Porto Alegre, 5 de outubro de 2022 – A Marfrig, por meio do Programa de Gestão de
Transportadoras (PGT), busca garantir uma operação de transporte segura e cada vez mais
sustentável. O PGT é um programa que analisa trimestralmente toda a cadeia logística fornecedora
da Marfrig. São avaliados quesitos como documentação e condições dos veículos, gestão e
saúde dos condutores, indicadores de performance, treinamentos de segurança, manutenção
preventiva e corretiva. Com base nesses itens, um sistema de pontuação as classifica com alto,
médio e baixo desempenho.
“O programa permitiu que a Marfrig qualificasse as melhores transportadoras e empresas
prestadoras de serviço logístico ao longo dos últimos anos. A companhia opera com 160
transportadoras e o PGT nos permite realizar uma cogestão da operação como um todo”, diz Luciano
Alves, diretor de Logística da Marfrig.
Com um acompanhamento próximo e integrado sobre as condições de manutenção dos transportes
que fazem parte de sua cadeia de suprimentos, a Marfrig diz ser capaz de entender também o impacto
ambiental da sua cadeia logística. O programa avalia, por exemplo, como as empresas realizam o
descarte adequado de resíduos, como óleo e pneu, e se esse processo é efetuado por instituições
certificadas.
As transportadoras mais bem pontuadas no ranking do PGT são beneficiadas com ações ao longo
do ano – como aumento no volume de transportes. Se a mesma empresa apresenta baixa performance por
um período sequencial de dois anos, perde o contrato com a companhia.
Desde a implantação do programa, em 2018, houve uma redução de 88% de acidentes com
veículos de carga que transportam os produtos da Marfrig. Nos últimos dois anos também não houve
acidentes fatais, fruto de ações desenvolvidas para preservar a vida dos motoristas, a sociedade e
o meio ambiente.
A segurança e a prevenção de acidentes é um dos fatores determinantes para o programa e,
para isso, conta com um grupo de especialistas em segurança viária, especificamente para
transporte rodoviário. Quando há um acidente, o grupo realiza estudos sobre as causas e faz planos
para disseminar as informações importantes para os transportadores, mostrando o que deve ou não
ser feito para que situações semelhantes não se repitam. Uma das exigências criadas pela Marfrig
é que o dono da transportadora participe ativamente deste processo, algo que tem influenciado
diretamente no sucesso das soluções apontadas para os casos.
A companhia também desenvolveu, no seu Programa de Gestão de Risco, um processo para mapear
todas as estradas que fazem parte das rotas realizadas pelas transportadoras parceiras e apontar
quais são os locais aprovados para descanso. A ideia é que as paradas sejam realizadas em locais
com a estrutura adequada e que os motoristas não dirijam fora dos horários permitidos. Com
informações da assessoria de imprensa da Marfrig.
Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 17/06/2025 09:45