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EMPRESAS: Bunge e Target criam empresa de logística Vector

6 de maio de 2021
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Porto Alegre, 6 de maio de 2021 – A Bunge, uma das maiores empresas de
alimentos e agronegócio do mundo, e a Target, provedora de soluções de
logística e tecnologia com atuação na América do Sul, se associaram para
criar a Vector, uma nova empresa com foco na digitalização do processo de
contratação de frete rodoviário e outros serviços.

As duas empresas colaboraram com sucesso no desenvolvimento do aplicativo
de contratação de fretes Vector, lançado no ano passado e utilizado nas
operações da Bunge no Brasil. Batizada com o mesmo nome do aplicativo, a nova
empresa passa a oferecer, de forma independente, os serviços de logística da
plataforma para outros embarcadores, aumentando a produtividade dos motoristas,
a partir do mapeamento de corredores e fluxos logísticos para encontrar
sinergias que permitam diminuir tempos ociosos para os caminhoneiros e reduzir
custos logísticos para os embarcadores.

A plataforma Vector é a única no mercado que se integra ao sistema
operacional do embarcador, se comunicando com os locais de carga e descarga.
Isso permite não só o agendamento do frete como também a distribuição, via
sistema, de todos os documentos de transporte, garantindo a carga ao motorista
sem qualquer necessidade de contato entre as partes. A solução também elimina
uma etapa presencial do processo, já que a ordem de carregamento é emitida
digitalmente, na hora do aceite do frete no aplicativo.

“Com base nos dados que temos disponíveis desde que o aplicativo foi
lançado sabemos que a ferramenta não apenas cria colaboração eficiente entre
companhias e motoristas, mas também melhora a qualidade de vida e a renda do
caminhoneiro. Vamos trabalhar para garantir que os motoristas agendem mais
viagens e aumentem sua produtividade”, explica Javier Maciel, CEO da Vector.

Em pouco mais de um ano, desde que foi implantado na operação da Bunge,
Vector possibilitou a digitalização de praticamente todo o processo de
contratação de fretes da companhia, que movimenta cerca de 25 milhões de
toneladas de grãos anualmente no Brasil. Hoje, os volumes contratados via
aplicativo representam 97% de tudo o que a Bunge transporta pelo modal
rodoviário no país. No acumulado desde seu lançamento, a ferramenta soma 57,5
mil downloads e 48 mil caminhoneiros cadastrados, tendo viabilizado 557 mil
viagens e o pagamento de R$ 2,6 bilhões em fretes.

“Estamos liderando um movimento de transformação digital em nossas
principais áreas de negócio e precisávamos de uma solução que fosse muito
além de uma simples vitrine de fretes e que nos apoiasse, de fato, na
automação da interação com nossos parceiros de logística. A combinação do
profundo conhecimento em movimentação de commodities e escala da Bunge com a
vocação de serviço, agilidade e capacidade de resposta da Target foram
essenciais para o sucesso do aplicativo Vector, que agora se torna uma empresa
independente”, afirma Makoto Yokoo, diretor de Logística da Bunge.

A estrutura societária da Vector prevê que ela aceite outros grandes
embarcadores como sócios. A companhia também tem em seus planos oferecer a
motoristas autônomos e pequenos transportadores o acesso a custos mais
competitivos para produtos como peças automotivas ou serviços de manutenção
e, ainda, serviços financeiros, incluindo financiamento para capital de giro,
seguro para cargas e meios de pagamento. Ao integrar esse ecossistema
colaborativo, o motorista passa a fazer parte de uma comunidade e a Vector
usará a força dessa comunidade para oferecer oportunidades às quais o
caminhoneiro não tem acesso quando atua de forma isolada. As informações
partem da assessoria de imprensa da Bunge.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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