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EMPRESAS: Marfrig atinge receita líquida R$ 35,6 bilhões no terceiro trimestre de 2023

14 de novembro de 2023
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Porto Alegre, 14 de novembro de 2023 – A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e
uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, apresenta hoje à Comissão de Valores
Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais relativos ao terceiro trimestre de 2023. Os números
consolidam as informações contábeis e financeiras das Operações América do Sul e América do
Norte da companhia, assim como os da BRF, uma das maiores produtoras globais de alimentos,
controlada pela Marfrig.

No terceiro trimestre de 2023, a receita líquida consolidada da companhia alcançou R$ 35,6
bilhões, estável na comparação anual. O Ebitda Ajustado (lucro antes de impostos, juros,
depreciações e amortizações) foi de R$ 2,6 bilhões e a margem Ebitda, de 7,2%, em linha com a
expectativa do mercado.

A proteína bovina – foco das operações da Marfrig na América do Sul e na América do Norte –
respondeu por 61% da receita líquida total da Marfrig no trimestre. Produtos derivados de
proteínas de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais –
representaram 39% da receita.

A Marfrig investiu R$ 2,3 bilhões no terceiro trimestre de 2023. Desse total, R$ 848 milhões
foram alocados para investimentos recorrentes, como em parques fabris — projetos de expansão,
modernização e crescimento orgânico –, o que contribuiu para elevar a participação de produtos
de alto valor agregado e com marcas, em linha com a estratégia adotada pela empresa nos últimos
anos. O restante, ou seja, R$ 1,4 bilhão, foi investido em aquisições de ações da BRF. Essas
aquisições elevaram a participação da Marfrig de aproximadamente 33% para 40% do capital total
da BRF ao final do trimestre.

A maior exposição acionária na BRF é outra importante avenida de crescimento dentro da
estratégia da Marfrig, o que aumenta a diversificação geográfica e de proteína e, assim, evita
a volatilidade do setor.

Em agosto de 2023, a Marfrig alienou 16 plantas de abate e alguns centros de distribuição,
localizados na América do Sul, e reforçou sua intenção de investir na ampliação e
modernização de suas unidades industriais na região. A transação foi feita pelo valor de R$ 7,5
bilhões (R$ 1,5 bilhão recebidos na assinatura do contrato).

“O terceiro trimestre de 2023 foi um marco de uma trajetória que começou em 2018 e que inclui
a compra da National Beef, os investimentos que nos consolidaram como a maior produtora mundial de
hambúrgueres, a aquisição da Quickfood, na Argentina, e a compra da participação na BRF”, diz
Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da Marfrig. “Nossa
configuração tem o propósito de gerar cada vez mais valor para nossos acionistas – com
crescimento sustentável e financeiramente disciplinado.”

Disciplina financeira

Mais uma vez, a Marfrig encerrou um trimestre com fluxo de caixa operacional positivo, na ordem
de R$ 5,2 bilhões. O fluxo de caixa livre no período foi de R$ 1,9 bilhão.

Neste trimestre, a empresa concluiu a operação de aumento de capital de R$ 2,16 bilhões, que
teve impacto (ex follow-on de BRF) de R$ 360 milhões no fluxo de caixa.

Com isso, a alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado, atingiu
3,91 vezes em reais, ante 4,05 vezes no trimestre anterior. Considerando-se o valor que a companhia
tem a receber com a venda de ativos da América do Sul (R$ 6 bilhões), a alavancagem pro-forma
chega a 3,21x, confirmando a tendência de queda do endividamento.

Operação América do Sul

No período entre julho e setembro de 2023, a Operação América do Sul – que inclui Brasil,
Uruguai, Argentina e Chile – registrou volume de vendas de 377 000 toneladas. O lucro bruto foi de
R$ 905 milhões. A margem bruta, por sua vez, chegou a 16,7%, frente a 15% no 3T22.

O Ebitda ajustado da operação no período foi de R$ 625,7 milhões e a margem Ebitda atingiu
11,6%, um crescimento de 2,1 pontos percentuais na comparação anual. A receita líquida foi de R$
5,4 bilhões, sendo que 50% desse valor correspondem a exportações. Os principais destinos de
exportação foram China e Hong Kong (50% do total exportado), Europa (20%), Estados Unidos (12%) e
Oriente Médio (9%).

“Esses resultados trouxeram margens maiores e mais resilientes nas vendas no mercado interno”,
afirma Rui Mendonça, CEO da Operação América do Sul da Marfrig. “No front externo estamos, cada
vez mais, diversificando o destino de nossos produtos.”

Operação América do Norte

No primeiro trimestre de 2023, a Operação América do Norte da Marfrig, representada pela
National Beef, voltou a demonstrar resiliência frente ao atual ciclo do gado nos Estados Unidos. A
receita líquida atingiu US$ 3,4 bilhões – crescimento de 18,6% em relação ao mesmo período do
ano passado e evidência da robustez do consumo interno no mercado americano. O Ebitda ajustado foi
de US$ 150 milhões e a margem Ebitda ajustada, de 4,4%.

O volume de vendas totalizou 534 000 toneladas, o que representa crescimento de 6,9% frente ao
3T22. Do volume total, 87% foram destinados ao mercado interno e 13% às exportações.

Estratégia ESG

Para a Marfrig, o terceiro trimestre de 2023 foi marcado por conquistas também no âmbito ESG
(termo que designa a atuação ambiental, social e na área de governança corporativa). No
período, a companhia registrou 85% de controle de fornecedores indiretos na Amazônia e 71% no
Cerrado. A totalidade dos fornecedores diretos já é monitorada.

Pelo 12o ano consecutivo, a Marfrig obteve 100% de conformidade no resultado da auditoria quanto
ao Compromisso Público da Pecuária, estabelecido junto ao Greenpeace, em 2009. O relatório atesta
a conformidade da companhia com práticas de preservação socioambiental, o que reflete seu empenho
nessa área.

No início de novembro, a Marfrig obteve a melhor colocação entre as empresas de proteína
bovina no índice da FAIRR Initiative, o Coller FAIRR Protein Producer Index 2023/24. A companhia
conquistou o 4o lugar entre as 60 maiores empresas globais de proteína animal – os três primeiros
colocados foram empresas norueguesas de pescado. Também foi a única de carne bovina classificada
como de baixo risco em sustentabilidade, além de ter sido avaliada como “Best Practice” (melhor
prática) nos pilares Governança da Sustentabilidade e Segurança Alimentar. A FAIRR Initiative é
uma rede colaborativa sediada em Londres composta por mais de 370 investidores internacionais e US$
70 trilhões em ativos sob gestão. O Coller FAIRR Protein Producer auxilia grandes investidores na
tomada de decisões baseadas em critérios de sustentabilidade.

As informações partem da assessoria de imprensa da Marfrig.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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