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ECONOMIA: Ministro promete plano nacional de exportação para março

2 de fevereiro de 2015
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Porto Alegre, 02 de fevereiro de 2015 – O governo deve anunciar em março
um plano nacional de exportação para melhorar a competitividade da indústria
nacional tanto no mercado doméstico quanto no exterior, segundo o ministro do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro.

O ministro afirmou que a iniciativa terá “ampla participação do setor
privado” e indicou que haverá mudanças no ambiente regulatório, com
simplificação de regras e desburocratização de processos, além de
“melhoria” no sistema tributário. Nenhum detalhe, no entanto, foi
apresentado.

Monteiro, que falou durante encontro com empresários na Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP),
disse que embora não seja possível diminuir impostos neste momento, é preciso
reduzir a complexidade do sistema tributário para melhorar as condições
operacionais das empresas.

O ministro reconheceu a mudança no cenário internacional e disse que as
vendas para a China não são suficientes para conquistar superávits na
balança comercial. “Esse fato nos conduziu a uma certa acomodação no
enfrentamento na agenda de reformas. Agora as coisas no mundo mudaram”, disse.

Monteiro acredita que a relação entre dólar e real vista atualmente
oferece perspectiva de que o Brasil retome exportações. Neste sentido, o
ministro defendeu a existência de uma política industrial mais integrada e com
maior possibilidade de negócios do País com países fora do Mercosul, como os
Estados Unidos.

O ministro afirmou que não pretende “desmerecer a importância do
Mercosul”, mas que é preciso encontrar algum grau de liberdade para ampliar a
corrente de comércio com outros países.

“Sobretudo para identificar oportunidades e mercados que podem ser
acessados, que podem ser reforçados para que o Brasil desenvolva uma política
exportadora mais agressiva”, acrescenta.

Monteiro também declarou a intenção de melhorar o ambiente
microeconômico de empresas mais expostas à concorrência internacional. As
informações são da Agência CMA.

Revisão: Rodrigo Ramos / Agência SAFRAS

Copyright 2015 – Grupo CMA

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