Porto Alegre, 8 de outubro de 2021 – Para aprimorar seus processos internos
e evitar fraudes digitais, a área de Compliance da BRF, uma das maiores
companhias de alimentos do mundo, investirá R$ 1,5 milhão até 2023 no Sykn,
Software as a Service (SaaS), criado pelo Centro de Excelência (CoE) da
Votorantim, que tem como objetivo criar abordagens preventivas e analisar
cenários de risco. Em operação desde agosto, o sistema possui uma capacidade
20 vezes maior para analisar dados, agilizando a identificação de
irregularidades. Com isso, a BRF espera mitigar cerca de R$ 12,5 milhões em
fraudes nos próximos dois anos. Esse investimento é parte dos R$ 700 milhões
que serão direcionados para iniciativas de transformação digital da Companhia
até 2025.
Segundo Reynaldo Goto, diretor de Compliance da BRF, a tecnologia é fundamental
para deixar a operação cada vez mais eficiente, combinando inteligência,
velocidade e capacidade analítica. O software cria, em média, 22 mil alertas
mensalmente, considerando oito cenários e analisando mais de 2 mil
fornecedores. “Com o porte e o volume de negócios da BRF, a ferramenta nos
ajuda, por exemplo, a criar cenários para cerca de 200 mil transações
diárias de pagamento da Companhia, cruzando cada CNPJ com listas restritivas
públicas. Ao encontrar irregularidades, o sistema cria um alerta para que
possamos atuar de forma precisa e preventiva”, afirma.
“O produto foi criado primeiramente para atender os nossos clientes internos,
mas dado o retorno financeiro obtido, o Centro de Excelência decidiu oferecer a
plataforma para o mercado. O Sykn é uma solução abrangente que pode ser
utilizada em diversas frentes e propósitos, com foco no fortalecimento do
ambiente de controles e redução de perdas operacionais nos processos de
negócios das empresas. No caso da BRF, apoiamos a área de Compliance na
agilidade de suas análises e tomada de decisões relativas as operações
transacionais que podem oferecer riscos para a BRF”, explica Irineu Camanho,
do Centro de Excelência Votorantim.
Nos últimos anos, a empresa tem realizado importantes ações e melhorias
voltadas para controles de risco e fraudes digitais, em âmbitos nacional e
internacional. Os investimentos foram concentrados, principalmente, na
automatização de processos e controles transacionais, desenvolvimento de
treinamentos e capacitação do time de Compliance e na contratação de novas
ferramentas. Como resultado dessa evolução, entre 2019 e 2021, o controle de
risco aumentou em 24% ano a ano e foi possível mitigar mais de R$ 39 milhões
em fraudes.
“Implantar o Sykn foi uma das iniciativas que contribuíram para que tenhamos
cada vez mais assertividade e agilidade na tomada de decisões que envolvem alto
grau de risco à Companhia, em diversas frentes, melhorando cada vez mais os
processos de Governança”, conclui Goto. As informações partem da assessoria
de imprensa da BRF.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 13/05/2025 09:50