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EMPRESAS: Marfrig reforça compromissos ESG durante COP-26

4 de novembro de 2021
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Porto Alegre, 4 de novembro de 2021 — A Marfrig, líder global em
produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo,
anuncia sua adesão à iniciativa liderada por dez empresas globais em
commodities para traçar um plano de ação conjunto de redução das emissões
de gases de efeito estufa (GEE) até a 27 Conferência do Clima da ONU –
COP-27, que acontecerá em 2022, no Egito. Fazem parte do grupo empresas de
carne bovina e beneficiadoras de soja, cacau e óleo de palma. O objetivo é
contribuir para que o aumento de temperatura do planeta não exceda 1,5 C até
2030.

Anunciado durante a COP-26, sediada em Glasgow, na Escócia, o programa tem
como foco aumentar o apoio e os incentivos aos pequenos proprietários e
agricultores, melhorar a rastreabilidade dos fornecedores indiretos e aprimorar
o rastreamento das emissões no escopo 3.

Uma comitiva da Marfrig — formada por Marcos Molina, fundador e presidente
do Conselho de Administração; Roberto Waack, presidente do Comitê de
Sustentabilidade e membro do Conselho de Administração; Paulo Pianez, diretor
de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa; Marcelo Furtado, ex-diretor
executivo do Greenpeace Brasil e membro Comitê de Sustentabilidade, e Marcella
Santos, membro do Comitê de Sustentabilidade — está em Glasgow para
acompanhar os eventos e as discussões promovidas pela COP-26.

Investimentos e metas

Em 2009, a Marfrig assumiu o compromisso público de combate ao
desmatamento e, desde então, seu programa de sustentabilidade tem evoluído
constantemente.

Em meados do ano passado, lançou o programa Marfrig Verde+, que busca
tornar a sua cadeia produtiva mais sustentável e livre de desmatamento até
2030, incluindo todos os biomas nos quais a empresa atua — em especial,
Amazônia e Cerrado. Desenvolvido em parceria com a IDH – Iniciativa para o
Comércio Sustentável, o projeto é baseado no princípio de
produção-conservação-inclusão, e se apoia em três pilares: desenvolvimento
de mecanismos financeiros, assistência técnica e adoção de tecnologias de
monitoramento e rastreabilidade. O investimento do programa é de 500 milhões
de reais até 2030.

“A sustentabilidade é um dos pilares fundamentais da Marfrig. Nossa
estratégia está completamente ligada aos temas discutidos na COP-26, como o
combate ao desmatamento e a redução das emissões de gases de efeito estufa.
É por isso que estamos aqui: para mostrar que é isso possível e já vem sendo
feito”, diz Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade e comunicação
corporativa da Marfrig.

Em 2020, a empresa submeteu suas metas de redução de gases do efeito
estufa à Science Based Target, iniciativa internacional formada pelo CDP
(Carbon Disclosure Project), pelo Pacto Global das Nações Unidas, pelo WRI
(World Resources Institute) e pela WWF (World Wide Fund for Nature).

Nos escopos 1 e 2, a meta é reduzir as emissões absolutas (tCO2e) em 68%,
tendo 2019 como ano base. No escopo 3, que inclui as emissões de gás metano,
a companhia se comprometeu a cortar a intensidade das emissões (tCO2e/cabeça)
em 35% até 2035. A Marfrig também se comprometeu a aumentar a fonte anual de
eletricidade renovável de 27%, em 2019, para 100% até 2030.

Pecuária de baixo carbono no Brasil

Uma das iniciativas apresentadas pela Marfrig durante a COP-26 é a
pecuária de baixo carbono. Lançada no ano passado, em parceria com a Empresa
Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a linha de carnes Viva é
produzida com a neutralização de GEEs. Todos os produtos se originam em
fazendas certificadas, que criam gado em sistemas de integração do tipo
silvipastoril (pecuária-floresta) ou agrossilvipastoril
(lavoura-pecuária-floresta, ILPF).

Em 2022 será lançada uma extensão de portfólio com produtos Carne Baixo
Carbono (CBC), já em desenvolvimento. Até agora, o programa envolveu
investimento de cerca de 10 milhões de reais em pesquisa, certificação de
propriedades, construção da marca, desenvolvimento dos padrões de corte,
divulgação e pagamento de royalties. As informações partem da assessoria de
comunicação da Marfrig.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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