Porto Alegre, 08 de fevereiro de 2022 – As unidades de produtos lácteos,
base vegetal, águas e Nutrição Especializada da Danone Brasil, agora, são
só uma. Como parte de uma reestruturação global, a empresa unificou seu
portfólio para atuar de forma mais ágil e simplificada e manter o pioneirismo
no setor de alimentos, bebidas e soluções nutricionais. A mudança representa
uma transformação nas relações comerciais, que se darão por meio de uma
única interface, e com os consumidores, que encontrarão os mesmos produtos nas
gôndolas dos supermercados e das farmácias.
“Oferecer alimentos saudáveis e com alto teor nutricional para as
necessidades específicas de nossos consumidores exige uma estratégia
inteligente e inovadora que vá desde o desenvolvimento dos produtos, formatos e
porções, à distribuição final, nos pontos de venda. E, por isso, é com
muita satisfação que anunciamos a expansão do nosso negócio para o varejo
farmacêutico, que já tem alguns de nossos iogurtes funcionais, como o YoPro,
disponíveis”, declara Edson Higo, CEO da Danone Brasil desde a unificação
dos negócios. O executivo está na companhia desde 2009 e liderava a frente de
nutrição especializada antes da integração da empresa. Agora, conduz toda
transformação de unificação dos negócios.
A expansão dos negócios com diferentes canais do varejo representa um
impacto positivo nos resultados financeiros. A empresa espera que as vendas
cresçam de 5% a 10%, anualmente, até 2025 no país. Para enfrentar as
adversidades do cenário econômico, a Danone está investindo em soluções
criativas de insumos, materiais e ingredientes, e em apresentações que se
conectam com a companhia e com seus consumidores, além de contar com o apoio de
startups e universidades para o desenvolvimento de novos produtos.
A Danone também reforça sua visão “One Planet. One Health” para
impulsionar o crescimento nos próximos anos: a empresa triplicou os
investimentos em inovação e está focada no desenvolvimento de produtos mais
naturais e saudáveis, como os plant based e “clean labels” – com o
mínimo de ingredientes, além de abraçar causas em prol do meio ambiente.
“Fazer negócio de forma sustentável está na nossa essência.
Respeitamos os mais altos padrões de transparência e responsabilidade social e
ambiental, incorporando boas práticas em nossos produtos e em nossas
operações. A exemplo disso, recentemente, tivemos nossa fábrica de nutrição
especializada certificada pela Carbon Trust, uma consultoria independente de
mudança climática global e sustentabilidade. Nossa planta foi certificada em
três pilares ambientais: neutralidade de carbono, redução do uso de água e
zero resíduos para aterro. Este é o caminho que pretendemos trilhar com todas
nossas unidades de produção para garantir que estamos cuidando da saúde do
planeta e das pessoas”, ressalta Higo.
Além das medidas adotadas pela fábrica de nutrição especializada, em
Poços de Caldas, Minas Gerais, a Danone também está investindo na logística
sustentável de seus produtos por meio de caminhões elétricos: a iniciativa
será aplicada ao centro de distribuição de Guarulhos (refrigerados) e
Jundiaí (líquidos), por meio de dois caminhões que atenderão a região
metropolitana da capital paulista, representando uma redução de duas toneladas
de emissão de carbono, por mês, por caminhão.
Em 2021, a Danone também recebeu a certificação de empresa B Corp,
concedida pela 1 vez a uma grande indústria de alimentos no Brasil, por meio
do Movimento Global de Empresas B – uma organização internacional
independente que atesta que as empresas fomentam e constroem um sistema
econômico mais equitativo, regenerativo e inclusivo para as pessoas e para o
planeta. A certificação endossa o posicionamento da companhia de crescer de
forma sustentável em parceria com seus fornecedores e consumidores para agregar
mais valor à sociedade, protegendo o planeta.
A companhia atribui as diversas conquistas dos últimos anos aos mais de
4.500 “danoners”, nome dado aos colaboradores, que propagam os valores de
Humanismo, Abertura, Proximidade e Entusiasmo da empresa, construindo um
ambiente colaborativo e desafiador, de grande impacto para os negócios. A
Danone promove a inclusão e a diversidade em seu modelo de gestão, permitindo
que cada colaborador se sinta pertencente e esteja em um ambiente onde possa
potencializar o que tem de único dentro de um time diverso e de alta
performance, tanto em um contexto global, quanto local. Durante a pandemia de
covid-19, a companhia estreitou ainda mais a comunicação com seus
colaboradores, de forma a garantir a segurança de todos, por meio da
implementação de medidas extras de segurança para atividades essencialmente
presenciais, home office, digitalização de processos e flexibilização de
benefícios.
Sobre a Danone
A Danone é uma empresa multinacional líder em alimentos e bebidas, com
base em categorias voltadas para a saúde e de rápido crescimento: produtos
lácteos, base vegetal, águas e nutrição especializada. Com sua visão ‘One
Planet. One Health’, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta
estão interconectadas, a Danone tem como objetivo inspirar práticas de comer e
beber mais saudáveis e sustentáveis. Para acelerar essa revolução alimentar
e criar um valor superior, sustentável e lucrativo para todos os seus
stakeholders, a Danone definiu nove Objetivos para o 2030 e abriu o caminho como
a 1 empresa com ações listadas na bolsa de valores (Euronext Paris) a
adotar o status de “Empresa orientada à Missão”. Com o objetivo de levar a
saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas possível, e
os correspondentes objetivos sociais e ambientais estabelecidos em seus
estatutos, a Danone compromete-se a operar de maneira eficiente, responsável e
inclusiva, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Organização das Nações Unidas. Em 2021, a subsidiária Danone Brasil se
tornou a primeira grande indústria alimentícia a obter a certificação de
Empresa B no país. Com a conquista da certificação aqui no Brasil, o Grupo
Danone, que tem mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120
mercados, agora possui metade do seu faturamento global proveniente de
negócios com a certificação B Corp. O objetivo é que as 130 subsidiárias
conquistem a certificação B até 2030. A Danone é parte dos principais
índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e
Sustainalytics, bem como o Indice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG
Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to
Nutrition Index. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como
Activia, Danoninho, Danone, Bonafont, Souvenaid, Milnutri, FortiFit e
Nutridrink, entre outras. Saiba mais em: https://corporate.danone.com.br/
As informações partem da assessoria de imprensa da empresa.
Copyright 2022 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 20/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.750,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.300,00Milho Saca
R$ 66,25Preço base - Integração
Atualizado em: 17/06/2025 09:45