2021, o IPCA-15
havia sido de 0,78%

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em dezembro. Os maiores
impactos vieram de Transportes (0,85%) e Alimentação e bebidas (0,69%), com 0,17 p.p. e 0,15 p.p.
respectivamente. A maior variação, por sua vez, ficou com Vestuário (1,16%), que acumulou alta de
18,39% no ano. Cabe mencionar ainda os resultados de Saúde e cuidados pessoais (0,40%), que
desacelerou ante novembro (0,91%), e Habitação (0,40%), com variação próxima à do mês
anterior (0,48%). Os demais grupos ficaram entre a queda de 0,46% dos Artigos de residência e a
alta de 0,39% de Despesas pessoais.

O grupo dos Transportes acelerou de novembro (0,49%) para dezembro (0,85%), principalmente em
função da alta nos preços das passagens aéreas (0,47%), que haviam recuado quase 10% no mês
anterior. Os preços dos combustíveis (1,79%) seguiram em alta, embora com resultado menor que o de
novembro (2,04%). A gasolina (1,52%) contribuiu com o maior impacto individual no índice do mês,
0,07 p.p., enquanto o etanol (5,44%) teve a maior variação entre os combustíveis pesquisados.
Óleo diesel (-1,05%) e gás veicular (-1,33%) tiveram queda de preços em dezembro.

A variação de Alimentação e bebidas (0,69%) também superou a de novembro (0,54%). Os
preços dos alimentos para consumo no domicílio subiram 0,78%, influenciados pelas altas da cebola
(26,18%) e do tomate (19,73%). Nos últimos três meses, as variações acumuladas desses dois
produtos foram de 52,74% e 49,84%, respectivamente. Além disso, os preços do arroz (2,71%) e das
carnes (0,92%) também subiram em dezembro, contribuindo para a alta do grupo. No lado das quedas,
destaca-se o leite longa vida (-6,10%), em queda pelo quarto mês consecutivo. No entanto, o produto
encerrou o ano de 2022 com aumento de 25,42%.

A alimentação fora do domicílio (0,45%) ficou com resultado próximo ao do mês anterior
(0,40%). O lanche teve alta de 0,88% e, arefeição, de 0,28%.

No grupo Vestuário (1,16%), todos os itens tiveram alta. As maiores contribuições vieram das
roupas femininas (1,54%) e masculinas (1,47%), ambas com 0,02 p.p. Os preços deste grupo subiram
todos os meses de 2022, sendo a maior alta em abril (1,97%) e a menor, em agosto (0,76%). As
informações são do IBGE.

Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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