Porto Alegre, 07 de abril de 2022 – Buscando discutir sobre alternativas
de uma nova fonte de energia limpa para combustíveis, foi realizado ontem, dia
6, o “Híbrido Etanol: O Motor do Futuro”. O evento reuniu nomes importantes
dos setores público e privado para se debater sobre a possibilidade do motor
híbrido a etanol como alternativa energética para mobilidade. O evento foi
presencial restrito a convidados e transmitido ao vivo por meio do site
motordofuturo.com.br.
O primeiro painel “Rotas tecnológicas para a mobilidade sustentável”,
contou com o professor universitário Wanderlei Marinho da Silva; Pablo Di Si,
presidente e CEO da Volkswagen Região SAM (América do Sul, América Central e
Caribe); e Thiago Sugahara, vice-presidente da Associação Brasileira do
Veículo Elétrico (ABVE) e gerente de Assuntos Governamentais da Toyota do
Brasil, com mediação de Eduardo Leão, diretor-executivo da UNICA.
O segundo Painel abordou “O marco legal para o motor do futuro”, com
Margarete Gandini, presidente e CEO da Volkswagen Região SAM (América do Sul,
América Central e Caribe); Evandro Gussi, presidente da UNICA; e Wellington
Damasceno, diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Híbrido à etanol
Apesar do Brasil, já ter consolidado o etanol como uma alternativa limpa à
gasolina, A indústria automobilística global passa atualmente por uma de suas
maiores reinvenções e caminha para um futuro dominado pelo carro elétrico. A
novidade, que norteará o encontro, é o desenvolvimento de veículos híbridos
elétricos com propulsor a combustão flex ou movido exclusivamente a etanol. A
ideia envolve um sistema híbrido, composto por um motor a etanol associado a
um motor elétrico, e a perspectiva real do motor à célula de hidrogênio,
gerado a partir do etanol. Seriam alternativas aos veículos elétricos, sem a
necessidade de serem carregados na tomada e com a vantagem de ter uma pegada de
carbono menor do que a dos veículos somente elétricos.
Erick Silva, Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São
Paulo, inclusive questionou se oferecer subsídios a pessoas que têm
possibilidade de pagar mais caro por um veículo elétrico. “Veículo
elétrico que custa caríssimo e não tem nada de tecnologia nacional, não paga
IPVA. Quem custeia isso? Faz sentido?”, provocou Silva.
“Temos uma oportunidade ímpar, nestes dois painéis trouxemos debate que
nos projeta para o futuro. Mostra que estamos abertos a todas as tecnologias no
Brasil, mas que não precisamos jogar fora o que a gente tem”, disse o
presidente da UNICA, Evandro Gussi. “Não precisamos andar nas ondas e modelos
pré-fabricados por outros. Temos que mirar onde queremos chegar: governo,
iniciativa privada e trabalhadores pensando no melhor para o país”.
Participantes do evento, a Toyota já tem veículos híbridos flex no Brasil e a
Volkswagen planeja vários lançamentos com essa alternativa de motorização.
Gussi disse que é necessário diversificar a produção de etanol e incluir
na discussão, o biometano (90% que vem do setor sucroenergético) que já está
substituindo o diesel. “Estaremos daqui a 10 dias na India, que vem se
consolidando como grande parceiro estratégico para difusão do etanol no
mundo”, adiantou. Segundo ele, a Indústria Automobilística trabalha com
possibilidades de larga escala e poderá olhar o Brasil, América Latina e
India como mercados para motores híbridos a etanol. Segundo o presidente da
UNICA, Tailândia, Paquistão e alguns países africanos também têm potencial
de explorar o etanol como combustível alternativo limpo à gasolina.
Sobre o evento
O evento “Híbrido Etanol: o Motor do Futuro” é organizado pela
Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP), União da
Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e pelo Centro Multidisciplinar de
Pesquisa em Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPQC).
O painel também conta com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da
Prefeitura de Araraquara, das montadoras Volkswagen e Toyota e do CEAR.
As informações partem da assessoria de imprensa da UNICA.
Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 26/06/2025 13:30