safras

EMPRESAS: Brado planeja rotas e iniciará operação de trens na Ferrovia Norte-Sul

24 de julho de 2023
Compartilhe

Porto Alegre, 24 de julho de 2023 – A conclusão das obras executadas pela Rumo na Ferrovia
Norte-Sul irá alavancar um novo ciclo de desenvolvimento e oportunidades para os estados de Goiás,
Tocantins e o Distrito Federal. A Brado deve iniciar, nas próximas semanas, as operações com
contêineres no trecho que conecta Goiás ao Porto de Santos. Diferente dos vagões “tradicionais”,
os contêineres permitem diversificar o atendimento acomodando cargas diversas, desde produtos
agropecuários até industrializados.

A partir do Porto Seco Centro-Oeste, em Anápolis, serão atendidos por ferrovia os mercados de
exportação de algodão, mineração, siderurgia, e alimentos, incluindo açúcar, farelo de soja e
grãos em contêineres, além de proteínas bovinas por meio das operações com contêineres reefer
(refrigerado). Atualmente, estes mercados já movimentam cerca de 45 mil contêineres ao ano e mais
de 65% têm como destino o Porto de Santos.

“Goiás e o Sul do Tocantins ganham mais eficiência logística e competitividade. A tendência
é que essas regiões vejam a produtividade crescer em setores que hoje já são representativos
para sua economia, como o agro e a indústria”, afirma Daniel Salcedo, diretor comercial da Brado
Logística.

A ferrovia é um indutor de desenvolvimento econômico. Um exemplo é Rondonópolis (MT), onde a
Brado tem um terminal próprio. Em 2000, o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) era de 0,6
(considerado médio) e atualmente subiu para 0,75 (nível alto). De acordo com o IBGE, a cidade é a
segunda maior no ranking das maiores economias do estado, se destacando devido à opção logística
da ferrovia. Esse mesmo ciclo de crescimento pode ocorrer nas cidades com envolvimento direto com a
Ferrovia Norte-Sul.

A competitividade surge como uma vantagem inegável trazida pela ferrovia. O diretor de
operações do Grupo Porto Seco Centro-Oeste, Everaldo Fiatkoski, destaca que a nova ferrovia
garante mais capacidade de movimentação de cargas hoje transportadas, exclusivamente, pelo modal
rodoviário.

Além disso, o poder de escolha conferido pela Ferrovia Norte-Sul proporciona ganhos em termos
de segurança e eficiência. A carga transportada por via férrea está sujeita a menores riscos de
acidentes e roubos em comparação com o transporte rodoviário, o que traz uma tranquilidade
adicional para as empresas que utilizam essa modalidade. A eficiência também é ampliada, uma vez
que a ferrovia permite o transporte de grandes volumes de carga de uma só vez, otimizando a
logística de distribuição.

Importação garante fluxo completo

A nova rota de operação da Brado a partir de Santos conectada à Ferrovia Norte-Sul captará
os mercados de importação de insumos que abastecem as indústrias e o agronegócio do estado
goiano, além dos bens de consumo que passam a ser distribuídos para as populações de Goiás,
Distrito Federal e sul do Tocantins. Entre as importações destacam-se os segmentos de
agroquímicos, peças de máquinas, equipamentos e plásticos. Estes mercados movimentam mais de
16,5 mil contêineres ao ano.

A solução representa uma quebra de paradigma na logística brasileira. “O fluxo habitual é
desequilibrado: os ativos rodoviários e ferroviários vão até os portos cheios e retornam para o
interior com grande ociosidade. As operações de importação vão movimentar o chamado fluxo de
retorno, com destino ao interior do País, com os trens circulando praticamente cheios nos dois
sentidos”, conta Salcedo. Além de uma logística mais eficiente, a chamada rota de retorno garante
mais sustentabilidade ao transporte de cargas. As informações são da assessoria de imprensa da
Brado.

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA

Cotação semanal

Dados referentes a semana 28/06/2024

Suíno Independente kg vivo

R$ 6,99

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 2.205,00

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.300,00

Milho Saca

R$ 63,50
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 02/07/2024 14:00

AURORA* - base suíno gordo

R$ 5,55

AURORA* - base suíno leitão

R$ 5,65

Cooperativa Majestade*

R$ 5,55

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 5,50

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 5,65

Alibem - base creche e term.

R$ 4,70

Alibem - base suíno leitão

R$ 5,55

BRF

R$ 5,35

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 4,52

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 5,60

JBS

R$ 5,30

Pamplona* base term.

R$ 5,55

Pamplona* base suíno leitão

R$ 5,65
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria