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EMPRESAS: Usina Coruripe e Rumo inauguram terminal rodoferroviário em MG

10 de junho de 2022
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Porto Alegre, 10 de junho de 2022 – A Usina Coruripe, uma das principais
empresas do setor sucroenergético brasileiro, e a Rumo, maior operadora de
ferrovias do país, inauguraram ontem o terminal rodoferroviário Comendador
Rubem Montenegro Wanderley em Iturama (MG). Com investimentos de R
milhões por parte da Usina Coruripe, trata-se de uma unidade moderna de
transbordo rodoferroviário conectada ao trecho da Ferrovia Norte-Sul sob
concessão da Rumo (batizado pela empresa de Malha Central).

O terminal tem capacidade para movimentar 2 milhões de toneladas açúcar
de exportação (VHP) por ano e representa um marco estratégico para a
logística da região do Triângulo Mineiro. Com a geração de cerca de 350
empregos diretos na região -sendo 300 pessoas contratadas para a construção
e outras 50 para a efetiva operação do terminal-, a nova unidade opera
dentro de uma das unidades da Coruripe (Km 15 da Rodovia BR-497, s/n, Zona Rural
de Iturama).

Na avaliação do presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto, o terminal
representa uma nova era tanto para a companhia quanto para toda a região, em
função da importante contribuição para a logística ferroviária do país.
“Nossas expectativas são muito positivas, visto que a nova unidade tem
potencial para que diversas empresas da região realizem o escoamento da
produção com competitividade, segurança, grandes volumes e constância nesse
modal ferroviário”, afirma.

Lorencatto também destaca as melhores práticas de segurança e
sustentabilidade do novo terminal, que já nasce alinhado aos pilares de ESG da
companhia. “Esperamos contribuir com o desenvolvimento da produção regional
de açúcar e trazer mais facilidades a clientes e consumidores, além de gerar
novos postos de trabalho. Esse investimento, apoiado pela Funchal e BTG Agro
Logística, demonstra o compromisso socioeconômico da nossa empresa com a
região”, ressalta o presidente da Coruripe.

O vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma, considera que o terminal
em Iturama tem localização altamente estratégica, levando-se em conta a
grande produção de açúcar na região –até agora, a logística era pouco
favorável e dependente do modal rodoviário. Com o novo terminal, o fluxo de
operação será otimizado.

“Dentro da estratégia da Rumo, a Malha Central havia aberto novos mercados
para a empresa, como Goiás, Tocantins e, agora, com Iturama, entra o
Triângulo Mineiro, aumentando a abrangência geográfica da ferrovia, afirma
Palma. “Os terminais inaugurados no ano passado em São Simão e Rio Verde, em
Goiás, movimentam soja, milho e farelo de soja. O de Iturama é um marco para
a Malha Central, inaugurando nossa operação no mercado de açúcar nessa
ferrovia.”

Bandeira branca, o novo terminal atenderá, além do volume da Usina
Coruripe, outras empresas interessadas na logística ferroviária. Será operado
em regime de pool, o que reduz custos e eleva a produtividade do transporte. O
gerenciamento da infraestrutura será feito pela Usina Coruripe, cabendo à Rumo
o transporte ferroviário até o Porto de Santos.

O terminal

O terminal Comendador Rubem Montenegro Wanderley assegura competitividade
nos fretes para todo o setor num raio entre 400 e 500 quilômetros. Com isso,
vai atender todo o Triângulo Mineiro e as usinas do sul de Goiás. A
eficiência operacional é o principal diferencial da unidade, que conta com uma
área total de 20 hectares.

A estrutura moderna e altamente produtiva inclui uma pera ferroviária para
agilizar o processo de carregamento, dois tombadores, um armazém de 45 mil
toneladas de capacidade estática e uma tulha de carregamento de 1.500 toneladas
por hora, com potencial para carregar três trens por dia de forma ágil e
eficiente.

Já na parte de recepção rodoviária, a capacidade prevista é de quase
300 caminhões por dia. Considerando cada caminhão carregado com 35 toneladas,
o terminal poderá receber 10 mil toneladas por dia. “O terminal em Iturama é
mais uma parceria de sucesso que firmamos com a Usina Coruripe, com quem já
operamos um terminal ferroviário em Fernandópolis”, diz Pedro Palma. “Há
um imenso potencial na região. Nossos mapeamentos comerciais indicam que mais
de 20 usinas próximas ao terminal serão beneficiadas por essa nova opção
logística.”

O terminal iniciou a fase de testes em maio e a operação com a capacidade
total será a partir deste mês. Estima-se a saída de 15 trens por mês, de
Iturama em direção ao porto de Santos, durante o pico da safra entre junho e
outubro.

Informações básicas

* Trecho total concessionado da Rumo: 1.537 quilômetros, ligando Porto
Nacional (TO) a Estrela D’Oeste (SP)
* Investimento já realizado pela Rumo: R
* Investimento feito pela Usina Coruripe no terminal em Iturama: R
milhões
* Trecho entregue com a inauguração do terminal de Iturama (MG): 80km
* Trecho total da Malha Central em operação: 580km
* Prazo do contrato de concessão: 30 anos, não prorrogável

As informações partem da assessoria de imprensa da Usina Coruripe.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS

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Alibem - base suíno leitão

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Estrela Alimentos - base leitão

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Pamplona* base suíno leitão

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