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EMPRESAS: Bayer emite CPR em parceria com a Bolsa Brasileira Mercadorias

15 de abril de 2021
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Porto Alegre, 15 de abril de 2021 – A Bayer acaba de ingressar no mercado
de emissões da Cédula do Produto Rural (CPR) em formato 100% digital. A
iniciativa nasceu de um projeto colaborativo com a BolsaAgro CPR, da Bolsa
Brasileira Mercadorias, junto com distribuidora Super Safra Agropecuária, que
indicou um produtor para a realização do piloto. O serviço, que teve a sua
primeira emissão na safra de café 20/21, já está disponível no programa de
relacionamento Impulso Bayer para agricultores, revendas e cooperativas.

Para o consultor de Crédito e Cobrança da Bayer, Élcio Luís Borges,
esta parceria reforça a importância da inovação para a companhia e para o
agronegócio como um todo. “A digitalização nos permite melhorar a
eficiência das nossas próprias operações e, ao mesmo tempo, nos ajuda a
identificar novas maneiras de gerar tecnologia para atender demandas cada vez
mais específicas de nossos clientes. E isso não seria diferente em relação
às ferramentas financeiras”, declarou.

A plataforma BolsaAgro CPR revolucionou o mercado de emissão de papeis
para o financiamento de produtores rurais e cooperativas. Após o preenchimento
dos dados, a minuta da CPR é apresentada para as assinaturas com certificação
digital. É possível vincular, como anexos à CPR física, todos os documentos
obrigatórios e exigidos pelo credor. Com a aprovação, os emitentes recebem
um link e um código via e-mail que permite a assinatura de todos os documentos
que serão integrados e estruturados digitalmente. Outro diferencial deste
serviço é o link direto com a B3 para o registro do título.

“Junto ao BolsaAgro CPR percebemos que o processo é viável e que
facilita todas as negociações no mercado agro, como as operações de barter,
por exemplo. Essa ferramenta chega para atender a demanda nas emissões desses
títulos de forma 100% digital, com qualidade técnica e jurídica, além de
baixo custo operacional e agilidade nos registros cartoriais para os nossos
parceiros e clientes”, pontua Borges.

Para a Super Safra Agropecuária, o trâmite no mercado do café também
representou a estreia do grupo na digitalização da CPR. A principal vantagem
observada foi a rapidez e a praticidade no processo. “Graças a esta parceria,
o tempo para a emissão da CPR caiu pela metade, além de diminuir a burocracia
e a papelada para este tipo de negociação. Outro ponto positivo é a
redução de nossos custos com cartórios, correios e deslocamento de equipe”,
declarou Adalberto Bueno, gerente-geral da Super Safra Agropecuária.
“Acredito que na próxima safra faremos quase todas em formato digital”,
finalizou. As informações partem da Bolsa Brasileira de Mercadorias.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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