Porto Alegre, 28 de agosto de 2023 – Localizado em Barra dos Coqueiros, em Sergipe, o Terminal
Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), da VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais,
ferrovias e portos, aumentou em 60% o volume de cargas movimentadas a partir de novos contratos
comerciais firmados em 2023, principalmente para segmento de fertilizantes. Com isso, o único
terminal portuário do estado se consolida como alternativa ao agronegócio da região do Arco
Norte. A flexibilidade do TMIB também proporciona movimentações de grãos, insumos da
construção civil e mineração, além de operações offshore.
Somente no primeiro semestre de 2023 a VLI formalizou diversas parcerias com grandes players do
setor agro, como Fertinor, empresa do Grupo Fertipar, um dos principais fornecedores para a
produção rural em todas as regiões do Brasil; Agropecuária Maratá, para atendimento à nova
fábrica da empresa inaugurada este ano; e Cibra Fertilizantes, com a qual a companhia realiza
estudos conjuntos para desenvolver solução logística via TMIB, garantindo condições comerciais
e operacionais mais competitivas.
O TMIB se tornou opção estratégica para atender a demanda de fertilizantes, inserindo Sergipe
e a região Nordeste em importantes rotas logísticas de escoamento. O mercado busca
competitividade, performance operacional, taxas de descarga e menor tempo de espera na fila para
atracação, que proporciona redução de custos com demurrage (indenização cobrada pelo atraso
nas operações). Com isso, o terminal apresenta melhores condições que os demais portos
concorrentes situados em outros estados, explica o gerente Comercial da VLI para o TMIB, Márcio
Marques.
Entre as características do terminal, está ainda a proximidade com os principais corredores
logísticos da região e polos produtores. Os clientes do agro também reconhecem a expertise da VLI
no setor, em razão dos escoamentos de grãos e açúcar, além da movimentação de fertilizantes
realizados em outros corredores operados pela companhia. Por meio do TMIB, temos potencial para
contribuir com novas conexões entre o agro regional e o mercado global. Apenas para o segmento de
fertilizantes, houve incremento de 25% da capacidade de armazenagem do terminal, destaca Marques.
A companhia também estimulou um fluxo de veículos no corredor que dá acesso ao TMIB, em
função do aumento das exportações de farelo de soja e grãos, possibilitando que os caminhões
transportem produtos do interior para exportação no porto e retornem carregados com volume da
importação dos fertilizantes, maior parte proveniente da Europa. Após o produto ser processado
nas fábricas, é destinado para o interior de Sergipe, além da região Oeste da Bahia, considerado
forte polo de agronegócio.
Do ponto de vista estratégico, a parceria com o TMIB é muito importante para o desenvolvimento
da Maratá em Sergipe. Através do porto, vamos abastecer a fábrica nova de fertilizantes
inaugurada em junho, com capacidade para produzir 300 mil toneladas por ano e atender toda a região
nordeste. Em setembro também vamos inaugurar um moinho de trigo com capacidade para 200 mil
toneladas por ano. Nossa expectativa é aumentar ainda mais a movimentação de cargas pelo TMIB nos
próximos meses, pois o terminal oferece a eficiência e agilidade na logística que precisamos para
atender o mercado, informa o diretor-executivo do Grupo Maratá, Frank Vieira.
As informações são da assessoria de imprensa da VLI.
Revisão: Ritiele Rodrigues (ritiele.rodrigues@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 22/11/2024 17:50